quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Algumas Formações do Botafogo em 1948

pesquisa de Claudio Falcão

O leitor poderá observar que o Clube manteve para o início de 1948 as camisas abotoadas de cima a baixo, introduzidas no ano anterior, passando então para as camisas de malha, pela primeira vez com números às costas, por ocasião da estreia no Campeonato Carioca, e sempre com os calções brancos.

Começamos com a imagem da delegação do Botafogo, posando antes da partida contra o El Litoral (BOL), realizada em La Paz a 11/04/1948, com vitória alvinegra por 3 a 1, gols de Octavio (2) e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Temos adiante a imagem da formação botafoguense que interveio em partida contra o C.R. Flamengo, pelo Torneio Municipal, realizada nas Laranjeiras a 25/04/1948: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Sarno; Adão, Nílton e Juvenal; Calvet, Geninho, Octavio, Oswaldinho e Reynaldo.

Da esquerda para a direita, em pé: Sarno, Oswaldo 'Baliza',
Gérson, Adão, Nílton e Juvenal; agachados: Calvet,
Geninho, Octavio, Oswaldinho e Reynaldo

(imagem: Esporte Ilustrado)

Em 20/06/1948, na despedida do Torneio Municipal, empatamos em 1 a 1 com o Fluminense F.C., em São Januário, gol de Octavio, com a seguinte equipe: Oswaldo ‘Baliza’, Marinho e Nílton Santos; Rubinho, Nílton e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Zezinho, Octavio e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Agora a formação do Botafogo que atuou pelo Torneio Início, realizado a 04/07/1948 em General Severiano: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Sarno; Marinho, Nílton e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Zezinho, Octavio e Demósthenes.

(Imagem: Esporte Ilustrado)

Concluímos com a imagem da equipe do Glorioso que a 12/12/1948 conquistou brilhantemente o Campeonato Carioca, derrotando em General Severiano o C.R. Vasco da Gama por 3 a 1, sendo os nossos gols marcados por Paraguaio, Braguinha e Octavio: Oswaldo ‘Baliza’, Gérson e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octavio e Braguinha.

Da esquerda para a direita, em pé: Gérson, Oswaldo 'Baliza',
Nílton Santos, Rubinho, Ávila e Juvenal; agachados:
Paraguaio, Geninho, Pirillo, Octavio e Braguinha

(imagem: revista 'O Cruzeiro')

Nenhum comentário:

Postar um comentário