sábado, 1 de outubro de 2022

Álbum de Figurinhas da Copa Conmebol 1993

por Claudio Falcão

Foi recentemente concluída a pré-venda do álbum de figurinhas sobre a participação e a conquista do Botafogo da edição de 1993 da Copa Conmebol.

Trata-se de um importante registro desse título internacional oficial do Glorioso, e aqui aproveitamos para lembrar que a Confederação Sul-Americana de Futebol está analisando uma possível equiparação da já extinta Copa Conmebol com a atual Copa Sul-Americana, o que resultaria em um aumento da pontuação do Botafogo no ranking continental.

Caso o leitor queira adquirir, numa segunda tiragem, esse verdadeiro documento histórico, constando do álbum propriamente dito e das figurinhas a serem coladas, entre em contato com o zagueiro André, campeão com o Clube naquela ocasião, através do seu Instagram @andresil.93 (https://www.instagram.com/andresil.93/).

Saudações Botafoguenses Campeãs!

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa!

    Fui introduzido ao Botafogo em 1989, ainda muito criança, sem entender o que era futebol mas maravilhado pelos festejos da quebra do jejum - que, por sinal, também na minha pueril inocência, não sabia o que significava - mas foi o título Sulamericano de 1993 que me sacramentou como botafoguense.

    Tendo crescido nos anos 90, talvez a última década em que álbuns de figurinhas eram o maior compêndio de imagens do qual se dispunha (descontando a revista Placar, o cor-de-rosa JSports e, depois, o Lance), penso que este registro 'vintage' é uma justiça com o passado, que será coroado com o reconhecimento oficial das competições pela CONMEBOL.

    Vale lembrar que o Glorioso foi o primeiro clube a disputar a Recopa Sul-Americana como campeão da Copa CONMEBOL/Sul-Americana. Nas décadas de 80 e 90 o jogo era entre o campeão da Libertadores e o campeão da Supercopa (torneio de critérios anacrônicos para prestigiar determinados clubes e confederações).

    Ademais, nosso apontamento à Copa CONMEBOL '93 deu-se pelo vice-campeonato brasileiro (no qual, inclusive, terminamos em 1º lugar na pontuação geral somadas ou não todas as fases). Isso só enobrece o torneio, ainda mais nestes tempos onde a Libertadores vai até o G9 e basta não ser rebaixado para já estar na Sulamericana.

    SAN

    PS - No próximo ano o Rio-SP '98 (nossa 'Copa dos Campeões' particular e peculiar) completará 25 anos. Será que vale um novo álbum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, muito interessante a sua análise.
      Esse período de dez anos que você mencionou (1989-1998) foi um verdadeiro resgate para a autoestima do torcedor botafoguense, castigado pelo fatídico período de 21 anos sem títulos oficiais no Futebol (com exceção do Torneio Início de 1977).
      Foram 3 campeonatos estaduais (1989-1990-1997), 1 campeonato brasileiro (1995) e 1 torneio Rio-São Paulo (1998), além do citado vice-campeonato nacional (1992), que nos habilitou à disputa da Copa Conmebol de 1993.
      E caso você queira acessar a nossa postagem sobre a Conmebol 1993, segue o link:
      https://datafogo.blogspot.com/2011/05/recordando-copa-conmebol-1993.html

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir