quarta-feira, 26 de julho de 2023

Três Formações do Botafogo em 1988

pesquisa de Claudio Falcão

Damos início com a formação do Botafogo que em 06/03/1988 empatou em 0 a 0 com o Flamengo, pelo Campeonato Estadual: Álvez, Wanderley, Vágner ‘Bacharel’, Wilson Gottardo e Vítor; Mauro Galvão, Luisinho e Paulinho Criciúma; Maurício (Jorge Lourenço), Cláudio Adão (Marinho) e Éder. Nota: com a expulsão do titular Álvez, o goleiro reserva Jorge Lourenço substituiu o ponteiro-direito Maurício.

Da esquerda para a direita, em pé: Álvez, Wilson Gottardo,
Vágner 'Bacharel', Wanderley, M. Galvão e Vítor; agachados:
Maurício, Luisinho, Cláudio Adão, Paulinho Criciúma e Éder

Na sequência temos a equipe do Botafogo que em 07/09/1988 foi derrotada por 1 a 0 pelo Atlético (MG), em partida pelo Campeonato Brasileiro (Copa União): Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Renato Martins; Luisinho, Delei e Paulinho Criciúma; Helinho, Cláudio Adão (Marinho) e Gilmar ‘Popoca’ (Carlos Magno).

Da esquerda para a direita, em pé: Ricardo Cruz, W. Gottardo,
Josimar, M. Galvão, Luisinho e Renato Martins; agachados:
Helinho, Delei, Cláudio Adão, Paulinho Criciúma e Gilmar

Concluímos com a formação do Botafogo que jogando em 07/12/1988, no estádio Caio Martins, empatou em 0 a 0 com o América (RJ), ainda pelo Campeonato Brasileiro (Copa União) (houve uma disputa de pênaltis, vencida pelos Rubros por 6 a 5): Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Wagner ‘Pepeta’; Vítor, Luisinho e Gilmar ‘Popoca’ (Mazolinha); Helinho, Paulinho Criciúma e Jéferson Gaúcho.

Da esquerda para a direita, em pé: Ricardo Cruz, W. Gottardo,
Josimar, Vítor, Mauro Galvão e Wagner 'Pepeta'; agachados:
Helinho, Luisinho, Jéferson Gaúcho, Gilmar e P. Criciúma
(foto: Juha Tamminen)

4 comentários:

  1. Primeira e terceira fotos inéditas para mim. Ótima postagem, Cláudio! podemos constatar que no ano de 1988 possuíamos um ótimo elenco, recheado de craques, já sob a égide das grandes contratações realizadas por nosso então Diretor de Futebol e posteriormente presidente, o saudoso Emil Pinheiro. O fato curioso da primeira foto, é que jogamos esta partida contra o Flamengo sem um lateral esquerdo de ofício, posição essa ocupada pelo meio campista Vitor, vindo do clube rubro negro. Vale salientar que Éder foi uma contratação fora da curva, não tendo rendido praticamente nada com a camisa do Botafogo. O mesmo pode-se falar de Delei, que já não tinha o mesmo rendimento dos tempos de Fluminense. Quantos ótimos meias ofensivos e atacantes que tínhamos naquela época: Jeferson Gaúcho, Gilmar Popoca, Maurício, Mazolinha, Helinho, Cláudio Adão e Paulinho Criciúma, sem falar no ponta direita Marinho que entrou no decorrer do jogo da primeira foto e que não temos aqui neste site e em nenhuma outra fonte de pesquisa, qualquer foto de Marinho posado em alguma formação alvinegra, fato este já confirmado pelo "gerente" Cláudio anteriormente.
    Saudações alvinegras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mauro.
      Ano em que vencemos o Torneio de Palma de Mallorca, 1988 nos trouxe grandes jogadores que serviram de base para a equipe que viria a conquistar o bicampeonato estadual 1989-1990.
      E com relação a uma foto do time posado, incluindo o ponteiro-direito Marinho, ainda vamos ficar devendo...

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir