pesquisa de Claudio Falcão
Iniciamos com a
foto dos jogadores do Glorioso relacionados para o jogo Botafogo 1 x 0
Fluminense, realizado em 20/04/2008, na decisão da Taça Rio, gol do zagueiro
Renato Silva, quando formamos assim: Castillo, Alessandro, Renato Silva, André
Luís e Triguinho (Túlio Souza); Diguinho, Túlio (Leandro Guerreiro), Lúcio
Flávio e Zé Carlos (Fábio); Jorge Henrique e Wellington Paulista.
Concluímos com a equipe do Botafogo que em 23/07/2008 derrotou o Atlético (MG) por 4 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, marcando Lúcio Flávio, Triguinho, Carlos Alberto e Gil: Castillo, Thiaguinho (Jorge Henrique), Renato Silva, André Luís e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lúcio Flávio (Leandro Guerreiro) e Zé Carlos (Gil); Carlos Alberto e Wellington Paulista.
(Imagem: álbum de figurinhas '6 Campeões do Campeonato Brasileiro') |
Não poderia furtar-me de comentar em mais uma publicação da minha série favorita, rs. Estes uniformes usados no 2º semestre de 2008 e 1º semestre de 2009 tinham um aspecto futurista à época, até cheguei a comprar a listrada, mas hoje vejo que envelheceram mal... E não durou mais que 3 anos antes de rasgarem.
ResponderExcluirSobre a temporada 2008, a despeito do lamentável episódio do choro (somente superado em vexame pela tragédia de 2023, a meu ver) foi esta a de maior sucesso até então em números absolutos:
- Melhor ataque no Estadual em décadas;
- Semifinalista na Copa do Brasil (a exemplo de 2007 e 2017, melhor desempenho na competição para citar apenas o Século 21);
- Quartas-de-Final na CONMEBOL Sul-Americana (a exemplo de 2009 e 2023, também as mais longevas campanhas no torneio desde o título de 1993);
- Melhor colocação no Brasileiro desde o título de 1995 (e inclusive brigamos por Libertadores em 2008 entre o final do turno e o início do returno).
Embora não com um futebol vistoso como o de 2007, o Botafogo de 2008 teve um sucesso maior que a do tão amado e odiado ano anterior. Foi uma pena o elenco ter sido praticamente desmanchado para o ano seguinte, que também teve um início promissor mas com um desfecho similar a tantos que conhecemos. Uma passagem emblemática de 2008 foi aquele cartão amarelo que o zagueiro André Luiz "deu" ao juiz no jogo de volta das Quartas na Sul-Americana, contra o Estudiantes (ARG). Nada que traduza mais o espírito contestador deste clube do que aquele episódio - ainda mais se pesarmos a quantidade de crimes cometida pelas arbitragens da FERJ e CBF contra o Botafogo naquela temporada e na anterior.
Agradeço ter enviado o comparativo com as nossas melhores campanhas no século XXI, em relação a 2008.
ExcluirSaudações Botafoguenses Campeãs!