quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O Zagueiro Sandro, Símbolo da Garra Alvinegra

pesquisa de Claudio Falcão

O zagueiro Sandro, cujo nome completo é Sandro Barbosa Carneiro da Cunha, nasceu no Recife (PE) a 17 de fevereiro de 1973.

Iniciou sua carreira no Sport C. Recife, tendo o seu ‘passe’ sido negociado com o Santos F.C. (SP) em 1996, vindo deste para o Botafogo em 1999.

Estreia no Botafogo: 14/03/1999 – Botafogo 0 x 1 Friburguense A.C. – Campeonato Estadual – Maracanã – Botafogo: Wagner, Paulo César, Sandro, Bandoch e César Prates (Ronildo); Reidner, Válber, Caio e Rodrigo (Leonardo); Zé Carlos (Pontes) e Bebeto. Técnico: Valdir Espinosa. Nota: Sandro recebeu cartão vermelho.

Despedida: 30/05/2004 – Botafogo 0 x 4 C.R. Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro – Maracanã – Botafogo: Max, Márcio Gomes, Sandro, João Carlos e Daniel (Jorginho Paulista); Fernando, Túlio Lustosa, Carlos Alberto e Valdo (Camacho); Almir (Schwenck) e Luizão. Técnico: Mauro Galvão.

Pelo Botafogo jogou 183 partidas (1999 a 2004), assinalando 28 gols (pesquisa de Pedro Varanda).

Sandro encarnou a garra botafoguense, e embora não tenha conquistado títulos com a camisa do Glorioso, foi fundamental na campanha do Campeonato Brasileiro da Série B de 2003, quando o Clube da Estrela Solitária conquistou o vice-campeonato e consequentemente o acesso à Série A para o ano seguinte.

Em julho/2004 transferiu-se para o C.F. Belenenses (POR).

Atualmente Sandro faz parte da equipe de Futebol Master do Botafogo, e com ela conquistou a Copa Internacional Legends de 2019.

Leiam mais sobre Sandro em https://datafogo.blogspot.com/2014/04/jogadores-pernambucanos-no-botafogo.html e https://datafogo.blogspot.com/2016/04/jogadores-do-botafogo-transferidos-para.html.

[Fonte: O Globo.]

10 comentários:

  1. Se não me engano eh evangélico. Após encerrar a carreira esteve em um encontro de botafoguenses em Natal e no Oeste do Estado. A situação demonstrou que ficou no imaginário do torcedor.

    ResponderExcluir
  2. Podem dizer que é exagero mas, para aqueles que, como eu, cresceram 'mal acostumados' com a década na qual o clube conquistou seus títulos de maior expressão (anos 90), Sandro, na virada dos 90 pra 2000 e início da década, teve uma representação equivalente a que tivera Heleno de Freitas nos anos 40 para aqueles que consolidaram-se como botafoguenses nos anos 30.

    Para além desta tiveram outra semelhança: Não ganharam títulos, embora tenham sido os que mais mereceram tê-los.

    O gol de Sandro contra o clube assassino no Brasileiro de 1999 foi o que mais comemorei num estádio na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz análise do leitor, ao homenagear o zagueiro Sandro!
      Só não deixando aqui de recordar que a década de 1960 nos trouxe 4 campeonatos cariocas, 2 taças Guanabara, 3 torneios Rio-São Paulo e 1 Taça Brasil.
      Muito embora a mencionada década de 1990 nos tenha 'presenteado' com os títulos de maior expressão, como dito no comentário, a Copa Conmebol e o Campeonato Brasileiro, além de 2 campeonatos cariocas e 1 Torneio Rio-São Paulo.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Me lembro do pernambucano Sandro.Era um zagueiro vigoroso,além de ser um bom batedor de faltas.Tinha um chute muito potente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Zé Neto.
      E Sandro é o segundo maior zagueiro-artilheiro do Botafogo, com 28 gols, perdendo apenas para Juninho, que assinalou 29 gols em 166 jogos (ver https://datafogo.blogspot.com/2016/06/os-maiores-zagueiros-artilheiros-do.html).
      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. O piauiense carlinhos ainda continua no botafogo? Sei que ele teve uma contusão,mas não ouvi falar mais dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé Neto.
      O lateral Carlinhos continua vinculado ao Botafogo. Ele está se recuperando de uma cirurgia e ainda não está liberado para voltar a jogar.
      Aproveitando a oportunidade, localizei outro jogador piauiense que atuou pelo Botafogo:
      Pedrinho (Pedro de Alcântara de Souza Barros, goleiro, nascido em Teresina a 28/10/1948, emprestado pelo Bonsucesso F.C. entre setembro e dezembro/1979).

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir