domingo, 5 de maio de 2019

Seria Hoje o Aniversário de 73 Anos de Beth Carvalho

por Claudio Falcão

Homenagem da torcida botafoguense à cantora Beth Carvalho
(foto: Vítor Silva / Botafogo - 02/05/2019)

Faleceu na tarde da última terça-feira, no Rio de Janeiro, a cantora Beth Carvalho, a ‘Madrinha do Samba’, de notórias ligações com o nosso Botafogo de Futebol e Regatas, e que neste domingo estaria completando 73 anos de idade.

Beth, cujo nome completo era Elizabeth Santos Leal de Carvalho, nascida a 5 de maio de 1946 no bairro da Gamboa, Rio de Janeiro, ainda foi responsável pela revelação de diversos compositores e cantores hoje consagrados, ligados ao mundo do samba, dentre eles o também botafoguense Zeca Pagodinho.

Sua afinidade com o Botafogo foi materializada na composição ‘Botafogo Campeão’ (também conhecida como ‘Esse é o Botafogo que eu gosto’), de Elias da Silva, Pedro Russo e Maurício Izidoro, gravada em 1989, numa homenagem de Beth ao seu Clube de coração.

Deve ainda ser lembrado que Beth Carvalho gravou, juntamente com os alvinegros Cláudio Zoli, Ed Motta e Eduardo Dussek, o popular Hino do Botafogo, de Lamartine Babo, em disco lançado pela revista ‘Placar’.

No dia de sua morte, 30 de abril, o Clube hasteou sua bandeira a meio mastro, decretando luto oficial por três dias e em 1º de maio seu corpo foi velado no Salão Nobre da sede de General Severiano, sendo em seguida conduzido ao crematório do Caju.

Beth Carvalho na revista Botafogo (órgão informativo
do Botafogo F.R.), nº 234 - julho-setembro/1978)

Parabéns, Beth Carvalho, pela sua notável carreira de mais de 50 anos, e que descanse em paz!

4 comentários:

  1. Esta era Botafoguense da gema mesmo... Grande saudade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Sydney.
      Foi uma grande perda para todos nós.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Ela compôs a música mais bonita em homenagem ao Botafogo, como bem lembrado acima "Esse é o Botafogo que eu gosto", que sempre embala as nossas conquistas e tocada nas rádios cariocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E há dois dias atrás teria completado 75 anos de idade.
      Salve Beth Carvalho, a eterna 'Enamorada do Sambão'!

      Excluir