quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Goleada Sobre o Aurora levou o Botafogo à Terceira Fase da Libertadores

por Claudio Falcão

(Foto: facebook.com/Botafogo/)

Na noite desta quarta-feira a torcida botafoguense compareceu em bom número, exibiu um lindo mosaico na entrada dos jogadores em campo e enfim comemorou uma categórica vitória do Glorioso, que goleou por 6 a 0 a equipe boliviana do Aurora, classificando-se para a terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América.

Os astros da noite foram os atacantes Júnior Santos, que assinalou quatro gols, e Tiquinho Soares, que além de ter voltado a marcar após seis partidas em branco, ainda contribuiu com três assistências decisivas.

Lembramos que Júnior Santos é ate o momento o artilheiro do Botafogo no ano, com 8 gols e nosso maior goleador na Libertadores, com 5 gols.

Nosso próximo adversário na competição é o R. B. Bragantino (SP), a quem enfrentaremos na próxima quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, no jogo de ida da terceira fase.

(Imagem: reprodução Globoplay, em fogaonet.com)

Ficha Técnica:

BOTAFOGO 6 x 0 C. D. AURORA (BOL)

Data: 28/02/2024

Local: Estádio Olímpico Nílton Santos (Rio de Janeiro)

Arbitragem: Jesús Valenzuela (VEN), auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno (VEN)

Renda / Público: R$740.697,00 / 20.425 pagantes e 21.917 presentes

Gols: Júnior Santos, aos 2’, Tiquinho Soares, aos 14’ e Savarino, aos 46’ (1º tempo); Júnior Santos (3), aos 6’, 23’ e 35’ (2º tempo)

Cartões amarelos: Alexander Barboza e Damián Suárez (Botafogo); Michelli, Robles, Blanco, René Barbosa e Alaníz

Botafogo: Gatito Fernández (capitão), Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Alexander Barboza (Gregore) e Hugo; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Kauê) e Eduardo (Diego Hernández); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino. Técnico: Fábio Matias (interino).

Aurora: Akólogo, Amarilla, René Barbosa e Michelli (Troncoso); Didí Torrico (Darío Torrico), Robles (Cabral), Alaníz, Serginho (Sejas) e Jair Torrico; Reinoso (Bustamante) e Blanco. Técnico: Diego Soria (interino).

[Fonte: fogaonet.com.]

10 comentários:

  1. Resolvi, após quatro meses, assistir novamente a uma partida e tive uma grata surpresa. Acho que, pelos feitos, serviu quase como um 'Revalida' do nosso título de Campeão Sul-Americano 30 anos depois: Agora pode-se afirmar que o Botafogo já venceu, eliminou e jogou em todos os países filiados da CONMEBOL em suas competições oficiais. Salvo erro, foi também a maior goleada botafoguense numa competição internacional "oficial".

    Quanto a próxima fase, quaisquer que seja o desdobramento, ter-se-á resultados interessantes: Se for eliminado, será a 1ª vez que se "classifica" para a Sul-Americana através da Libertadores, e se vencer, ora, melhor ainda.

    Outra curiosidade: O Bragantino, que foi nosso primeiro adversário na conquista de 1993, será também o 5º que enfrentaremos tanto pela Libertadores quanto pela Sul-Americana. Os outros foram Corinthians (1996 e 2007), Palmeiras (1973 e 2012), Cerro Porteño-PAR (1973 e 2009) e Estudiantes-ARG (2008 e 2017)

    PS - Nosso treinador interino é a cara do Michael Antony, baixista da lendária banda Van Halen! Deve ser por isso que ontem o time "jogou por música", rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maior goleada do Botafogo em competições internacionais oficiais.
      E com a curiosidade de Júnior Santos ter igualado os feitos de Jairzinho, Dirceu e Rodrigo Pimpão, como os maiores goleadores do Botafogo em Libertadores, todos com 5 gols.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Realmente impressionantes estes números da artilharia. Provavelmente o Júnior Santos se isolará.

      Apenas uma correção ao meu comentário: O Bragantino não será o 5º mas o 6º adversário que o Botafogo enfrentará em ambas as competições continentais. Simplesmente esqueci do gigante C.A. PEÑAROL, o qual derrotamos tanto na Libertadores de 1973 quanto na final da CONMEBOL Sulamericana em 1993 - coincidência ou não, também o Bragantino foi nosso adversário na campanha campeã em 1993.

      S.A.N.

      Excluir
    3. Obrigado pelo retorno, com o acréscimo enviado.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    4. Após uma sondagem que realizei, deixo aqui um outro contributo ao amigo: O Botafogo tem neste Século 21 mais jogos e vitórias pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Copa CONMEBOL Sul-Americana do que em todo o Século 20.

      Relativamente a Copa Libertadores, temos atualmente 24 Jogos e 11 Vitórias neste século contra 24 Jogos e 12 Vitórias no século passado - daqui excluo uma vitória que obtivemos por W.O. em 1963 pois Millionários da Colômbia, já eliminado na fase de grupos, pagou para não ter de jogar no Rio de Janeiro - o que diz muito sobre o nome do tal clube colombiano, rs. A informação pode ser checada aqui: https://www.rsssf.org/sacups/copa63.html

      Portanto, se não considerarmos o tal jogo que não aconteceu, a próxima partida, contra o Bragantino será a marca de 25 partidas pela competição. E, caso consideremos a vitória por W.O. como um "jogo", então, na partida de volta, em Bragança Paulista, contra o Bragantino, colocará o Botafogo do Século 21 como 'recordista estatístico' em relação ao do Século 20. E as mesmas considerações ou não se aplicam para o caso das vitórias na Libertadores, com a diferença de que nesta ainda precisamos de 2 para superar.

      Já é hora de aliarmos todos estes números aos troféus relevantes, pois estes, infelizmente, parecem ter ficado mesmo no século passado.

      Excluir
    5. Grato mais uma vez pelo comentário enviado.

      Excluir
    6. A cada intervenção BFR surpreende. Tem que ter muita paciência e ser detalhista ao extremo (rsrs) para checar e confrontar esses números, dados e informações de momentos mais recentes na historia botafoguense.

      Excluir
    7. Sim, Vanilson, é de se admirar mesmo.

      Excluir
  2. Ainda não engoli a bobeira do ano passado, fora a queima da gordura, de menosprezar uma competição de tiro curto, com fases eliminatórias, o caminho mais plausível de se ganhar um título quando se tem foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vanilson.
      Nossos jogadores vão ter que se empenhar bastante para apagar a má impressão deixada com a campanha no 2º turno do Brasileiro do ano passado.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir