pesquisa de Claudio Falcão
Iniciando com a
formação que derrotou em 15/06/1975 o Fluminense por 2 a 0, pela final do 2º
turno do Campeonato Carioca (Taça Augusto Pereira da Motta), gols de Ademir
Vicente e Carlos Roberto: Zé Carlos, Miranda, Chiquinho ‘Pastor’, Artur ‘Pai
d’Égua’ e Marinho Chagas (Carbone); Carlos Roberto, Ademir Vicente e Dirceu;
Cremílson, Puruca (Rogério) e Nílson Dias.
Da esquerda para a direita, em pé: Zé Carlos, Miranda, Chiquinho, Artur, Marinho e Ademir Vicente; agachados: Cremílson, Carlos Roberto, Puruca, Nílson Dias e Dirceu (imagem: revista 'Placar') |
Na sequência, a equipe que em 17/08/1975, ainda pelo Campeonato Carioca, mais uma vez derrotou o Fluminense, agora por 1 a 0, marcando Ademir Vicente: Ubirajara Alcântara, Miranda, Chiquinho ‘Pastor’, Artur ‘Pai d’Égua’ e Waltencir; Carlos Roberto, Ademir Vicente e Dirceu; Ézio (Puruca), Fischer e Nílson Dias.
Da esquerda para a direita, em pé: Ubirajara, Miranda, Artur, Chiquinho, Ademir Vicente e Waltencir; agachados: Ézio, Carlos Roberto, Fischer, Nílson Dias e Dirceu |
Concluímos com uma formação que atuou em partida do Campeonato Brasileiro, a qual não conseguimos identificar: Wendell, Miranda, Cedenir, Artur ‘Pai d’Égua’ e Marinho Chagas; Carbone, Carlos Roberto e Dirceu; Ademir Vicente, Fischer e Nílson Dias.
Da esquerda para a direita, em pé: Miranda, Cedenir, Wendell, Artur, Ademir Vicente e Marinho; agachados: Carbone, Carlos Roberto, Nílson Dias, Fischer e Dirceu |
O jogo da última foto foi BOTAFOGO 3 x 1 Rio Negro, no Vivaldo Lima em Manaus (AM). Dia 22/10/75. Fischer marcou os três gols, no segundo tempo. Fase de repescagem no Campeonato Brasileiro.
ResponderExcluirRodrigo Saturnino Braga
Olá, Rodrigo.
ExcluirProvando o valor dessa parceria com os nossos leitores, através dos comentários.
Obrigado!
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Última foto inédita prá mim. Ainda não tinha visto nenhuma fotografia com a zaga Artur "Pai D'Égua" e Cedenir, bom zagueiro que veio do Caxias-RS para o Botafogo. Cedenir faleceu de AVC em maio do ano passado. É considerado o maior zagueiro da história do Caxias, tendo formado dupla com Luiz Felipe Scolari.
ResponderExcluirOlá, Mauro.
ExcluirEra uma zaga Rio Grande do Sul-Ceará.
Infelizmente Cedenir só ficou no Botafogo em 1975.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Mais uma curiosidade desta última foto: dos onze jogadores, nove já faleceram, restando vivos apenas Carlos Roberto e Nílson Dias.
ResponderExcluirÉ verdade, Mauro.
ExcluirOs uniformes dos anos 70 deviam constar no estatuto do clube como modelo padrão e inalterável. Belíssimos!
ResponderExcluirO senhor saberia dizer: 1) Quando o futebol começou a utilizar a camisa preta? 2) Os meiões cinzas tem mesmo relação com o suicídio do Getúlio ou isso é lenda urbana? 3) Além da camisa alvinegra diversas vezes, da cinza em 2015 (Série B) e a branca em 2018 (Carioca), o Botafogo já foi campeão no futebol vestindo a cor preta? (Se não, esta Taça Rio seria uma boa oportunidade pra fechar a paleta gloriosa).
Obrigado
S.A.N.
Olá, 'Sangue Alvinegro'.
ExcluirSó não precisa me tratar por 'senhor'...
Respondendo:
1) A respeito da nossa primeira vez com camisas pretas no futebol, pode acessar:
https://datafogo.blogspot.com/2013/12/o-botafogo-pela-primeira-vez-de-camisas.html
2) Sobre as meias cinzas, até o momento não encontrei uma confirmação sobre a razão concreta delas terem sido adotadas (década de 1950), mas acredito que nada tenha a ver com o suicídio de Getúlio Vargas (agosto/1954), pois já me mostraram imagem de um recorte de jornal, em que aparecem jogadores nossos com meias cinzas, no amistoso Botafogo 5 x 1 Fluminense (04/04/1954).
3) Fiz uma rápida verificação, e não encontrei foto de final de campeonato, que tenha sido conquistado pelo Botafogo vestindo camisas pretas.
Sobre o padrão dos uniformes dos anos 70, acredito que chegando aos anos 80 você também poderá apreciar belos exemplares.
Saudações Botafoguenses Campeãs!