quarta-feira, 19 de julho de 2023

Três Formações do Botafogo em 1987

pesquisa de Claudio Falcão

Começamos com a formação do Botafogo que em 07/03/1987 empatou em 0 a 0 com o América, pelo Campeonato Estadual: Luiz Carlos, Josimar, Brasília, Mongol e Wagner ‘Pepeta’ (Marinho); Derval, Fernando Macaé e Édson ‘Maradoninha’ (Helinho); Maurício, De Lima e Berg. Nota: foram as estreias de Derval (vindo do Comercial de Ribeirão Preto) e do atacante uruguaio De Lima.

Da esquerda para a direita, em pé: Josimar, Derval,
Brasília, Mongol, Luiz Carlos e Wagner; agachados:
Fernando Macaé, Maurício, De Lima, Édson e Berg
(foto: Juha Tamminen)

Segue uma foto de 17/04/1987, dia de treino em Marechal Hermes, véspera de clássico contra o Fluminense, que marcou a estreia do meia-atacante goiano Carlos Magno.

Da esquerda para a direita, em pé: Luiz Carlos, Josimar,
Wilson Gottardo, Marinho e Galvão; agachados:
Mazolinha, Derval, Luisinho, F. Macaé, C. Magno e Berg

Terminamos por hoje com a formação botafoguense que em 14/11/1987 perdeu para o Palmeiras por 1 a 0, em partida valendo pelo Campeonato Brasileiro (Copa União): Álvez, Wanderley, Vágner ‘Bacharel’, Wilson Gottardo e Mongol; Carlos Alberto Santos, Jéferson Gaúcho (Maurício) e Berg; Mazolinha (Carlos Magno), De Lima e Éder.

Da esquerda para a direita, em pé: Álvez, Vágner 'Bacharel',
C. Alberto Santos, Wanderley, Mongol e Wilson Gottardo;
agachados: Mazolinha, Jéferson, De Lima, Berg e Éder
(foto: gazetaesportiva.com)

4 comentários:

  1. O ano de 1987 marcou o início das contratações feitas por nosso mecenas e ex presidente Emil Pinheiro, na ânsia de dar um título ao Fogão e acabar com o longo jejum. Suas primeiras contratações de impacto foram Fernando Macaé, apalavrado com o Flamengo, Maurício, que inclusive já treinava no clube da Lagoa, Wilson Gotardo, do Náutico. Mazolinha, vindo do Rio Branco de Americana-SP chegou antes, pois havia se destacado no campeonato paulista jogando pelo Santa Bárbara do Oeste. Depois chegaram Wagner Bacharel, zagueiraço artilheiro, vindo do Palmeiras, Jefferson Gaúcho, vindo do Novo Hamburgo e Carlos Alberto Santos, vindo do Novorizontino. Ainda neste ano, tivemos a contratação de Carlos Magno, do Goiás, sendo esta talvez, a contratação mais cara do futebol brasileiro, muito por conta dos seus lindos gols, que sempre eram eleitos pelo Fantástico como o gol mais bonito da rodada, No Botafogo ele não rendeu o que a torcida esperava, Um pouco adiante chegou o ótimo arqueiro Alvez, da seleção uruguaia e

    ResponderExcluir
  2. Cláudio, peço desculpas por meu comentário anterior não ter sido finalizado adequadamente, vez que apertei sem querer a tecla "publicar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Mauro.
      E obrigado pela resenha enviada, sobre as contratações vindas pelas mãos (e bolso) de Emil Pinheiro.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. No início de 1987 era difícil vencer muitos jogos com o instável e imprevisível goleiro Luiz Carlos, Brasília, Mongol, Wagner Pepeta e Edson Maradoninha, todos vindos da base e Derval, do Comercial.

    ResponderExcluir