pesquisa de Claudio Falcão
Começamos com a
formação do Botafogo que em 18/02/1979 empatou em 1 a 1 com o Vasco da Gama,
pelo Campeonato Estadual ‘Especial’, marcando Luizinho Lemos o nosso gol: Zé
Carlos, Perivaldo, Osmar, Miltão e China; Chiquinho, Wecsley (Ademir Lobo) e
Mendonça; Gil (Cremílson), Luizinho Lemos e Tiquinho.
Da esquerda para a direita, em pé: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar, Miltão, Chiquinho e China; agachados: Gil, Wecsley, Luizinho Lemos, Mendonça e Tiquinho (brinde da revista 'Manchete Esportiva') |
Ainda pelo Campeonato Estadual ‘Especial’, fomos derrotados por 3 a 0 pelo Flamengo, em 18/03/1979, com a seguinte equipe: Zé Carlos, Perivaldo, Celso, Osmar e China; Chiquinho, Ademir Lobo (Ricardo) e Mendonça; Gil, Luizinho Lemos e Tiquinho (Wecsley).
Da esquerda para a direita, em pé: Chiquinho, Osmar, Zé Carlos, Celso, China e Perivaldo; agachados: Gil, Ademir Lobo, Luizinho Lemos, Mendonça e Tiquinho |
Temos a seguir a formação que em 23/05/1979 empatou em 0 a 0 com a Portuguesa, valendo pelo Campeonato Estadual: Ubirajara Alcântara, Perivaldo, Ronaldo (Dé), Nílson Andrade e Vanderlei; Russo, Mendonça e Marcelo; Cremílson, Luizinho Lemos e Renato Sá.
Da esquerda para a direita, em pé: Ubirajara, Perivaldo, Ronaldo, Russo, Nílson Andrade e Vanderlei; agachados: Cremílson, Luizinho Lemos, Mendonça, Marcelo e Renato Sá |
Adiante temos a equipe que em 03/06/1979 derrotou o Flamengo por 1 a 0, também pelo Campeonato Estadual, gol de Renato Sá, acabando com uma longa invencibilidade do Rubro-negro: Borrachinha, Perivaldo, Nílson Andrade, Renê e China; Russo (Romero), Mendonça e Renato Sá; Gil, Marcelo e Ziza (Chiquinho).
Em pé, da esquerda para a direita: Perivaldo, Russo, Nílson Andrade, Renê, China e Borrachinha; agachados: Gil, Mendonça, Marcelo, Renato Sá e Ziza (imagem: revista 'Placar') |
E aqui a formação que em 01/07/1979 empatou em 0 a 0 com o Vasco da Gama, ainda pelo Campeonato Estadual: Ubirajara Alcântara, Perivaldo, Miltão, Renê e China; Russo, Wecsley e Renato Sá; Cremílson, Dé e Ziza (Marcelo).
Em pé, da esquerda para a direita: Perivaldo, Ubirajara, Miltão, Renê, Russo e China; agachados: Cremílson, Dé, Wecsley, Renato Sá e Ziza (imagem: https://www.maismemoria.net) |
As fotos mais raras, claro, são as tiradas em jogos em estádios dos clubes pequenos do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirSim, com certeza.
ExcluirMas veja que temos aí a terceira foto da postagem, ocorrida no Estádio Glorioso (Marechal Hermes), um 'estádio pequeno'.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Exato. "Pequeno" e temporário. (rsrs)
ExcluirÉ verdade.
ExcluirE inadmissível nos dias de hoje, com a SAF.
O inusitado é que o tal Carioca 'Especial' nada mais foi que uma manobra da - já desde aquela data - pitoresca e esculhambada FERJ, em contrariedade com a então CBD, para a distribuição de vagas entre os então unificados Campeonato Carioca (do Estado da Guanabara) e o Campeonato Fluminense. Embora unificados política e juridicamente desde 1974/75, somente em 1979 tal unificação se aplicou ao futebol.
ResponderExcluirOutro detalhe é o Brasileirão de 1979: A edição com mais clubes em toda a história em mais um daqueles regulamentos malucos.
A propósito desse campeonato 'especial' de 1979, li numa ocasião que o Botafogo estaria pleiteando uma equiparação do título do Torneio Cidade Maravilhosa de 1996 com o de campeão estadual.
ExcluirMas depois nada mais foi veiculado.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Neste ano de 1979, subiram alguns garotos oriundos da base, do time conhecido como Maquininha Alvinegra, campeões cariocas de juniores, como já era chamado e não mais juvenis. Destaco o meio campo Chiquinho, Celso e Miltão, que compunham a zaga titular dos juniores. Subiu também o centroavante Silva que fez gol no clássico contra o Fluminense em 1979 e que não aparece em nenhuma das fotos acima. Mais tarde entraria Jérson, com J. Netas fotos também vemos outros que subiram da base anteriormente, como Ronaldo, Beto, Cremílson, Wecsley, Ademir Lobo e o inesquecível ponteiro esquerdo Tiquinho e que não reeditou suas atuações jogando no time principal. Lembro que eu e meu pai chegávamos ao Maracanã para assistir a preliminar e o show de Tiquinho prá cima do lateral e das defesas adversárias.
ResponderExcluirMauro, faço aqui apenas um reparo.
ResponderExcluirCom relação ao nosso bicampeonato estadual 1977-1978, a competição ainda era chamada de 'Juvenis', como atestam a capa e a reportagem do Jornal dos Sports, 17/12/1978.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Obrigado pela esclarecimento, Cláudio.
ResponderExcluirDe nada, Mauro.
Excluir