sábado, 24 de fevereiro de 2018

Centenário do Antigo Goleiro Botafoguense Cataldo

por Claudio Falcão

(O Globo Sportivo, 08/01/1943)

Completou cem anos de vida nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, o antigo jogador botafoguense Pedro Cataldo Raina, ou simplesmente Cataldo, como era mais conhecido.

Cataldo foi um dos goleiros que fazia parte do elenco do Glorioso na conquista do Campeonato Carioca de Primeiros Quadros Amadores em 1942 (leiam em http://datafogo.blogspot.com.br/2010/03/botafogo-campeonatos-cariocas-de.html).

(Diário de Notícias, 01/11/1942)

Goleiro Cataldo na equipe de Primeiros Quadros Amadores do Botafogo
(Foto: arquivo pessoal)

Nascido no Paraguai, é Primeiro-Tenente R/R do exército de seu País, e naquela época veio com alguns companheiros militares participar de um curso de aperfeiçoamento na Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Também era atleta do Club Olimpia, de Assunção (PAR), de onde transferiu-se para o Alvinegro carioca na mesma ocasião.

Agradecemos ao jornalista Carlos Torres, do diário paraguaio ‘Última Hora’, pela comunicação que nos fez, e apresentamos as nossas felicitações a Pedro Cataldo e à sua família, pela passagem de tão significativa data.

Pedro Cataldo, aos cem anos de idade
(Foto: arquivo pessoal)

6 comentários:

  1. Cataldo e seus companheiros aviadores paraguaios receberam uma comenda do governo brasileiro em 2004, conforme vemos no link: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/775800/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-08-09-2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, José Gonçalves.
      E grato pela comunicação enviada.

      Saudações esportivas!

      Excluir
  2. Reconheço na foto René Mendonça que jogou no time titular do botafogo,é o último agachado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Zé Neto Marcos.
      E ao lado de René, o craque Paulinho Tovar.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Aprendi sobre o Cataldo e agradeço ao DataFogo. Quer dizer então, que Gatito Fernandez não é o primeiro goleiro paraguaio a envergar nossa gloriosa camisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gatito não é o primeiro paraguaio na meta alvinegra, fazendo a ressalva de que Pedro Cataldo não chegou a atuar pela equipe de profissionais do Botafogo, só pelos Primeiros Quadros Amadores.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir