sexta-feira, 19 de março de 2010

Louça Botafoguense

por Claudio Falcão

Dentre os utensílios que possuo com a ‘marca’ do Botafogo destacam-se as peças de louça, cujas imagens estão exibidas mais adiante.

Entre canecas, xícara com pires, prato, copinho para cachaça e bandeja, são nove peças na coleção. A mais antiga, uma xícara de café com pires, possuo desde a infância, ganha como presente de aniversário há cerca de 45 anos. A última a ser incorporada ao acervo foi a bandeja retangular, recebida no mais recente Natal.

Alguns detalhes dos objetos:

= Xícara de café com pires, com o escudo do Botafogo em ambas as peças, apresentando marca dourada do fabricante, lembrando uma taça, porém sem identificação.

= Caneca de chopp da Porcelana Monte Sião, da homônima cidade de Minas Gerais, a qual começou suas atividades em 1959.

= Caneca de chopp da Porcelana Santa Rosa, cuja matriz localiza-se em Pedreira (SP), cidade cognominada ‘Capital da Porcelana’, no Brasil.

= Mini-caneca da Cerâmica Corcovado, também de Pedreira (SP), a qual iniciou suas atividades em 1954. A caneca apresenta de um lado o escudo do Botafogo e do outro uma imagem estilizada do Manequinho, com a inscrição ‘Mourisco’.

= Micro-caneca com aproximadamente 32 mm de altura, com o escudo do Clube e sem identificação do fabricante.

= Caneca pequena com o escudo do Clube e a inscrição “para uso exclusivo de um botafoguense”, sem identificação do fabricante.

= Prato raso de vidro, decorado com motivos botafoguenses, da Decor Glass, empresa fundada em 1984, cuja fábrica está localizada em Pedreira (SP), sendo ainda encontrado para aquisição no comércio.

= Pequeno copo para cachaça, fabricado pela Ceramarte Ltda., de Rio Negrinho (SC), empresa constituída em 1956, tratando-se de produto licenciado pelo Botafogo e facilmente encontrado à venda.

= Bandeja retangular, também da Ceramarte, sendo igualmente produto licenciado pelo Clube e de fácil localização para compra.

O conjunto, sem a bandeja

O conjunto, com a bandeja

O conjunto, com a xícara e pires em primeiro plano

A bandeja, portando xícara e pires

O destaque do acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário