quarta-feira, 21 de junho de 2023

Três Formações do Botafogo em 1985

pesquisa de Claudio Falcão

De início, temos a equipe do Botafogo que em 11/02/1985 derrotou o Flamengo por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), gols de Elói e Leiz: Luiz Carlos, Josimar, Marinho, Leiz e Wagner ‘Pepeta’; Ademir Fonseca, Alemão, Elói e Renato; Helinho e Baltazar (Antônio Carlos).

Da esquerda para a direita, em pé: Marinho, Alemão,
Leiz, Josimar, Luiz Carlos e Wagner 'Pepeta'; agachados:
Helinho, Renato, Baltazar, Elói e Ademir Fonseca

Adiante, a formação do Botafogo que atuou em um jogo por nós ainda não identificado (certamente uma partida amistosa), após o já mencionado Campeonato Brasileiro e antes da excursão à Europa, cuja primeira partida ocorreu a 31/07/1985.

Da esquerda para a direita, em pé: Gilberto, Luiz Carlos,
Leiz, Ademir Fonseca, Brasília e Rogério; agachados:
Josimar, Alemão, Petróleo, Baltazar e Suca
(imagem: 'by Zuzarte')

Concluímos com a equipe-base do Botafogo que conquistou o Torneio de Berna (Suíça), derrotando em 31/07/1985 o Young Boys (SUÍ) por 2 a 1, gols de Baltazar (2) e em 02/08/1985 o Borussia Mönchengladbach (ALE) por 5 a 0, marcando Baltazar (2), Petróleo, Elói e Alemão: Luiz Carlos, Josimar, Marinho, Oswaldo e Wagner ‘Pepeta’; Alemão, Elói e Renato; Baltazar, Petróleo e Antônio Carlos.

Da esquerda para a direita, em pé: Josimar, Marinho,
Luiz Carlos, Oswaldo, Alemão e Wagner 'Pepeta'; agachados:
Baltazar, Elói, Petróleo, Renato e Antônio Carlos

11 comentários:

  1. Gostaria de saber que fim levou o Estádio de Marechal Hermes.
    Ainda é do Botafogo? Está sendo utilizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, mas só sei informar que não vem sendo utilizado pelo Clube.

      Excluir
  2. Conheçe o Site Anotando Futbol?
    Tem centenas de fotos do Botafogo desde a sua fundação até 2016.
    Muitas fotos são inéditas.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pois é, após o Campeonato Brasileiro o Botafogo realizou, entre maio e julho, uma daquelas excursões 'bye bye Brasil', jogando no Norte, Nordeste e Sudeste, e tenho convicção que a segunda formação mostrada nesta postagem seja de uma destas partidas.
      Se algum leitor do blog puder nos ajudar a identificar qual a partida, agradecemos.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Com a colaboração do pesquisador botafoguense Pedro Varanda, temos a identificação do amistoso da foto nº 2: foi a 19/07/1985, penúltima partida da mencionada excursão, quando o Botafogo empatou em 0 a 0 com o Nacional, de Patos (PB), jogando no Estádio José Cavalcante, naquela cidade.
      Mias uma vez agradecemos ao Pedro.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Por lapso esqueci de comentar no post de 1984 que aquela equipe, que não se diferenciou muito da de 1985, venceu o Torneio de Genebra em cima do tradicional Everton FC, então campeão da FA Cup (Copa da Inglaterra) e que sagrar-se-ia campeão da UEFA Cup Winners Cup - conhecida por aqui erroneamente como "Recopa Européia" mas que, na realidade, era um torneio disputado apenas entre os europeus campeões das copas nacionais de seus respectivos países na temporada anterior. Inclusive, esse torneio (que em 1994 teve seu nome alterado para UEFA Cup Winners Cup) era o segundo mais importante do Velho Continente - mais até que a Copa da UEFA, que, a partir da temporada 1999/2000, incorporou esta competição que datava de 1960. Para se ter idéia, era o vencedor da Cup Winners Cup que disputava com o campeão da Champions League (que até 1992 chamava-se European Cup ou Taça/Copa Européia) o título da Super Copa da UEFA.

    Outra curiosidade ligada ao Glorioso é que a Juventus foi A ÚNICA equipe a levantar a Super Copa da UEFA tanto como campeão da Cup Winners Cup quanto da Champions League - feito que se deu justamente na temporada 96/97, mesma temporada em que o Botafogo a derrotou em La Coruña, conquistando o Troféu Teresa Herrera.

    O feito da vitória sobre o Everton em 1984 repetiu-se em 1988, quando o Botafogo derrotou o nosso "freguês" FC Barcelona em Mallorca.

    Já no trato da Copa da UEFA, mais precisamente de sua precursora, a Inter Cities Fairs Cup (ou Taça das Cidades com Feiras), também o Botafogo derrotou um campeão: Foi em 1967 na Venezuela, num daqueles troféus a que se resolveu clamar de "Mundial" há alguns anos. Ora, se houve algum torneio com porte de "Mundial" levantado pelo Botafogo, este foi o próprio Teresa Herrera '96 - não pelo torneio em si, de caráter amistoso e pré-temporada, mas pelo gabarito de seus adversários, que, aliás, a maioria dos campeões mundiais oficiais sequer enfrentaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, obrigado por partilhar conosco detalhes sobre as principais competições europeias de clubes.
      Pena não ter deixado aqui o seu nome.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  5. O zagueiro Carlos Alberto,promessa do Botafogo em meados da década de 60,teve prosseguimento no futebol?
    Sei que jogou até 1969,daí prá frente não encontrei mais registros dele como jogador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Marcos.
      Trata-se do zagueiro Carlos Alberto Lopes, campeão carioca de Aspirantes em 1965 e de Juvenis em 1966 pelo Botafogo.
      Chegou a atuar pelos profissionais do Alvinegro em 1967, e no mesmo ano pelo Madureira.
      Mais não tenho conhecimento sobre a carreira dele.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir