sábado, 3 de dezembro de 2022

Futebol Botafoguense de Volta à Europa em 2022

pesquisa de Claudio Falcão

(Imagem: site oficial do Botafogo F.R.)

Depois de atuar em gramados europeus pela última vez em julho de 2008 na disputa da OBI Cup (Berna – Suíça), na ocasião representado por um elenco mesclando reservas e juniores, quando colocou-se em terceiro lugar, o Botafogo voltou a disputar neste sábado uma partida na Europa.

Desta vez com sua equipe principal, no Selhurst Park (Londres – Inglaterra), enfrentando o Crystal Palace F.C., da primeira divisão daquele país.

Jogadores na delegação botafoguense (23):

Lucas Perri, Douglas Borges e Igo Gabriel (goleiros); Rafael e Marçal (laterais); Adryelson, Víctor Cuesta, Joel Carli, Kanu e Philipe Sampaio (zagueiros); Tchê Tchê, Patrick de Paula, Lucas Fernandes, Gabriel Pires, Lucas Piazon, Jacob Montes e Bernardo Valim (sub-17) (meias); Jeffinho, Tiquinho Soares, Júnior Santos, Victor Sá, Gustavo Sauer e Luís Henrique (atacantes).

Técnico: Luís Castro.

Desfalques: Gatito Fernández, Daniel Borges, Kayque, Danilo Barbosa, Eduardo e Matheus Nascimento.

(Foto: Vítor Silva / BFR)

Ficha técnica:

BOTAFOGO 0 x 0 CRYSTAL PALACE F.C.

Data: 03/12/2022

Local: Estádio Selhurst Park, Londres

Competição: Amistoso

Arbitragem: Andre Marriner, auxiliado por Neil Davies e Edward Smart

Renda / Público: não informados (consta que foram vendidos mais de 1.000 ingressos para torcedores do Botafogo)

Botafogo: Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal (capitão); Tchê Tchê, Gabriel Pires (Patrick de Paula), Lucas Fernandes (Jacob Montes) e Gustavo Sauer (Júnior Santos); Tiquinho Soares (Victor Sá) e Jeffinho (Luís Henrique). Técnico: Luís Castro.

Crystal Palace: Guaita (Butland), Clyne (Grehan), Tomkins (Guéhi), Balmer (Phillips) e Riedewald (Adaramola); Hughes (Schlupp), Milivojević (Doucouré) e Olise (Mateta); Gordon (Wells-Morrisson), Edouard (Eze) e Zaha (Ebiowei). Técnico: Patrick Vieira.

Obs.: Lucas Perri, melhor jogador do Botafogo em campo, defendeu um pênalti cobrado por Zaha, aos 35’ (1º tempo).

[Fonte: FogãoNet.]

 

Lembrando que em 2023 o Alvinegro carioca estará de volta às competições internacionais, agora pela Copa Sul-Americana, competição que não disputava desde 2019.

É a marca do Clube da Estrela Solitária de novo em evidência no cenário internacional!

2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro jogo na Europa desde 1999, embora naquela altura os jogos tenham sido de apenas 45 minutos e, salvo engano, em campo reduzido, por ocasião do torneio de Centenário do Rapid Vienna. O Glorioso perdeu para a Roma por 1 a 0 e, na disputa pelo 3º lugar empatou por 0 a 0, como ontem com o Crystal Palace, mas com o Werder Bremen - tendo então derrotado a equipe alemã por 4 a 3 nos pênaltis.

    Uma curiosidade: A fase de grupos da Sul-Americana do ano que vem marcará quase a completude do Botafogo em fases dos principais torneios sul-americanos oficiais: Jogamos a Recopa '94 (jogo único); Em 2023 teremos jogado todas as fases* da Copa CONMEBOL/Copa Sul-Americana; E todas as fases da Libertadores, restando apenas a final desta, na qual (ainda) não chegamos.

    *Todas as fases que as equipes brasileiras podem disputar, o que não inclui a Primeira Fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, com a equipe principal a última vez que havíamos atuado em gramados europeus foi em 1999.
      Mas não podemos olvidar que em 2008 o Botafogo esteve representado na Suíça com uma equipe de suplentes, na disputa da OBI Cup, cujo título, caso tivesse sido conquistado, seria certamente contado como um título conquistado pelo Botafogo, tal qual o Pentagonal da Costa Rica (1986), onde também fomos representados por um elenco composto por suplentes e juniores.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir