quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Duas Formações do Botafogo em 2007

pesquisa de Claudio Falcão

A primeira imagem nos mostra os jogadores botafoguenses relacionados para a partida de 22/04/2007, decisiva da Taça Rio, quando o Alvinegro derrotou a Cabofriense por 3 a 1, gols de Túlio, Dodô e Zé Roberto, formando assim: Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio (Diguinho) e Zé Roberto (Juca); Jorge Henrique (André Lima) e Dodô.

Da esquerda para a direita, em pé: Max, ..., Alex, Ricardinho,
Rafael Marques, Leandro Guerreiro, Juninho e Júlio César;
agachados: Juca, Túlio, Luís Mário, André Lima, Diguinho,
L. Almeida, ..., Joílson, L. Flávio, Zé Roberto, J. Henrique
e Dodô (este já em pé)

E a seguir temos a formação do Botafogo que em 09/06/2007 empatou em 1 a 1 com o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, sendo o nosso gol marcado por André Lima: Júlio César, Adriano Felício (Diguinho), Renato Silva, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio (Alessandro), Lúcio Flávio e Zé Roberto, Thiago Marin (André Lima) e Dodô.

Da esquerda para a direita, em pé: L. Almeida, Túlio,
R. Silva, L. Guerreiro, Juninho e J. César; agachados:
A. Felício, Thiago Marin, L. Flávio, Dodô e Zé Roberto
(foto: Gazeta Press)

Nota: nossos agradecimentos ao pesquisador Caíque Lacerda, pela colaboração na identificação de alguns jogadores na segunda foto.

4 comentários:

  1. A falta de um goleiro decente e de algum preparo emocional, e nisto o próprio Bebeto falhava infelizmente, acabaram contribuindo para o sucesso do sistemático ataque da CBF e outros que não merecem serem citados ao que seria uma brilhante temporada, similar à do Cruzeiro em 2003.

    Mas, como a nossa vida é chorar sobre o leite derramado, vou me abster de mais comentários do gênero, rsrs. O que fica de positivo é o próprio Estádio Nilton Santos, cuja concessão foi obtida naquele ano. E no campo estatístico de 2007: Foi a melhor temporada de um goleador botafoguense desde Túlio em 1996 - Dodô, com 34 gols. Até o ano passado era o próprio também o maior marcador em Brasileiros desde Túlio, entretanto foi superado por Tiquinho, que marcou 16 vezes.

    Outro jogador que se destacou bastante foi o André Lima, um dos artilheiros da Copa do Brasil naquele ano. Aliás, em 2007 e 2008 o Botafogo fez artilheiro tanto no Carioca quanto na Copa do Brasil, sendo em 2008 o mesmo atleta - o longevo Wellington Paulista, que se aposentou no ano passado. Penso que se André não tivesse saído no meio da temporada 2007, o desfecho da mesma seria de melhor sucesso "apesar dos pesares". Mas pronto, chega de "e se".

    Se não estou em erro, foi também a 2ª ocasião em que disputou duas semifinais de Copa do Brasil seguidas: Uma em 1962-1963, a outra em 2007-2008. Sou do time que considera a Taça do Brasil como Copa do Brasil, por isso a observação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reforçando o seu comentário, temos aqui o 'top 5' dos maiores artilheiros do Botafogo, por temporada, no século XXI:
      1º) Dodô (2007) - 34 gols
      2º) Tiquinho Soares (2023) - 29 gols
      3º) Wellington Paulista (2008) - 28 gols
      4º) Dodô (2002) e 'Loco' Abreu (2011) - 26 gols

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
  2. Fico impressionado com a memória futebolística do BFR.

    ResponderExcluir