quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nomes que se repetem em Jogadores do Botafogo – Joel

pesquisa de Claudio Falcão

Jogadores que atuaram pelo Botafogo com o nome de Joel, encontrados nesta pesquisa:

. Joel Antônio Martins (PD) – 1951; campeão do Torneio Triangular de Porto Alegre e do Torneio Municipal (ambos em 1951).

1951

. Joel de Souza Martins (A) – 1955.

. Joel Martins da Fonseca (LD) – 1962-1968; três vezes campeão do Torneio Rio-São Paulo (1962, 1964 e 1966), duas vezes campeão carioca (1962 e 1967) e campeão do Torneio Início (1962), além dos torneios Pentagonal do México (1962), Governador Magalhães Pinto (Belo Horizonte), Jubileu de Ouro da Associação de Futebol (La Paz) e Quadrangular do Suriname (os três em 1964), Círculo de Periódicos Esportivos (Caracas), Carranza (Buenos Aires) e Quadrangular de Teresina (os três em 1966) e Triangular de Caracas (1967). Como treinador do Botafogo, foi bicampeão carioca de Juvenis (atuais Juniores – Sub-20, 1977-1978) e campeão carioca de profissionais (1990). Leia mais em https://datafogo.blogspot.com/2011/02/joel-martins-o-lateral-varias-vezes.html.

1963

. Joel Carli (argentino) (Z) – 2016-2020 e 2021 – Mauro Joel Carli ; campeão estadual (2018).

2019

. Joel (camaronês) (A) – 2017 – Diederrick Joel Tagueu Tadjo.

Joel 2017
(crédito: atribunarj.com.br)

9 comentários:

  1. Caramba, Claudio, os três brasileiros são Joel Martins...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Caíque.
      Isso às vezes causa alguma confusão.
      A sorte é que os três atuaram em épocas diferentes pelo Botafogo.
      Mas há alguns anos, quando anunciaram o falecimento do Joel Antônio Martins (PD), houve associação com o nome do Joel Martins da Fonseca (LD), pois este continuava ligado ao Futebol, atuando como treinador.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Destes quatro Joel, sem dúvida nenhuma, o mais conhecido e vitorioso foi o ex lateral direito e treinador, Joel Martins da Fonseca. Tem uma linda trajetória dentro do clube como jogador e foi o treinador bi campeão carioca em 1990, comandando o time somente na partida decisiva contra o Vasco da Gama, após o treinador Edu Coimbra ter aceitado uma proposta do Vera Cruz, do México. Acredito que tenha sido o único treinador campeão, comandando um time em uma única partida. Joel ainda é vivo, estando hoje com 86 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      E veja quantos títulos Joel Martins da Fonseca conquistou pelo Botafogo!

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. O ponteiro direito Joel Antônio Martins, tem a sua trajetória de jogador amplamente ligada ao Flamengo. Na Copa de 1958, foi titular nos dois primeiros jogos, contra Áustria e Inglaterra, sendo depois barrado por Garrincha, a pedido dos mais experientes do grupo, mudança essa, fundamental na conquista daquele primeiro título mundial. Procurei em sites e fotologs alguma foto de Joel posado com a camisa do Botafogo e não encontrei. Em todas as fotos ele está com a camisa do Flamengo, da Seleção Brasileira ou da Seleção Carioca. Joel Carli teve sua importância no título carioca de 2018 e na liderança que sempre exerceu. O problema sempre foi reclamações em excesso junto a arbitragem, sempre recebendo muitos cartões amarelos. Seu retorno se deve apenas a dívida trabalhista e sua amortização ao longo do atual contrato. Já esse Joel camaronês, em minha avaliação, é como se fosse uma mosca que passou pelo clube e ninguém notou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mauro.
      E mesmo nessa figurinha que consegui pra ilustrar a postagem, Joel Antônio Martins estava equivocadamente identificado como Paraguaio (veja só!), tendo então que retificar pra poder publicar.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Joel Antonio Martins foi campeão do mundo em 1958(Começou jogando,mas perdeu a posição para garrincha).
    Teve grande destaque no flamengo,sendo tri-campeão carioca em 53,54,55.
    Ainda bem,que foi para o flamengo,dando a oportunidade para garrincha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Zé Neto.
      E a saída dele para o Fla foi motivo de atrito entre as diretorias de ambos os clubes, com o pessoal do Botafogo acusando os rubro-negros de aliciamento do atleta.
      Mas o troco parece que foi dado em 1963, quando Jair Félix, mais conhecido como Jair Bala, deixou a Gávea, vindo para General Severiano.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir