quinta-feira, 14 de março de 2024

Empate levou o Botafogo à Fase de Grupos da Libertadores 2024

por Claudio Falcão

(Foto: Vítor Silva / Botafogo)

A situação poderia ter se complicado com a expulsão do lateral Damián Suárez logo no começo da segunda etapa, porém, com assistência de Hugo, mais uma vez Júnior Santos marcou para o Botafogo, garantindo o empate em 1 a 1 com o Bragantino na noite desta quarta-feira em Bragança Paulista, e consequentemente a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores.

Foi o oitavo gol do atacante botafoguense na competição, da qual é o artilheiro isolado.

O sorteio para a próxima fase, que só terá início em abril, está marcado para a noite de 18 de março, quando saberemos os nossos próximos três adversários.

Ficha Técnica:

R. B. BRAGANTINO 1 x 1 BOTAFOGO

Data: 13/03/2024

Local: Estádio Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista – SP)

Arbitragem: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por Alexander Guzmán e Jhon Hinestroza (COL)

Renda / Público: R$399.435,00 / 8.361 presentes

Gols: Júnior Santos, aos 30’ e Talisson (Bragantino), aos 40’ (ambos no 2º tempo)

Cartões amarelos: Juninho Capixaba (Bragantino); Danilo Barbosa, Marçal, Gatito Fernández, Tiquinho Soares e Janderson (Botafogo)

Cartão vermelho: Damián Suárez (Botafogo), aos 6’ (2º tempo)

Bragantino: Cleiton, Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom (Matheus Fernandes), Eris Ramires (Laquintana) e Lincoln (Guilherme); Helinho, Thiago Borbas e Eduardo Sasha (Talisson). Técnico: Pedro Caixinha.

Botafogo: Gatito Fernández (capitão), Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Eduardo (Mateo Ponte); Júnior Santos (Tchê Tchê), Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino (Hugo). Técnico: Fábio Matias (interino).

[Fonte: fogaonet.com.]

13 comentários:

  1. A vontade, empenho e fibra que faltaram durante os últimos 3 meses do ano passado parecem ter (finalmente) aparecido no jogo de ontem.

    Caminha Júnior Santos para desbancar Sinval (1993) e Rodrigo Pimpão (2017-2019) e se tornar o maior artilheiro do clube em competições internacionais oficiais - está a 1 gol de igualar e a 2 de superar. Também, a depender do desempenho na próxima fase, pode, pela primeira vez, o Botafogo ter um artilheiro da Libertadores - já teve da Sul-Americana, o próprio Sinval, na ocasião do título em 1993. Curioso é que também tivemos o artilheiro da Recopa Sul-Americana, há exatos 30 anos em Abril próximo, empatado com outros: Roberto Cavalo, que marcou o gol botafoguense na derrota para o SPFC por 3 a 1 (no Japão!). Portanto, pra fechar a trinca da 'bola de ouro' continental, só restaria esta artilharia.

    E, em desempenho numérico, já é agora o Botafogo do Século 21 superior ao do Século 20 em todas as competições relevantes: Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Sul-Americana.

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção: Júnior Santos JÁ IGUALOU Sinval e Pimpão! Falta 1 gol para superá-los!

    Foi tanto gol que até me perdi nas contas, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos dados estatísticos enviados e pela retificação no segundo comentário.
      E o Júnior Santos já larga com 8 gols, antes mesmo da fase de grupos da competição.
      Torço muito por ele, bem como para o Tiquinho Soares voltar a brilhar como no primeiro turno do Brasileiro do ano passado.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. BFR merece todos os elogios por dar forma a dados e numeros da recente historia botafoguense. Ate a chrgada dele eu mesmo so via estatisticas dos astros pioneiros e dos anos 30/60/70/80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que 'BFR' enriquece muito as nossas postagens, Vanilson.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Meus agradecimentos pelas palavras de ambos. Sou apenas um curioso que aderiu ao 'vício' dos números e estatísticas no esporte por escapismo numa das diversas má fases que este clube já atravessou, e desde então o 'vício' permaneceu - sendo alimentado também por acompanhar as ligas norte-americanas, em especial a NFL, onde este tipo de informação tem toda uma cultura. Mas já há 20 anos, desde quando tive um site sobre o Botafogo, aprecio o trabalho do Pedro Varanda e, mais recentemente, descobri este blog do qual sou leitor há 7 anos.

      Ao 'Jornal da Grande Natal': Olha só como são as coincidências - meu avô paterno tinha origem no oeste do RN, região do Seridó, Assú (ou Açú), Caicó e arredores. Natal foi a única capital do Nordeste que tive oportunidade de conhecer, mas já faz muitos anos - quando o Morro do Careca ainda não tinha feito implante capilar, rsrs.

      Excluir
    3. Por nada, as palavras são merecidas.
      Então você já conhece o trabalho do Pedro Varanda...
      Bom, mas afinal qual pesquisador da História do Botafogo não conhece o Pedro, com as suas pesquisas tão minuciosas, criteriosas e abrangentes?

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. E tem mais. Se trata de um trabalho meticuloso, que exige paciência e metodologia na consulta de fontes e confrontação entre elas para não deixar dúvidas e brechas, que sempre aparecem...

    ResponderExcluir
  5. Pedro Varanda igual a Pele E Garrincha. Não tem comparação. (Rsrs) PS. Agora fiquei curioso pelo nome completo do avô do BFR. Quem sabe eu não conheca algo da família...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que 'BFR' informe aqui o nome do avô, para você avançar na pesquisa.
      Boa sorte, Vanilson!

      Excluir
  6. Família 'De Goes'. É o máximo que tenho como dizer, rs.

    ResponderExcluir
  7. Conheço um Carlos Alberto de Góis! Pode ser do mesmo ramo familiar.

    ResponderExcluir