quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Duas Formações do Botafogo em 2002

pesquisa de Claudio Falcão

A primeira imagem nos mostra a equipe do Botafogo que em 27/01/2002 derrotou o Palmeiras por 2 a 1, pelo Torneio Rio-São Paulo, sendo os nossos gols marcados por Alexandre e Dodô: Kléber, Júnior, Fabiano e Romeu; Cicinho, Carlos Alberto, Almir, Alexandre (Márcio Gomes) e Leonardo Inácio (Leandro Eugênio); Taílson (Ademílson) e Dodô.

Da esquerda para a direita, em pé: Kléber, ..., Júnior,
Fabiano, C. Alberto e Romeu; agachados: Alexandre,
Almir, Taílson, Cicinho, Leonardo Inácio e Dodô
(foto: @Juha Tamminen - imagem gentilmente cedida por Caíque Lacerda)

Concluímos com a formação do Botafogo que em 12/09/2002 foi goleada por 4 x 0 pelo Juventude (RS), pelo Campeonato Brasileiro: Carlos Germano, Nenzão (Sandro), Romeu e Cléberson; Galeano, Almir, Camacho (Esquerdinha) e Rubens Júnior; Lúcio, Rodrigão (Taílson) e Ademílson.

(Imagem: facebook.com/zefogareiro)

12 comentários:

  1. O ano da primeira queda se não falha minha memória "conturbada"...

    ResponderExcluir
  2. O ano de 2002 foi de extremos: Um primeiro semestre avassalador (com um time muito bom!), mas com um desmanche no plantel, desfecho "a la 2023", e um segundo semestre que começou mal e terminou péssimo como lembrou o comentário acima. A primeira queda foi uma síntese do que fôra a gestão Mauro Ney Palmeiro, a meu ver, ao lado da gestão Mufarrej, as piores desde a nossa 'redemocratização' (retorno à General Severiano). Lembrando que o Botafogo iniciou 2002 com o Bebeto de Freitas num cargo de auditoria, do qual seria expulso poucas semanas depois, foi quando nasceu a famosa história do broche.

    Por acaso estava no saudoso Maracanã nesta partida da primeira foto, sob um calor 'ensurdecedor'. O gol de Dodô foi o gol de falta mais bonito que já vi num estádio e bem na frente de onde eu estava.

    Lembro de um jogo, o único do Brasileiro daquele ano em que estive, em que vencemos do Gama por 1 a 0 com um gol chorado do traidor Galeano - o mesmo que, rodadas depois, perdeu propositadamente um pênalti contra o Palmeiras no Palestra mas que de nada adiantou pois ambos caíram juntos.

    A despeito dos uniformes amadores de várzea do início daquele ano, os oficiais da Finta eram bem bonitos e foram os últimos (até hoje) a ostentarem as estrelas acima do escudo - incluindo uma que só apareceu em 2002 referente ao Brasileirão de 1995.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova da grande mudança do time do primeiro para o segundo semestre pode ser verificada na comparação das escalações das equipes retratadas na postagem, onde só dois jogadores que iniciaram a partida em janeiro começaram no jogo de setembro (Romeu e Almir).
      Isso sem contar a sentida perda do artilheiro Dodô, que marcou 26 gols somente entre janeiro e junho daquele ano.
      Aproveito para lembrar que a camisa com as cinco estrelas, acima do escudo com a estrela solitária, ainda foi utilizada no primeiro semestre de 2003 (veja aqui: https://datafogo.blogspot.com/2015/06/as-estrelas-nas-camisas-do-futebol.html).

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
  3. O time da segunda foto dá pena, com Nenzão (nem lembro), Galeano (fraquíssimo), Cleberson (ô beque ruim!), Romeu (nem lembro), Rodrigão (não lembro), Rubens Júnior (nem lembro) e Ademílson (péssimo atacante). Elogios apenas para Camacho e Ademir, que fizeram uma ótima série B pelo clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Camacho e Almir, certo?
      Acrescento também o zagueiro Sandro, que entrou durante a partida da segunda foto, e que foi fundamental em 2003.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
  4. Conseguir uma foto rara do Botafogo,com Airton Beleza no comando do ataque Botafoguense.Você tem essa foto? É a primeira vez que vejo uma foto do Airton Beleza no Botafogo,já que raramente ele entrava jogando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Marcos.
      Consegui uma aqui, do Torneio Início de 1967.
      Acho que é do Jornal dos Sports.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
    2. Também tem no blog do Milton Neves essa foto do Airton Beleza posado no time do Torneio Início de 1967. Aparecem 3 jogadores agachados e não identificados. Cláudio, vê se você consegue a identificação deles. Acredito que o último agachado seria o Humberto Redes.

      Excluir
    3. Olá, Mauro.
      Tem a foto do time posado do Botafogo no Torneio Início de 1967 no Jornal dos Sports, 13/03/1977. É 1977 mesmo, pois fizeram uma reportagem a respeito de termos ficado 10 anos sem a disputa dessa competição.
      Identificação dos jogadores, da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Zé Carlos, Nei Conceição, Cao, Dimas e Waltencir; agachados: Paulinho, Carlos Roberto, Aírton Beleza, Rui Amoroso (irmão do Amoroso de 1961-1962) e Humberto Rêdes.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir