quarta-feira, 22 de março de 2023

Algumas Formações do Botafogo em 1974

pesquisa de Claudio Falcão

Iniciamos com a equipe que derrotou bem o Grêmio (RS) por 3 a 0, em 03/02/1974, pelo Campeonato Nacional, marcando Nílson Dias (2) e Jairzinho: Wendell, Miranda, Waltencir, Osmar e Marinho Chagas; Carbone e Carlos Roberto; Jairzinho (Ferretti), Puruca, Nílson Dias e Dirceu.

Da esquerda para a direita, em pé: Miranda, Wendell,
Waltencir, Carbone, Osmar e Marinho Chagas; agachados:
Puruca, Carlos Roberto, Nílson Dias, Jairzinho e Dirceu

Temos a seguir a formação que venceu o Fluminense por 1 a 0, em 02/06/1974, ainda pelo Campeonato Nacional, gol de Puruca: Jair Bragança, Miranda, Waltencir, Osmar e Mauro Cruz; Carbone e Carlos Roberto; Roberto Carlos, Fischer, Puruca e Tuca (Nei Conceição).

Da esquerda para a direita, em pé: Mauro Cruz, Jair Bragança,
Waltencir, Osmar, Carbone e Miranda; agachados:
Roberto Carlos, Carlos Roberto, Fischer, Puruca e Tuca
(imagem: Jornal dos Sports, 09/06/1974)

Na sequência, a equipe que foi derrotada por 3 a 2 pelo Vasco da Gama, pelo Campeonato Carioca, marcando Marinho Chagas e Joel (contra) para O Glorioso: Wendell, Mauro Cruz, Osmar, Waltencir e Marinho Chagas; Carlos Roberto e Marco Aurélio; Tuca (Ferretti), Fischer, Nílson Dias e Dirceu.

Da esquerda para a direita, em pé: Marco Aurélio, Marinho,
Wendell, Osmar, Mauro Cruz e Waltencir; agachados:
Tuca, Carlos Roberto, Fischer, Nílson Dias e Dirceu

Concluímos com a formação que empatou em 0 a 0 com o Fluminense, em 07/12/1974, também pelo Campeonato Carioca: Wendell, Miranda, Chiquinho Pastor, Mauro Cruz e Edmílson; Ademir Vicente e Artur (Nei Conceição); Rogério, Zair (Jorge Luís), Nílson Dias e Dirceu.

16 comentários:

  1. Acho que no final da série o editor poderia totalizar, no período de 1970 em diante, o número de formações diferentes para a curiosidade do leitor. Muitas fotos são conhecidas. Outras bem menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi, o leitor gostaria que publicássemos, no final da série com as formações botafoguenses, o número de imagens que conseguimos localizar, ano a ano.
      Se for isto, podemos fazer, com certeza.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Boa noite! Artur Neto depois de Rogério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Grato pelo acréscimo enviado.
      Ressalto apenas que os periódicos da época, aos quais tivemos acesso, informaram apenas Artur na escalação (Diário de Notícias, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, O Globo e Tribuna da Imprensa).

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Muito boa postagem. Quanto a essa camisa branca, achava que tinha sido utilizada apenas no ano de 1973. Na segunda foto, uma raridade, aparece o goleiro Jair Bragança, tendo ainda Tuca e Puruca juntos. Ambos eram eram odiados pela torcida e alvo de chacota dos torcedores rivais. Na última foto, aparecem Edmilson e Artur, que não me lembro e Zair, que lembro vagamente de ter ter subido da base, tendo passagem mais marcante pela Portuguesa de Desportos. Tivemos um Artur, que era zagueiro e que veio do Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Com relação ao mencionado zagueiro cearense Artur (Artur Ribeiro do Carmo), era conhecido como Artur 'Pai d'Égua'.
      Ele vai aparecer em algumas formações de 1975.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Então, Cláudio, esse Artur da foto veio de onde?

      Excluir
    3. Olá, Mauro.
      Segundo o pesquisador botafoguense Pedro Varanda, o Artur da foto, Artur Neto, que jogou apenas cinco partidas pelos profissionais alvinegros, veio dos Juvenis do Clube.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Foi precisamente neste ano que o Botafogo realizou o seu último jogo no Estádio de General Severiano: Um empate em 2 a 2 com o Madureira pelo Carioca em 30 de Novembro.

    Fonte: https://rsssfbrasil.com/miscellaneous/botaretr.htm

    Aliás, aproveito para perguntar: Alguém sabe quem foi o tal General Severiano que deu nome ao estádio e à rua?

    Um dado inusitado é que no ano seguinte (1975), foi realizado naquele mesmo campo o primeiro festival de rock do Rio de Janeiro, o Hollywood Rock, que teve entre suas atrações o Raul Seixas. Esse festival foi reavivado no final dos anos 80 na Praça da Apoteose mas acabou em 1996, quando uma lei proibiu patrocínios de marcas de cigarro à eventos no RJ. Enfim, aí é outro papo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leonardo.
    Sobre a última partida do Botafogo em General Severiano, sugiro acessar o link adiante, do meu outro blog, o Almanak do Botafogo, onde respondo um comentário falando justamente sobre esse jogo:
    https://almanakdobotafogo.blogspot.com/2015/08/ingresso-de-uma-partida-em-general.html
    Quanto ao General Severiano, encontrei o general de brigada João Severiano da Fonseca, alagoano, que também era médico, patrono do Serviço de Saúde do Exército e irmão do Marechal Deodoro da Fonseca (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Severiano_da_Fonseca).
    Penso ser este o "nosso" general.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  6. O "nosso" general se trata deste mesmo. Era uma família de irmãos militares. Todos foram para a Guerra do Paraguai. Se não falha a memória.

    ResponderExcluir
  7. eu era guri , morava em Brasília, anos 70 ; era apaixonado pelo glorioso; sou gaúcho, hoje tenho 60 anos!!! o botafogo não vai perder esse título!!! parabéns a esse timaço!!! Garrincha deve estar orgulhoso no céu!!! Radamės Padilha, Pelotas rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Radamés.
      De fato, o Botafogo tem tudo para conquistar o título brasileiro deste ano.
      A campanha é fantástica e as 'vibrações' são boas e muito fortes!

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  8. botafogo vai ser campeão!! salve o glorioso!!

    ResponderExcluir