quarta-feira, 20 de julho de 2022

O Lateral Edmílson

pesquisa de Claudio Falcão

(Imagem: Feirafogo -
Feira de Santana - BA)

Jogador que atuou em ambas as laterais pelo Botafogo, entre 1972 e 1974, Edmílson Machado da Silva, apelidado de Edmílson ‘Pombinho’, nasceu em Feira de Santana (BA) a 10 de setembro de 1951.

Veio do Galícia E.C. (BA) para o Glorioso em junho/1972.

Estreia no Botafogo: 24/06/1972 – Botafogo 0 x 2 C. Atlético Paranaense – Amistoso – Estádio Joaquim Américo (Curitiba) – Botafogo: Wendell, Edmílson (Luís Cláudio), Queiroz, Scala e Rildo; Nei Conceição e Dorinho; Nílson Dias, Ferretti, Luizinho (Carlos Roberto) e Tuca. Técnico: Tim.

Último jogo pelo Botafogo: 17/12/1974 – Botafogo 1 x 3 Goiás E.C. – Amistoso – Estádio Pedro Ludovico (Goiânia) – Botafogo: Wendell, Miranda, Chiquinho, Osmar e Marinho Chagas; Ademir Vicente (Edmílson) e Artur; Rogério, Zair (Ferretti), Nílson Dias e Dirceu. Técnico: Admildo Chirol. Gol do Botafogo: Zair.

Foi emprestado ao Paysandu S.C. (PA) em janeiro/1975.

Retornou em janeiro/1976 ao Botafogo, porém não mais atuou pelo Clube, transferindo-se para o América F.C. (RJ) em abril/1976.

Em 1977 firmou contrato com o E.C. Bahia, clube pelo qual conquistou três títulos de campeão baiano em sequência (1977-1978-1979) (https://obaheanahistoria.blogspot.com/2014/09/edmilson.html).

Edmílson, embora não tivesse conquistado títulos pelo Glorioso, fez parte do elenco do Clube na disputa do Campeonato Brasileiro de 1972 (vice-campeão) e da Copa Libertadores da América de 1973.

É graduado em Educação Física.

Acesse também: https://datafogo.blogspot.com/2014/08/jogadores-baianos-no-botafogo.html.

[Fonte: Jornal dos Sports.]

11 comentários:

  1. Ótima lembrança mas não me recordo deste Edmílson. Sempre reputarei como ótima postagem jogadores que não marcaram tanto a sua presença em nosso clube, vez que alguns torcedores podem deles se lembrar com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Bom que gostou.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. A postagem dos jogadores se torna essencial para se recordar os menos famosos para os jovens que não acompanharam. Esses jogadores eram da época que a gente só conhecia o nome pelo radio. Hoje qualwuer boleiro ligo ganha fama com a internet, que deu maior visibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a opinião do leitor.
      E pode aguardar, que novas 'biografias' estão por vir.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Folheando a minha coleçao da revista placar,encontrei uma reportagem com o ex-zagueiro miltão(que vinha da base),e que ficou pouco tempo no botafogo.Gostaria de saber a sequençia de sua carreira no futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé Neto.
      Só sei informar que o ex-zagueiro Miltão (Mílton dos Santos Cabral), bicampeão estadual de Juvenis (Sub-20) em 1977-1978, tinha contrato com o Botafogo até junho/1981, e que em setembro do mesmo ano já estava atuando pelo Moto Club (MA), tendo inclusive enfrentado o Alvinegro carioca em uma partida amistosa em 17/09, que terminou empatada em 1 a 1.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Zé Neto, mais uma informação colhida sobre a carreira de Miltão: em janeiro/1982, ao retornar do seu empréstimo ao Moto Club, ele recebeu passe livre do Botafogo.
      No entanto, não consegui localizar a que clube ele se filiou.

      Excluir
  4. O site O Gol relaciona Milton dos Santos com cinco jogos pelo Glorioso em 1980. Portanto antes de se transferir para o Moto. Assim fica mais fácil o editor do blog verificar nas fichas botafoguense.

    ResponderExcluir
  5. Me lembro do lateral edmilson,através do tabelão da revista placar.Porém sua fisionomia,só fui conhecer,quando foi contratado pelo bahia,numa reportagem da mesma revista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, Zé Neto.
      E aí na postagem temos sua foto com a camisa do Glorioso.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir