sábado, 24 de março de 2018

Títulos do Botafogo no Torneio Rio-São Paulo

pesquisa de Pedro Varanda; colaboração: Claudio Falcão

Taça Jornal dos Sports (*)
(imagem: Jornal dos Sports)

O Botafogo conquistou por quatro vezes o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, mais conhecido como Torneio Rio-São Paulo, sendo o clube carioca que em mais oportunidades venceu tal competição:

 1962
 1964 (empatado com o Santos F.C.) (**)
 1966 (empatado com S.C. Corinthians Paulista, Santos F.C. e C.R. Vasco da Gama) (***)
 1998

(*) – Taça Jornal dos Sports – 1) Era um troféu de posse transitória, instituído em 1949, e seu regulamento determinava que sua posse definitiva seria concedida à agremiação que primeiro conquistasse três títulos consecutivos ou então cinco alternados (fonte: Jornal dos Sports, 23/03/1964); 2) Não temos notícia de que a mesma tenha sido entregue em definitivo a algum clube, visto que a competição deixou de ser disputada entre 1967 e 1992, entre 1994 e 1996 e de 2003 até hoje.

(**) – 1964 – A decisão se daria em melhor de três entre Botafogo e Santos. O clube que obtivesse uma vitória e um empate seria o campeão (fonte: Jornal dos Sports, 18/05/1964). O Botafogo venceu a primeira partida por 3 a 2, em 10/01/1965. Não havendo o segundo jogo por falta de datas, já que ambos foram excursionar (os dólares eram irresistíveis), de comum acordo com as federações do Rio de Janeiro e de São Paulo foram declarados campeões (fonte: Jornal do Brasil, 23/09/1970 e 29/08/1976).

(***) – 1966 – Por causa dos preparativos para a disputa da Copa do Mundo (foram convocados 47 jogadores para a seleção brasileira), quatro clubes foram proclamados campeões: Botafogo, Santos, Corinthians e Vasco da Gama, de comum acordo com as federações do Rio de Janeiro e de São Paulo (fontes: Federação do Rio de Janeiro, A Noite, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Jornal).

4 comentários:

  1. Caro Cláudio Falcão.
    O Torneio Rio-São Paulo era tão importante que, para mim, equivale a um título brasileiro.
    Acho que o Botafogo ter conquistado três títulos demonstra que a rivalidade movia o torneio que mais tarde gerou o campeonato brasileiro de futebol.
    Viva o Botafogo!
    Grande abraço
    Sempre Botafogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Humberto.
      Temos que valorizar nossas conquistas no Torneio Rio-São Paulo, principalmente aquelas que ocorreram antes do início das disputas do Campeonato Brasileiro, época em que o futebol nacional era basicamente polarizado entre estes dois centros.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. https://trofeusdofutebol.blogspot.com/2020/09/cade-o-trofeu-do-torneiro-rio-sao-paulo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariel.
      Fomos ao link informado, apreciamos a leitura e ficamos na torcida para que seu apelo por 'notícias' da Taça Jornal dos Sports tenha efeito, e que a mesma seja localizada, mesmo após tanto tempo.
      E no link a seguir, você poderá acessar a postagem em que exibimos o troféu referente à edição de 1962 do Torneio Rio-São Paulo, e que se encontra no Memorial do Botafogo:
      https://datafogo.blogspot.com/2015/01/a-taca-do-torneio-rio-sao-paulo-de-1962.html

      Saudações esportivas!

      Excluir