pesquisa de Claudio Falcão
Iniciamos com uma das formações que disputou e foi campeã do Torneio Início do Rio de Janeiro, realizado em 13/03/1977: Ubirajara Alcântara, China, Odélio, Renê e Rodrigues Neto; Carbone, Luizinho Rangel e Mário Sérgio; Ademir Vicente, João Paulo e Manfrini. Obs.: na partida final, vitória de 2 a 1 sobre o Vasco da Gama, jogou com Ubirajara Alcântara, China, Odélio, Renê e Rodrigues Neto; Carbone (Mendonça), Ademir Vicente e Manfrini; Cremílson, Ricardo e Mário Sérgio (Tiquinho) (acessem https://datafogo.blogspot.com/2012/09/botafogo-campeao-do-torneio-inicio-de.html).
(Imagem: Jornal dos Sports, 14/03/1977) |
Na sequência, a equipe que derrotou em 27/03/1977 o Fluminense por 2 a 0, pelo Campeonato Carioca, gols de Gil e Manfrini: Ubirajara Alcântara, Perivaldo, Osmar, Renê e Rodrigues Neto; Carbone (Ademir Vicente), Paulo Cézar e Mário Sérgio (Manfrini); Gil, Dé e Nílson Dias.
Da esquerda para a direita, em pé: Ubirajara, Renê, Osmar, Carbone, Rodrigues Neto e Perivaldo; agachados: Gil, Paulo Cézar, Dé, Nílson Dias e Mário Sérgio |
Temos adiante uma formação do Botafogo que esteve em ação no mês de maio/1977, em partida pelo Campeonato Carioca: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar, Odélio e Rodrigues Neto; Carbone, Paulo Cézar e Mário Sérgio; Gil, Dé e Nílson Dias.
Da esquerda para a direita, em pé: Zé Carlos, Osmar, Perivaldo, Odélio, Carbone e Rodrigues Neto; agachados: Gil, Paulo Cézar, Dé, Nílson Dias e Mário Sérgio |
E a seguir, uma das equipes do Botafogo que interveio em partida pelo Campeonato Brasileiro, em novembro/1977: Zé Carlos, Perivaldo, Osmar, Renê e Rodrigues Neto; Luizinho Rangel, Mendonça e Bráulio; Gil, Nílson Dias e Paulo Cézar.
(Foto: Sérgio de Souza - revista 'Manchete Esportiva') |
Famoso "time do camburão", que terminou o Brasileirão invicto e em 5ª colocação. Na verdade 3ª, se ordernar pela soma total de pontos. Este uniforme reserva é dos mais bonitos que já vi.
ResponderExcluirBem lembrado: o conhecido "time do camburão"...
ExcluirÓtima postagem. Para mim, primeira e terceira foto inéditas. Agora me foge a lembrança de onde veio o zagueiro Odélio.
ResponderExcluirBom que gostou, Mauro.
ExcluirO zagueiro Odélio veio do América (RN), mas não é potiguar de nascimento.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Anteontem, domingo, estive com Carlos Roberto, Moreira e Paulo Cesar Caju em um bar no Leblon. PC disse que a camisa branca desta última foto era a mais bonita do Botafogo.
ResponderExcluirÓtimo saber que essa turma boa continua a se reunir.
ExcluirDevem ter muita história interessante para partilhar.
E a camisa branca, com as três listras características da Adidas, mas sem a logomarca que ficou famosa depois, mas que pode ser vista aí no calção do Osmar.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Bráulio era um craque, conhecido como o "Garoto de Ouro" do Internacional. Jogou um bolão no América mas no Bota não repetiu as ótimas atuações e parecia estar em declínio técnico.
ResponderExcluirOlá, Mauro.
ExcluirDe fato o Bráulio era um craque, mas no Botafogo não reeditou suas atuações da época de Internacional e América.
Comentei com o Carlos Roberto sobre o Datafogo e ele vai entrar para conhecer.
ResponderExcluirMauro, obrigado pela divulgação do blog junto ao Carlos Roberto.
ExcluirTomara que ele goste das nossas postagens.
Saudações Botafoguenses Campeãs!