segunda-feira, 14 de março de 2011

Voleibol Feminino do Botafogo - 1950 e 1964

pesquisa de Claudio Falcão

Não consigo compreender porque, até o momento, o site da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro não relaciona entre os títulos de campeão carioca conquistados pelo voleibol feminino adulto do Botafogo, aqueles obtidos nos anos de 1939-1940, 1946-1947-1948 e 1950. Tal assunto já foi focalizado por mim em http://datafogo.blogspot.com/2010/02/os-titulos-esquecidos-do-voleibol.html. Os registros da entidade simplesmente desapareceram? Fica parecendo que naqueles anos o campeonato sequer foi disputado... E como se explicariam as emerências concedidas pela Federação às ex-atletas daquele período Margarida, Romacild e Yvette Mariz?


Com relação à conquista de 1950, veja o leitor o que foi publicado pelo Jornal do Brasil naquela ocasião, bem como a referência feita pelo mesmo periódico quando noticiou o título de 1964, a respeito do tempo transcorrido desde a conquista anterior, de 1950, ou seja, quatorze anos (os destaques em negrito são deste pesquisador).

JORNAL DO BRASIL - 28 e 29/01/1951 - pág. 11

A EQUIPE DO BOTAFOGO SAGROU-SE CAMPEÃ FEMININA DE VOLLEY-BALL

Com o resultado do jogo realizado entre as equipes botafoguense e tijucana, decidiu-se definitivamente o Campeonato Feminino de Volley-Ball [de 1950].

A despeito da excelente atuação das representantes do Tijuca T.C. as quais realizaram uma grande partida, venceu o Botafogo que desse modo sagrou-se Campeão Feminino de Volley-Ball.

O escore da peleja foi o seguinte: Botafogo 2x1 - (15x11 - 5x15 e 15x10).

As equipes estavam assim constituídas:
Botafogo: - Ivete - Ivone - Acir - Nívea - Norma - Roma e Ludi.
Tijuca: - Maria Helena - Quitéria - Pequenina - Sonia - Enid e Leda.

A partida foi muito bem arbitrada por Bolonha, tendo como fiscal William Barbosa e Armando Coelho como apontador.

Obs.: 1) O jogo foi a 26/01 (6ª feira), na quadra da A.A. Tijuca. O C.R. Flamengo seria beneficiado com uma eventual derrota do Botafogo, pois os dois se igualariam em pontos, situação em que o campeonato teria que ser decidido em uma série melhor de três, o que acabou por não acontecer; 2) Competiram: América F.C., Botafogo F.R., C.R. Flamengo, Fluminense F.C., Grajaú T.C., Tijuca T.C. e C.R. Vasco da Gama. Total: 7 clubes.

JORNAL DO BRASIL - 26/06/1964 - pág. 16

Campeãs de vôlei as moças do Botafogo

O Botafogo conseguiu ontem à noite, depois de 14 anos, o título carioca de voleibol feminino, ao vencer o Fluminense por 3 a 1 (15-12, 15-13, 8-15 e 15-8) na quadra do Mourisco, em uma partida que terminou em meio a grandes festas de sua torcida.

As equipes jogaram assim:
Botafogo - Geo, Marcia, Marilda, Marli, Eunice Rondino, Carmen Valéria e Francesca.
Fluminense - Sandra, Hilda Lassen, Enedina, Marcia, Lilian e Lia.

O juiz foi o Sr. Wilson Costa e o Sr. Nílton Leibnitz foi o auxiliar, funcionando como apontador o Sr. Mário Miranda. A jogadora Marli, do Botafogo, não poderia ter jogado contra o seu ex-clube, pois era possuidora da medalha de Atleta Emérito do Fluminense, que agora, pelo regulamento, perderá.

A partir de 1950, quando o Botafogo o levantou pela última vez, o título de campeão carioca de voleibol feminino ficou sempre entre o Flamengo e o Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário