pesquisa de Claudio Falcão
Iniciamos com a
equipe base que interveio no Torneio Pentagonal do México, no mês de janeiro,
competição em que o Botafogo terminou em terceiro lugar: Cao, Moreira, Moisés,
Leônidas e Waltencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Rogério, Roberto,
Ferretti e Paulo Cézar.
Da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Cao, Leônidas, Moisés, Nei Conceição e Waltencir; agachados: Rogério, Carlos Roberto, Roberto, Ferretti e Paulo Cézar |
Temos a seguir a formação que empatou em 1 a 1 com o Fluminense a 11/04/1970, pela Taça Guanabara, marcando Careca para o Alvinegro: Cao, Moreira, Moisés, Queiroz e Waltencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Roberto Carlos (Binha), Ferretti, Betinho e Careca.
Da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Cao, Nei Conceição, Queiroz, Moisés e Waltencir; agachados: Roberto Carlos, Carlos Roberto, Ferretti, Betinho e Careca |
Em nova partida com o Fluminense, também pela Taça Guanabara, o Botafogo foi derrotado por 2 a 0 a 17/05/1970 formando assim: Cao, Moreira, Moisés, Leônidas e Waltencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha, Ferretti, Betinho e Botinha (Roberto Carlos).
Da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Cao, Moisés, Nei Conceição e Waltencir; agachados: Zequinha, Carlos Roberto, Ferretti, Betinho e Botinha |
Segue a equipe que derrotou por 2 a 1 o Fluminense a 23/08/1970, agora pelo Campeonato Carioca, com gols de Rogério e Jairzinho para o Glorioso: Ubirajara Motta, Moreira, Moisés, Leônidas e Waltencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Rogério), Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar.
Da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Ubirajara Motta, Nei Conceição, Moisés e Leônidas e Waltencir; agachados: Zequinha, Carlos Roberto, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar |
Temos aqui provavelmente a formação que derrotou por 2 a 1 o Atlético Paranaense, jogando no Estádio Belfort Duarte a 18/10/1970, pela Taça de Prata, sendo os gols alvinegros assinalados por Ferretti e Paulo Cézar: Ubirajara Motta, Moreira, Moisés, Leônidas e Waltencir; Nei Conceição e Paulo Cézar; Rogério (Zequinha), Ferretti, Nílson Dias e Torino (Careca).
Também pela Taça de Prata, Botafogo e Flamengo empataram em 0 a 0, em partida disputada a 25/10/1970, tendo o Alvinegro atuado assim: Ubirajara Motta, Moreira, Moisés, Leônidas e Waltencir; Nei Conceição e Paulo Cézar; Rogério (Zequinha), Roberto, Nílson Dias e Torino.
Da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Ubirajara Motta, Nei Conceição, Moisés, Leônidas e Waltencir; agachados: Rogério, Paulo Cézar, Roberto, Nílson Dias e Torino |
Encerrando a temporada, o Botafogo derrotou por 2 a 0 o ABC (RN), em partida amistosa realizada em Natal a 13/12/1970, com dois gols de Jairzinho, formando assim: Ubirajara Motta, Moreira (Mura), Chiquinho Pastor, Leônidas (Moisés) e Waltencir; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha, Ferretti (Torino), Jairzinho (Nílson Dias) e Paulo Cézar.
Ótimo resgate das formações ao longo do ano de 1970, Cláudio! Tenho muitas formações do Botafogo mas aqui tem algumas preciosidades que eu não tinha em meus arquivos. Notar que no início do ano, ainda tivemos a camisa com gola pólo e a partir de maio estrearam as novas camisas com gola olímpica ( redonda) que era uma tendência na época, vide a Seleção de 70. Notar que na primeira foto, de maio, o escudo está afixado exatamente em cima da listra branca. Já nas outras fotos subsequentes, algumas poucas camisas têm o escudo estampado na listra preta, ou seja, o fabricante não teve o cuidado de padronizar. Acredito que nessa época, as camisas eram confeccionadas pela malharia nacional chamada Campeã, assim como os demais clubes. As gigantes fábricas de material esportivo ainda não tinham chegado ao Brasil
ResponderExcluirOlá, Mauro.
ExcluirVocê observou bem que não havia uma padronização na confecção das camisas, pois às vezes tínhamos a listra central preta, às vezes a branca e até mesmo sem uma listra central.
Consequentemente, ora o escudo estava sobre a listra preta, ou sobre a listra branca e até mesmo entre as listras.
E pelo que me lembre, a Penalty e a Athleta já confeccionavam camisas para os nossos clubes por essa época, além da Campeã, que você mencionou. Apenas suas marcas não 'apareciam', só estavam mesmo nas etiquetas.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Você tem razão, Claudio, esqueci da marca Athleta. Acredito que ainda não havia a Penalty
ExcluirPois é, Mauro.
ExcluirVocê se esqueceu da Athleta e eu me esqueci da Hering, provavelmente a principal fornecedora da época.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Gostei das lembranças das marcas famosas nacionais. Uma observacao: Betinho e Botinha, se bem me engano, jogaram em times do Recife. Careca uma temporada no América de Natal.
ResponderExcluirSobre os jogadores mencionados:
ExcluirO capixaba Betinho saiu do Botafogo para o Santa Cruz (PE), e depois ainda atuou por Náutico e Sport.
Botinha também saiu do Botafogo para o Santa Cruz (acesse https://datafogo.blogspot.com/2020/07/o-lateral-esquerdo-botinha.html).
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Parabéns pelo aniversário do blog e pelo retorno da série das Formações, minha favorita. Traz até uma certa nostalgia pois me remete àquela fase da Libertadores e Copa do Brasil 2017 e Estadual e Sulamericana 2018, nossos últimos grandes momentos.
ResponderExcluirAnsioso para as formações os anos 1980, 1990 e 2000!
Aliás, estamos a 2 semanas das Bodas de Prata do nosso último título de alguma relevância (além das fronteiras do RJ).
Prezado leitor, obrigado pelas felicitações.
ExcluirQuanto à série 'Formações', a postagem sobre 1971 já está pronta e programada e agora estou trabalhando na de 1972.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Lembro vagamente do Betinho. Era centro avante? era oriundo de nossa base?
ResponderExcluirOlá, Mauro.
ExcluirEle atuava em algumas posições do ataque.
Veio em 1970 da Desportiva Ferroviária (ES) e aparece nessa postagem do DataFogo:
https://datafogo.blogspot.com/2014/05/jogadores-capixabas-no-botafogo.html
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Nem precisei copiar o link. Digitei "Botinha no Botafogo" e apareceu no Gugu. (rsrs)
ResponderExcluirÓtimo!
Excluir