domingo, 31 de agosto de 2025

Famosos Botafoguenses – 4 – Bernardinho

 

Bernardinho em 2020
(foto: Marcelo Tabach, em fogaonet.com)

Bernardinho – ex-jogador e técnico de Voleibol

Nome: Bernardo Rocha de Rezende

Nascimento: Rio de Janeiro (RJ), 25/08/1959

6 comentários:

  1. Lembro que na altura da gestão Bebeto de Freitas cogitou-se que Bernardinho capitaneasse os esportes olímpicos do Botafogo, mas acabou não acontecendo.

    Um acréscimo estatístico ao amigo: Com os pontos já alcançados no Brasileiro e com a bola que o time (aparentemente) voltou a jogar, pode-se dar quase como certo que o Botafogo vai igualar a marca das temporada 2005/2006/2007/2008 quando se classificou por quatro anos consecutivos para uma competição continental - naquele caso a Sul-Americana. Desta vez foi uma 'Sula' (2022), duas Libertadores (2023 e 2024) e, a ver, uma delas para 2026. Vale lembrar que ter disputado duas Libertadores de forma seguida (2024 e 2025) já foi um recorde na história do clube, e que pode ser ampliado para a próxima época.

    Ainda: Nunca o Botafogo entrou por duas temporadas seguidas diretamente na fase de grupos da Libertadores, o que, se acontecer desta vez, será um feito inédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupado com os bastidores e com o vai e vem constante de jogadores, mas esperançoso que o Clube conquiste uma vaga pela terceira vez consecutiva para a Copa Libertadores da América, quem sabe com o inédito título da Copa do Brasil?

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Acredito que não será a tragédia que muitos pensam, mas o ideal é a equipe andar com as próprias pernas e garantir ao menos mais 12 a 15 pontos no interim das próximas datas FIFA (esta de Setembro e a outra de Outubro). Será também o período mais extenso para o 'Ancelottinho' trabalhar. Honestamente, acho que a vaga direta na Libertadores beire o inalcançável da mesma forma que considero a vaga na Sul-Americana garantida. O fiel da balança, penso, será um 6º lugar (Pré-Libertadores). E o mesmo digo para a Copa do Brasil, caso avancemos às semis, que serão disputadas após o Brasileiro - o que dá até uma certa nostalgia dos formatos antigos dos Brasileiros, com mata-mata em Dezembro.

    Aliás, relativamente a Copa do Brasil, o amigo sabe como fica a classificação direta à Terceira Fase para 2026 caso o Bahia seja campeão da Copa do Nordeste, o Palmeiras ou o Flamengo vençam a Libertadores e/ou o Cruzeiro ou o Bahia vençam a Copa do Brasil? Lembro que em 2022 passamos por um drama parecido no final do Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Lamento não saber responder a sua pergunta do segundo parágrafo.

      Excluir
  3. Bernardinho fez o dever de casa certinho ao fazer seu filho Bruninho também um botafoguense. Também fiz meu dever de casa. Meu filho nasceu em 1986, em pleno jejum de títulos e o levei ao Maracanã, em 1989 no jogo do 2o. turno, 0x0 contra o Bangu, ele todo uniformizado. Uma criança de 3 anos nem assiste ao jogo, fica brincando na arquibancada, mas eu não quis nem saber. Logo depois, fomos campeões cariocas e enchi o quarto dele com posters do time na parede. Naquela época, era muitíssimo difícil botar um filho botafoguense. Missão cumprida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Mauro, foi muito bem sucedido!

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir