sábado, 11 de agosto de 2012

Lançamento do livro 'Garrincha x Pelé: a Influência da Mídia na Carreira de um Jogador'

Transcrito da edição on-line de hoje do jornal 'Tribuna de Minas', de Juiz de Fora (MG)

Livro propõe 'duelo' Garrincha x Pelé

Eles foram companheiros. Brilharam no primeiro título do futebol brasileiro na Copa de 1958. Com a contusão de um, o outro foi o principal responsável pelo bi mundial em 1962. A situação se inverteu em 1970, quando o outro estava distante da Seleção e o um foi a estrela do tri, no México. Se enfrentaram várias vezes nos áureos tempos de Santos e Botafogo. Mas quem levaria a melhor em um duelo individual, onde apenas Pelé, Garrincha e uma bola estivessem em campo? Essa é a proposta do livro "Garrincha x Pelé: a influência da mídia na carreira de um jogador", que o jornalista Filipe Mostaro lança hoje, às 14h, no Mercearia Gastrô, no Bairro Alto dos Passos.

O embate começou a tomar forma em 2005, quando Mostaro apresentou sua tese de conclusão de curso na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. "Sempre escutei de meu pai e dos meus tios que o Garrincha havia sido o maior jogador de todos os tempos. Por outro lado, a mídia apontava Pelé. Essa dúvida norteou meu estudo."

Para responder o irrespondível, Mostaro utilizou os meios de comunicação como pano de fundo. "Quando Garrincha parou, a mídia passou a explorar os problemas de sua vida particular, como o alcoolismo e o caso com a cantora Elza Soares. Ele jogou mais na 'Era do Rádio', então fica difícil provar que ele foi melhor. Por outro lado, Pelé teve a TV como aliada."

Durante os últimos anos, o autor trabalhou na atualização do projeto original. "Revi dados e tracei paralelos com jogadores como Neymar e Ronaldo. Também analisei a história dos dois no cinema, nos filmes 'Pelé eterno' e 'Garrincha - Estrela Solitária'". Após tanto tempo debruçado sobre o tema, Mostaro garante que o livro apresenta uma resposta diferente do senso comum. "Tenho meu ponto de vista, que vai ficar claro para aqueles que lerem o livro", promete o autor, em tom de mistério.

(Nota: O trecho em negrito foi destacado pelo editor do blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário