domingo, 2 de novembro de 2014

Caricatura 09 – Rogério Lantres

por Claudio Falcão

Hoje são exibidas duas caricaturas do antigo ponteiro-esquerdo do selecionado português Rogério Lantres de Carvalho, que veio do Benfica para o Botafogo em julho/1947, tendo atuado em apenas oito partidas pelo Glorioso, sendo cinco delas pelo campeonato carioca daquele ano e três amistosos.

Não teve o seu contrato renovado para a temporada seguinte e retornou ao seu país.

[Fonte: O Futebol no Botafogo – 1904-1950, de Alceu Mendes de Oliveira Castro.]

Ano: 1947
(imagem: Jornal dos Sports)

Rogério e Teixeirinha
Caricaturista:
 Gammaro – 1947
(fonte: A Noite)

7 comentários:

  1. Olá, Cláudio! Saudações alvinegras!
    Estou realizando uma pesquisa particular sobre o Eduardo Alexander e gostaria de consultar o seu acervo, se possível. Ele é o bisavô de minha esposa. Tataravô das minhas filhas.

    Descobrimos que ele fez parte da história do clube que amamos. Consta como membro da comissão técnica e está presente numa foto clássica com os fundadores e primeiros sócios. Também fez parte o Fernando Alexander, seu irmão. Não sabemos muito, mas gostaríamos de saber.

    Segue um trecho retirado de outro post http://mundobotafogo.blogspot.com.br/2008/01/sem-campo-sem-sede-e-com-12-scios.html
    :
    Rapidamente se formou uma Comissão composta por Alfredo Couto, Paulo Martins, Eduardo Alexander, Luiz Rebelo e Eduardo Mota Júnior, que ‘decidiu’ que um local abandonado e pertencente à Saúde Pública seria a nova casa do Botafogo. Mesmo sabendo-se que o Governo pretendia erguer aí a Universidade Brasil, estes ilustres botafoguenses interferiram nas esferas do poder e Rivadávia Corrêa, Ministro da Justiça, acedeu a alugar o terreno por 300 mil-réis mensais.

    Foi assim que o clube se instalou em General Severiano."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vítor.

      Não sei se era exatamente isto o que você queria, mas dando uma rápida busca on-line na coleção de antigos periódicos da Biblioteca Nacional, encontrei algumas referências sobre Eduardo Alexander:
      1 – Casamento dele com Beatriz Albertina Nunes, filha de Joaquim Nunes, em final de outubro (ou primeiros dias de novembro?) de 1919, na 2ª Pretoria Cível, Rio de Janeiro.
      2 – Anúncio de missa de 7º dia, pela alma de Olga Alexander de Salles Guerra (mulher de Roberto de Salles Guerra), filha de Eduardo Frederico Alexander e de Sophia Alexander, e irmã de Fernando e Eduardo Alexander (30/10/1918).
      3 – Anúncio de missa de 7º dia, pela alma de Sophia Alexander (20/12/1923), mulher de Eduardo Frederico e mãe de Fernando e de Eduardo Alexander.
      4 – Eduardo Frederico Alexander (pai de Eduardo Alexander) era professor, tradutor público das línguas inglesa, espanhola, francesa, alemã, etc., além de intérprete comercial juramentado no Rio de Janeiro; falecido no Rio de Janeiro em 17/04/1925.
      5 – Eduardo Alexander (filho de Eduardo Frederico) era sócio na firma E. Alexander & Co., de comércio de tecidos por atacado (1935, ainda em 1946 e 1954). Por curiosidade, também era sócio da firma o goleiro campeão carioca de 1910, Ernest Harold Coggin.
      6 – Beatriz Nunes Alexander, mulher de Eduardo, faleceu em junho de 1946 (missa de 7º dia em 11/06/1946).
      7 – Eduardo faleceu no Rio de Janeiro em 27 de outubro de 1954 (missa de 7º dia em 04/11/1954). Ele e Beatriz tinham um filho chamado Carlos Alberto Alexander.
      Caso queira cópias digitalizadas do material que encontrei, retorne aqui aos ‘comentários’, informando seu endereço eletrônico, que terei o prazer de enviá-las.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Gostaria dessas cópias, caso ainda as possua. Meu endereço eletrônico é toi.v.toi@gmail.com

      Excluir
    3. Lamento, Vítor, mas como passou muito tempo, acabei descartando as imagens.
      Você poderia resgatá-las acessando o link da Hemeroteca Digital Brasileira:
      http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx
      Coloque "eduardo alexander" (assim mesmo, entre aspas) na busca por palavras a pesquisar, em jornais do Rio de Janeiro, nas décadas que possam lhe interessar, que certamente vai encontrar.

      Boa Sorte!

      Excluir
    4. Muito obrigado pela gentileza. A partir das tuas buscas e do endereço da Biblioteca Nacional eu consegui mais material e até uma foto dele bem grande que foi publicada no periódico Fon Fon, sobre a viagem dele a Buenos Aires.

      Excluir
    5. De nada, Vítor.
      Que bom que você conseguiu reunir mais material em sua pesquisa nos periódicos de época, no site da Biblioteca Nacional.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir