quarta-feira, 20 de março de 2024

Uma Formação do Botafogo em 2009

pesquisa de Claudio Falcão

Temos adiante os jogadores relacionados para a partida decisiva da Taça Guanabara, na qual em 01/03/2009 o Botafogo derrotou o Resende por 3 a 0, gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel, com a seguinte formação: Renan, Emerson (Léo Silva), Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho (Wellington Júnior); Lucas Silva (Jean Carioca) e Reinaldo.

Da esquerda para a direita, em pé: Juninho, Luiz Guilherme,
Laio, Leandro Guerreiro, Léo Silva, Lucas Silva, Fahel,
Maicosuel, Wellington e Renan; agachados: Emerson,
Reinaldo, Alessandro, Jean Carioca, Wellington Júnior,
Batista, Diego e Thiaguinho
(imagem: lancenet)

5 comentários:

  1. A referida decisão da Taça Guanabara foi o maior público de uma edição desta, tratando-se de torcida única, desde então - 72 mil presentes. Não pude apurar os registros anteriores, mas penso que deva ser o recorde em torcida única.

    Essa temporada foi inusitada: Começamos avassaladores, com tudo na mão para ganhar o Carioca (lembro aqui um estrondoso 4 a 0, fora o baile, contra o Vasco no saudoso Maracanã) e ir bem na Copa do Brasil, mas acabamos tropeçando. A saída do Maicossuel foi a gota d'água para um elenco cheio de 'panelas'. Com menção honrosa ao retorno do Jefferson, após anos sem goleiro, foi a estrela solitária chamada Jobson que nos pavimentou o caminho para um 2010 mais estável e tranqüilo.

    Foi também no Estadual de 2009 a última vez em que o Botafogo teve o artilheiro da competição - o próprio Maicossuel. Hoje em dia a moribunda competição serve apenas para apontamentos à Copa do Brasil, e para tanto tanto faz ser 'campeão carioca' ou 'campeão da taça rio' (no minúsculo mesmo, que é o que merece a ferj).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigado pelo comentário esclarecedor enviado.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Acrescentando outra colaboração/correção: Não só o público da final da Taça Guanabara de 2009 foi o recorde geral em torcida única nesta competição, como foi o último jogo do Botafogo tanto no antigo Maracanã quanto na "Arena Maracanã" (2013 - atualmente) a totalizar um público acima de 50 mil pagantes. Após esta partida contra o Resende, o único que chegou próximo disso - lembrando, com torcida única -, justamente com 50.638 foi Botafogo 4x0 Deportivo Quito pela Pré-Libertadores em 2014, o famoso jogo do mosaico "O Gigante Voltou".

      Excluir
    3. Grato pelo complemento enviado.
      E a lembrança daquele maravilhoso mosaico: 'O Gigante voltou'.

      Excluir
  2. Agora BFR me fez rir com o "moribunda". Realmente, após o fiasco da "gordura" ficou ainda mais claro a desimportancia regional.

    ResponderExcluir