terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Resumo do Futebol Botafoguense na Temporada de 2024

pesquisa de Claudio Falcão

(Arte: site oficial do Botafogo)

Na temporada de 2024, a terceira da SAF Botafogo, marcada pelas conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro de profissionais pelo Alvinegro, esta foi a campanha do Futebol do Glorioso:

Jogos – 75

Vitórias – 43

Empates – 19

Derrotas – 13

Gols Pró – 123

Gols Contra – 65

Saldo – 58

Artilheiros:

Júnior Santos – 20

Savarino – 14

Luiz Henrique – 12

Tiquinho Soares – 9

Eduardo -8

Ígor Jesus – 8

Jeffinho – 5

Bastos – 4

Cuiabano – 4

Danilo Barbosa – 3

Mateo Ponte – 3

Thiago Almada – 3

Gregore – 3

Lucas Halter – 2

Marlon Freitas – 2

Yarlen – 2

Kauê – 2

Hugo – 2

Carlos Alberto – 2

Matheus Martins – 2

Diego Hernández – 1

Janderson – 1

Raí – 1

Emerson Urso – 1

Sapata – 1

Tchê Tchê – 1

Jacob Montes – 1

Óscar Romero – 1

Marçal – 1

Alexander Barboza – 1

Adryelson – 1

Alex Telles – 1

Wagner Leonardo (E. C. Vitória – contra) – 1

Colocações:

Taça Guanabara – 5º lugar

Taça Rio – bicampeão (vaga na Copa do Brasil 2025)

Campeonato Estadual – 5º lugar

Copa do Brasil – eliminado na fase de oitavas de final

Copa Libertadores da América – campeão

Campeonato Brasileiro – campeão

Copa Intercontinental (Mundial de Clubes da FIFA) – eliminado na fase de quartas de final

Notas:

1) Títulos conquistados nos profissionais:

Taça Rio (março)

Copa Libertadores da América (novembro)

Campeonato Brasileiro (dezembro)

2) Títulos conquistados nas categorias de base:

Torneio Octávio Pinto Guimarães Sub-20 (novembro)

Taça Rio Sub-15 (novembro)

3) Título conquistado no Feminino:

Copa Rio Adulto (março)

9 comentários:

  1. Esta foi a temporada com o maior número de jogos que o Botafogo teve em sua história - ao menos contando apenas os 'oficiais', já que não me dei ao trabalho de pesquisar os extra-oficiais ano a ano e contabilizá-los.

    Até então, as temporadas com mais jogos haviam sido 2008 e 2017 - com 74 jogos cada - o que até impressiona já que, mesmo sendo ambas numa época do Carioca mais 'enxuto' e do Brasileiro de pontos corridos, o clube disputou 4 competições (Estadual, Copa do Brasil, Série A e Sulamericana, em 2008, e Libertadores, em 2017 - que, se tivesse vencido naquele ano somado ao Mundial da FIFA, teria chegado à impressionante casa dos 80 jogos na mesma temporada).

    Isto tudo apenas no que tange a jogos disputados, porque nos quesitos Vitórias / Gols Marcados / Saldo de Gols, por exemplo, 2024 foi isoladamente a temporada dos recordes absolutos do Botafogo.

    Por fim, falando de competições disputadas na mesma temporada, 2024 teve 5 (Estadual, Copa do Brasil, Série A, Libertadores e Intercontinental) o que, se considerarmos a Taça Cidade Maravilhosa e/ou a Copa dos Campeões da CONMEBOL faria da temporada 1996 ficar em pé de igualdade ou ainda à frente de 2024. De qualquer forma - a julgar pela estimativa de calendário - quando o Botafogo entrar em campo na sua primeira partida da Copa do Brasil ou do Mundial da FIFA no próximo ano, terá quebrado o novo recorde em número de competições na mesma temporada: 7. E, caso conquiste o bi da Libertadores, aí isso pode ir para surreais 8 competições na mesma temporada - caso o Intercontinental do próximo ano seja disputado ainda naquele.

    Com a devida licença poética: Há coisas que só acontecem com o... Calendário do futebol brasileiro, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas a título de complemento, o Botafogo disputou 77 partidas em 1996 e 76 jogos em 2008, mas em ambos os casos considerando-se também partidas amistosas.
      Em 2024, com 75 jogos oficiais (não houve amistosos no corrente ano), foi um tremendo recorde!

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Imagino que estes 2 jogos a mais em 2008 se refiram aos da 'Copa Peregrino'. Caramba, não fazia idéia de que 1996 havia tido tantas partidas, mas faz sentido porque, além da Taça Cidade Maravilhosa, Troféu Rio-Brasília e Copa Master da CONMEBOL, o Botafogo fez aquela excursão pelo Japão, Rússia e Espanha. Foi o ano do que considero o nosso título mundial, que não deve nada a nenhum torneio que leve este nome - nem mesmo à 1ª edição do Mundial da FIFA, vencido pelo convidado Corinthians. Aliás, até este tal Super Mundial a ser disputado nos EUA também tem equipe convidada... Enfim.

    Já que, contando apenas oficiais, 2024 foi o recorde de jogos, o amigo teria a relação completa, ou ao menos o 'top 10' das temporadas com o maior número de jogos em geral disputados pelo Botafogo?

    PS - Sigo aguardando o retorno da revitalizada taça de Campeão da CONMEBOL/Sul-Americana 1993 para acompanhar a da Libertadores no Panteão do Datafogo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho de pronto a relação das dez temporadas com mais partidas disputadas pelo Botafogo.
      Demandaria uma pesquisa.
      Mas é possível fazer essa contagem, ano a ano, na relação dos jogos do Botafogo publicada no site 'Futebol 80' (o link aparece aí na coluna lateral, nos blogs/sites favoritos).

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. E já ia me esquecendo de desejar um FELIZ 'ANO FOGO'!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem, por mais otimista que fosse, poderia imaginar que um ano após a decepção do final da temporada de 2023 estaríamos agora comemorando duas tão significativas conquistas, Libertadores e Brasileirão?

      Feliz 'Ano Fogo' pra todos nós!

      Excluir
  4. Esse Futebol 80 é muito bom. Pode servir de norte para o BFR. Aliás, ele continua esclarecendo situações inusitadas e específicas. Acho até que o Glorioso merece um almanaque com fichas dos jogadores e sumulas das partidas. Não lembro que tenha algo semelhante como outros clubes. Como Calouros do Ar, Ferroviário/CE, Cruzeiro, Internacional, São Paulo, Portuguesa de Desportos, Bangu, Vasco, "Curinga" paulista, "Urubu"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanilson.
      Não me lembrava que a sequência das partidas no 'Futebol 80' é numerada.
      Ou seja, dá para ser feita uma subtração de um ano para o outro, e ser contabilizado o número de partidas a cada temporada.
      E sobre a edição de um almanaque com as fichas técnicas das partidas do Botafogo através dos tempos, soube há alguns anos que dois pesquisadores estavam imbuídos dessa tarefa, mas havia muitas lacunas a serem preenchidas, e parece que o projeto não foi à frente.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  5. Se juntar o que já tem na rede - de vários sites e blogs (incluindo o Datafogo e o Mundo Botafogo: entre os principais) - seria um bom começo. PS: além do Federação Internacional de Estatísticas de Futebol.

    ResponderExcluir