terça-feira, 23 de novembro de 2010

Silvina das Graças Pereira, Grande Vulto do Atletismo Botafoguense

pesquisa de Claudio Falcão

Silvina das Graças Pereira

Nascida na cidade fluminense de Vassouras a 31 de outubro de 1948, Silvina chegou ao Botafogo no ano de 1965, trazida pelo então diretor de atletismo Brigadeiro Lessa, que a vira competindo nos Jogos Infantis. Na ocasião residia com a família na Mangueira e cursava o 2º ano do antigo curso ginasial no Colégio John Kennedy. Posteriormente transferiu-se para o Colégio Arte e Instrução, em Cascadura, onde conseguira uma bolsa de estudos. Seu técnico no Botafogo era Aílton da Conceição.

Tricampeã carioca de atletismo pelo Botafogo (1965-1966-1967), foi como atleta do Glorioso que competiu pelo Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo em Quito, Equador (1969), quando conquistou quatro medalhas de ouro, além do título de campeã, tendo se consagrado como a melhor atleta do campeonato. Também esteve em ação nos Jogos Pan-Americanos de Cáli (1971), onde obteve a medalha de prata no salto em distância, com a marca de 6,35m e no Pan-Americano da Cidade do México (1975), onde conquistou a medalha de bronze nos 200m rasos, com o tempo de 23"17 (recorde sul-americano). Atleta olímpica, participou dos Jogos de Montreal (1976), onde competiu nas provas dos 200m rasos e do salto em distância, não logrando, no entanto, a conquista de medalha.

Silvina, em 1975 (foto: O Globo)

Laureada com o título de emérita do Botafogo de Futebol e Regatas em dezembro de 1967, é detentora da Medalha de Mérito da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ex-professora de Língua Portuguesa do CEFET/RJ.

Fontes:
Jornal do Brasil, de 13/09/1967;
Jornal do Brasil, de 16/10/1969;
Jornal do Brasil, de 17/10/1975;
Botafogo o Glorioso - Uma História em Preto e Branco, de Braz Pepe, Luiz Felipe de Miranda e Ney Oscar de Carvalho; Rio de Janeiro - 1996, pág. 118;

14 comentários:

  1. Oi, Claudio. Parabéns mais uma evz pelo blog. Acompanho assiduamente. UM abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcos.
    Obrigado pelo incentivo e... apareça sempre.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Cláudio, pelo excelente trabalho e capricho na postagem do bolg.
    Fui aluna da Silvina e foi com grande satisfação e surpresa que vi hoje sua foto no mural do Estádio Célio de Barros.
    No CEFET sabíamos que ela era atleta, mas não tínhamos ideia da dimensão de seus feitos.
    Obrigada por dividir conosco sua paixão.
    Um grande abraço
    Sílvia

    sasf1908@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sílvia.
    Foi muito bom ler o seu comentário!
    Se ainda tiver contato com a profª Silvina, peça a ela que leia essa pequena biografia que ressalta os principais feitos da grande atleta.

    Grande abraço e saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  5. Claudio minha emoção agora foi de imensa felicidade,ao ver o retrato de Silvina uma amiga de colégio e de atletismo...Muito bom.Saudades enormes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigo.
    Sugiro que você dê uma olhada nas outras postagens encontradas no 'marcador' Atletismo, principalmente na de 07/11/2012.
    Acho que irá gostar também.

    Saudações Botafoguenses campeãs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gde emoção com essa reportagem. Fui atleta do Glorioso BOTAFOGO na mesma época de Silvina,Aida dos Santos e outras mais...Saudade dessa época tão marcante em minha vida. Sou colecionadora de objetos do meu amado Clube.

      Excluir
    2. Olá.
      Querendo visitar o meu outro blog, dedicado ao colecionismo de objetos botafoguenses, acesse:
      https://almanakdobotafogo.blogspot.com/

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  7. Fui atleta do Glorioso BOTAFOGO na mesma época de Silvina, Aida dos Santos e tantos outros. Fiquei emocionada com essa belíssima reportagem. Mta saudade. Cilene de Oliveira Proença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cilene.
      Muito bom receber o seu depoimento.
      Fico por aqui imaginando como deve ter sido proveitoso o seu convívio com essas notáveis atletas.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Olá Claudio Falcâo. Parabéns pela sua pesquisa sobre a Silvina. Estou procurando atletas (atletismo) do Botafogo dos anos 60 e 70 além da Aida dos Santos, colega minha na Universidade do Brasil e da Silvina. Agradeço um retorno.

      Excluir
    3. Olá, Eleonora.
      Obrigado pelo elogio.
      Posso aqui citar alguns nomes de fabulosas atletas que competiram pelo Botafogo e pelo Brasil, como Yvette Mariz (anos 40, no arremesso de disco - já falecida), Maria Conceição Cipriano (que disputou com a grande Aída dos Santos a vaga para os Jogos Olímpicos de 1964 no salto em altura) e Neide Gomes (anos 1960, no arremesso de peso), além da já mencionada Silvina das Graças.
      Infelizmente não tenho o contato das mencionadas atletas, lembrando que há poucos dias foi 'inaugurado' o busto de Aída dos Santos na sede de General Severiano, com a presença da homenageada.
      E caso queira visualizar uma postagem sobre as atletas femininas do Botafogo em Jogos olímpicos, acesse https://datafogo.blogspot.com/2020/05/atletas-femininas-do-botafogo-em-jogos.html

      Saudações esportivas!

      Excluir
  8. Cláudio quero parabenizar pela matéria. Como Botafoguense é uma alegria poder, no meu caso, conhecer um pouco do histórico dessa grande atleta carioca, a qual tive o prazer de conhecer recentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, obrigado pelo elogio.
      Bom saber que tenha gostado do resultado da nossa pesquisa.
      Pena não ter deixado o seu nome.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir