segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os Títulos 'Esquecidos' do Voleibol Botafoguense

por Claudio Falcão

Faz um tempinho, creio que foi em 2007, dirigi uma mensagem eletrônica ao site da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro, indagando sobre os títulos que o Botafogo conquistara no voleibol adulto nas décadas de 30, 40 e 50, os quais não encontram-se considerados na relação dos campeões estaduais do Rio de Janeiro no referido site. Não obtive qualquer resposta.

Referia-me aos campeonatos cariocas femininos adultos de 1939, 1940 (estes, antes da fusão do Botafogo de Futebol com o Botafogo de Regatas), 1946, 1947, 1948 e 1950.

Pesquisando na revista Botafogo, ‘boletim interno’ do nosso clube, cujo primeiro número circulou em maio de 1940, portanto vinculado inicialmente ao Botafogo F.C., consegui êxito na localização de noticiário sobre alguns dos títulos referidos.


As campeãs cariocas de 1939

Em 1940 o quadro feminino do Botafogo conquistava, pela segunda vez consecutiva, o título de campeão carioca adulto. A única derrota sofrida pela nossa agremiação principal ocorreu, vejam só, exatamente em uma partida contra o quadro ‘B’ do próprio clube! As nossas atletas bicampeãs foram: sra. Teda Spinola e srtas. Doli Studfield, Henriette Vinhais, Yvette Mariz, Lúcia Vinhais, Zélia Cavalcanti, Iolanda Carvalho e Maria José Saroldi.

Com relação a 1946, esta foi a campanha alvinegra: BFR x Fluminense (2x0 e 2x0), BFR x Tabajara (2x0 e 1x2), BFR x Tijuca (2x0 e 2x0) e BFR x Tabajara (desempate: 2x1, 1x2 e 2x1). Yvette Mariz, Irany Pereira da Costa e Romacild Maria Roma estiveram presentes em todas estas partidas, completando a equipe base Elsa, Raquel e Margarida (segundo Alceu Mendes de Oliveira Castro).

Comandadas pelo eficiente técnico Zoulo Rabelo, as moças do ‘Glorioso’ sagraram-se em 1947 bicampeãs cariocas, com esta invicta campanha: BFR x Flamengo (2x0 e 2x0), BFR x Fluminense (2x0 e 2x0), BFR x Tijuca (2x0 e W.O.) e BFR x Tabajara (2x1 e 2x0). Participaram do certame, sendo bicampeãs as sete primeiras: Romacild Maria Roma e Irany Pereira da Costa (7 partidas), Yvette Mariz e Raquel Iracy Leal Ferreira (5 partidas), Otília Joaquina Machado, Maria da Penha Leal Ferreira e Zelma Alexandre Maluf (1 partida), Acyr Teillon Falcão e Pequenina de Azevedo (7 partidas), Tereza S. Mascarenhas e Tereza de Jesus Batista Avelar.

Equipe bicampeã carioca em 1947

O tricampeonato em 1948 deu-se com a seguinte campanha invicta: BFR x Tijuca (2x1 e 2x1), BFR x Flamengo (2x0 e 2x0) e BFR x Fluminense (2x0 e 2x1). Atuaram: Irany Pereira da Costa, Margarida Tereza Nunes Leite, Romacild Maria Roma e Yvette Mariz (6 partidas), Mana, Tereza de Jesus, Yvone e Carminha (3 partidas), Aída (2 partidas) e Osvaldira Pimentel Nogueira e Bado (1 partida). Em julho do mesmo ano tivemos cinco de nossas atletas campeãs cariocas participando do campeonato brasileiro de seleções, conquistado pelo Rio de Janeiro, então Distrito Federal, sendo Romacild, Yvette e Irany como efetivas e Margarida e Terezinha como suplentes.



Infelizmente a revista Botafogo sofreu uma interrupção em sua circulação, visto que o exemplar de n° 92 corresponde a maio de 1950 e o de n° 93 a junho de 1952, o que nos impediu de colher os dados relativos à vitoriosa campanha de 1950. No entanto, segundo Alceu Mendes de Oliveira Castro, participaram desta conquista as seguintes atletas: Yvette, Romacild, Yvone, Nívea, Norma, Acyr, Irany, Ludy, Margarida, Osvaldira, Suzete, Dircy e Romilda.



A multi-atleta Margarida Tereza Nunes Leite, a 'Margot', depois Margarida Tereza Nunes da Cunha Menezes, ou, simplesmente a profa. Margarida, recebeu em 1948 a láurea de emérita do Botafogo de Futebol e Regatas e em 1959 as de emérita da Federação de Voleibol do Rio de Janeiro e de benemérita do Glorioso Botafogo, emprestando mais tarde seu nome a uma das quadras do complexo esportivo de General Severiano [após a publicação do artigo, soubemos pela própria ex-atleta que o conselho deliberativo do Clube aprovara a concessão do título de grande benemérita a ela, em 2009]. E em 1960, a também multi-atleta profa. Yvette Mariz (na foto acima), bem como Romacild Maria Roma, eméritas do BFR desde 1948, igualmente recebiam a distinção de eméritas da nossa Federação de Voleibol, tendo Romacild, em 1979, já então sra. José Carneiro Felippe Filho, recebido a honraria de benemérita do Clube Alvinegro.

[Publicado originalmente no blog Mundo Botafogo a 03 de outubro de 2009.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário