quarta-feira, 21 de abril de 2021

Nomes que se repetem em Jogadores do Botafogo – Ademir

pesquisa de Claudio Falcão

Tais foram os jogadores com o nome de Ademir, que jogaram pelo Glorioso.

. Ademir Vicente (lateral, meio-campo e ponteiro) – 1972 a 1978; campeão das taças Augusto Pereira da Motta (1975) e José Wander Rodrigues Mendes (1976) e do Torneio Início do Rio de Janeiro (1977) (leia mais em https://datafogo.blogspot.com/2016/09/o-curinga-ademir-vicente.html).

Ademir Vicente 1977

. Ademir de Jesus Lobo (meio-campo) – 1978 a 1982.

Ademir Lobo 1979

. Ademir Fonseca (meio-campo) – 1983 a 1986; campeão do Torneio de Genebra (1984) e do Torneio de Berna (Philips Cup – 1985).

Ademir Fonseca

Nota: Também tivemos um outro Ademir no Botafogo, este atuando nas categorias de base, Ademir Maia Gomury (meio-campo), campeão carioca de juvenis em 1966.

12 comentários:

  1. Boa pesquisa, Cláudio. Curioso, Ademir é um nome meio que comum e tivemos poucos jogadores com este nome. Vi os três jogarem e em minha avaliação, o melhor deles foi o falecido Ademir Vicente, dotado de boa técnica e marcador implacável do Zico. Veio do Comercial de Ribeirão Preto. Ademir Lobo veio da base e era um jogador mediano, mas dava conta do recado naquele ótimo time de 1981, compondo o meio campo com Mendonça. O mais fraco foi Ademir Fonseca, que também veio da base e que jogava como cabeça de área e eventualmente quebrava o galho como zagueiro. Atualmente é treinador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, Mauro, o mais destacado foi o Ademir Vicente.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. No robertao de 1969 se não me engano jogou um ademir,acho que não era nenhum dos três.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé Neto.
      Caso tenha essa confirmação, faça a gentileza de passar pra nós, certo?

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. NO livro,comerçial uma paixao centenária,consta que ademir vicente veio para o Botafogo em 1968.Na época era conheçido como ademirzinho.
    Mas é do meu conheçimento que ele chegou em 1972.
    Mas e esse ademir que jogou quatro jogos no robertao de 1969,inclusive o ultimo jogo do Botafogo na competição,quem será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé Neto.
      De fato, Ademir Vicente só veio para o Botafogo em 1972. Há inclusive uma reportagem na revista do Clube sobre a chegada dele.
      Já com relação ao Ademir de 1969, constatei que realmente houve um Ademir que atuou pelo menos nos dois últimos jogos da Taça de Prata daquele ano, ambos no mês de dezembro. E era um jogador de meio-campo.
      Penso que poderia ser o Ademir Maia Gomury, que foi campeão carioca de Juvenis em 1966, e que em 1969 ainda estava vinculado ao Botafogo. Mas não posso confirmar, pelo menos por enquanto.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Realmente é esse mesmo,ficou no botafogo até 1970.EM 1971 foi para o América-MG,onde ficou até 1972.Daí pra frente não encontrei registro dele no futebol.
    Acho que já morreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir Maia Gomury faleceu em março/2012, aos 64 anos, sendo sepultado em Três Rios (RJ).
      Fonte: Tribuna de Minas (Juiz de Fora - MG), 29/03/2012.

      Excluir
    2. Parece que está confirmado este outro Ademir Maia Gomury. Difícil será achar uma foto dele posado com o time. Se ele entrou no segundo tempo dos jogos, aí será impossível.

      Excluir
    3. Mauro, tudo indica tratar-se mesmo deste Ademir.
      Com relação a uma foto dele com o time posado, verifiquei que Ademir começou jogando na partida Botafogo 1 x 1 Fla (Taça GB - 13/07/1969), como terceiro homem de meio-campo.
      Quem sabe alguém teria a foto do time formado nesse jogo?

      Excluir
  5. Boa noite , me chamo Bruno Sanseverino gomury, filho do Ademir Maia gomury .entre 66 e 69 meu pai estava atuando no Botafogo, se não me engano , nos anos seguintes , defendeu América MG e sport recife .

    tenho alguma fotos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bruno.
      Obrigado por nos confirmar que seu pai, Ademir Maia Gomury, esteve vinculado ao Botafogo entre 1966 e 1969.

      Saudações esportivas!

      Excluir