quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Uma Formação do Botafogo em 2001

pesquisa de Claudio Falcão

Para nós foi difícil conseguir a imagem de uma formação do Botafogo em 2001. A que apresentamos a seguir traz a equipe que em 12/08/2001 foi derrotada pela Ponte Preta por 3 a 1, em partida pelo Campeonato Brasileiro, marcando o zagueiro Dênis para o Alvinegro carioca: Wagner, Leonardo Moura, Sandro, Dênis e Leonardo Inácio; Leandro Ávila, Fabiano, Carlos Alberto (Leandro Eugênio) e Rodrigo; Cláudio (Geraldo) e Taílson (Daniel).

Da esquerda para a direita, em pé: Leonardo Moura,
Fabiano, Carlos Alberto, Dênis e Leandro Ávila; agachados:
Sandro, Taílson, Cláudio, Leonardo Inácio, Rodrigo e Wagner
(imagem: álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro 2001)

6 comentários:

  1. Parabéns pelo achado. Relíquia. Nem todos tem essa imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vanilson, a salvação foi o álbum de figurinhas.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
  2. Caramba, Cláudio! nunca imaginei que seria tão difícil encontrar uma formação do ano de 2001, em razão dos vários jogos disputados com as formações posadas para as lentes dos fotógrafos, o que ocorre em todos os jogos. Onde foram parar as fotos? Leonardo Moura, que depois ficou conhecido como Léo Moura, era chamado apenas de Leonardo quando estava no Botafogo. Só para citar alguns, o volante Carlos Alberto, oriundo da base, era alto e lento. Taílson. centroavante bem fraquinho. Leonardo Inácio, revelado pelo Flamengo, era um jogador técnico e promissor mas que nunca "estourou" no futebol. A ótima lembrança nesta foto é do zagueiro Sandro, que se identificou muito com nossa camisa e nossa torcida, sendo um grande cobrador de faltas, soltando petardos em direção ao gol adversário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Procurei bastante e também recorri a um amigo pesquisador, mas só 'apareceu' mesmo a imagem do álbum de figurinhas, veja só!
      Apenas um detalhe: apesar de tudo, o Taílson ainda foi o nosso artilheiro no ano de 2001, com 17 gols.

      Saudações Botafoguenses!

      Excluir
  3. Excelente a observação do Mauro. Eu mesmo me surpreendi quando o Cláudio disse ser uma raridade. Acho que na época a pindaiba, até aquela polêmica decisão com o América, influiu no "extravio" de fotos.

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que se salvou no Botafogo em 2001 foram os uniformes, muito modernos para a altura e de muito bom gosto, além de ostentarem a condecoração da FIFA. De resto, foi um ano pavoroso do início (com a surra de 4 a 1 para o SPFC numa quarta-feira de cinzas em pleno Maracanã) até a duríssima luta contra o rebaixamento, que já se ia tornando um costume, e que durou até a penúltima rodada onde fomos salvos pelo resultado e Palmeiras x Cruzeiro.

    Alguns elementos deste plantel seriam mantidos para o ano seguinte e dariam frutos naquele início meteórico de 2002, também comandados pelo Abel Braga que foi quem encerrou a temporada 2001 iniciada pelo pífio Sebastião Lazaroni.

    ResponderExcluir