quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mais Um Atleta Médico do Botafogo: Ariel Nogueira

pesquisa de Claudio Falcão

Lendo recentemente uma entrevista com o antigo jogador Nariz, publicada em 1977 na revista ‘Placar’, numa matéria intitulada ‘O Pai da Medicina Esportiva’, por ocasião da fundação da Sociedade Brasileira de Médicos de Futebol, tomei ciência de que no Botafogo dos anos 1930 atuou, além do próprio Nariz e de Carlos Carvalho Leite, outro atleta médico, o médio Ariel.


Ariel Augusto Nogueira, seu nome completo, nasceu em Petrópolis (RJ) a 22 de fevereiro de 1910, chegando ao Botafogo em 1929, na mesma ocasião que os irmãos Carlos e Fernando Carvalho Leite e que Heitor Canalli, todos oriundos do Petropolitano F.C.

Foi campeão carioca pelo Alvinegro em 1932-1933-1934, abandonando o futebol no início de 1935, por motivo de contusão.

Fez parte da delegação brasileira à Copa do Mundo de 1934 (Itália).

Ainda consta seu nome no site do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), com seu nº de registro e a informação “falecido”.

Nota: eleva-se para dez o número de atletas médicos que atuaram no futebol botafoguense, que são do meu conhecimento, quais sejam, Rolando de Lamare, Lauro Sodré, Henrique de Moura Costa, Palamone, Ariel, Carvalho Leite, Nariz, Renê Mendonça, Paulinho Tovar e Afonsinho.

[Fontes: O Futebol no Botafogo – 1904-1950’, de Alceu Mendes de Oliveira Castro; Revista Placar, nº 370, de 27/05/1977, págs. 38-39 e site do CREMERJ.]

8 comentários:

  1. Boa tarde! Fiquei feliz por ver este pequeno, mas significativo post publicado. Faço pesquisa sobre o Ariel há um tempo e gostaria de ter mais informações sobre ele. Meu e-mail é lpissurno@gmail.com Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leonni.

    Posso acrescentar, baseado no livro de Alceu M. O. Castro, que Ariel atuou pelo Botafogo em 12 jogos (assinalando 1 gol) no Campeonato Carioca de 2ºs quadros de 1930; em 7 jogos no Campeonato Carioca de 1ºs quadros e em 11 partidas no de 2ºs quadros, além do 1º jogo contra o Corinthians Paulista, pela Copa dos Campeões Rio-São Paulo, em 1931; em 5 jogos no Campeonato Carioca e em 3 pelo Torneio Preparatório, ambos de 1ºs quadros, em 1932; em 17 partidas no Campeonato Carioca de 1ºs quadros de 1933 e em 4 jogos no Campeonato Carioca de 1ºs quadros de 1934. Isto sem relacionar as partidas amistosas.

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  3. Caros botafoguenses,

    Nosso blog promove a seção "Análise de Elenco" e gostaríamos de convidar todos os torcedores para acompanharem nossa análise e deixarem seu registro.

    Sua opinião é muito importante para nós.

    Hoje, especialmente, fizemos um post especial sobre Jobson, o qual também estendemos o convite para leitura e registros.


    Abraços.
    Gabriel Casaqui
    http://obotecoesportivo.blogspot.com.br/2012/04/depois-o-botafogo-reclama.html
    @botecoesportivo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gabriel.
    Visitei seu blog, por sinal muito bem elaborado, e li atentamente a postagem relativa ao Jóbson.
    É um jogador de muito talento, mas a cada indisciplina que comete é mais uma porta que se fecha para ele.
    Já teve oportunidades em outros clubes e não as aproveitou, mas o Botafogo o 'repatriou', mantendo-o em tratamento e em treinamento, no período do cumprimento de sua pena disciplinar, apostando nas qualidades do jogador.
    Acredito que a grande prova será a disputa do Campeonato Brasileiro.
    Espero que ele não nos decepcione mais uma vez...

    Saudações esportivas!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.

    Ariel Augusto Nogueira disputou 64 jogos pelo Botafogo entre 1929 e 1935.

    ESTREIA:
    BOTAFOGO 4 x 2 COMBINADO DA AMEA “B”
    Data: 14 / 09 / 1929
    Local: Laranjeiras, Rio de Janeiro
    Árbitro: Cid Corrêa
    Competição: Amistoso, à noite
    Gols: os do Combinado ? (1° tempo); Jujú (2), C. Burlamaqui e Paulinho (2° tempo);
    Botafogo: Germano, Allemão e Fernando Leite; C. Burlamaqui, ARIEL e Canalli; Álvaro, Paulinho, Juca da Praia, Carvalho Leite e Jujú
    Combinado da AMEA “B”: Velloso (Flu), Hermínio (Fla) e Rodrigues (SC Brasil); Favorino I (Fla), Favorino II (Fla) e Ivan Mariz (Flu); Drolhe (Flu), Meirelles (Flu), Alfredinho (Flu), Doca (São Cristóvão) e De Mori (Flu)
    Fontes: Jornal do Brasil e O Jornal

    ÚLTIMA PARTIDA:
    BOTAFOGO 2 x 4 RIVER PLATE (ARG)
    Data: 03 / 02 / 1935
    Local: São Januário (Rio de Janeiro)
    Competição: Amistoso
    Botafogo: Victor, Sylvio Hoffmann e Nariz; ARIEL, Martim e Canalli; Álvaro, Waldemar de Britto, Carvalho Leite (Armandinho), Arthur e Patesko. Gols: Álvaro e Waldemar de Britto.
    Fonte: O Futebol no Botafogo

    Saudações Botafoguenses.

    ResponderExcluir
  6. Grato, amigo, pelas informações complementares fornecidas.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
  7. Ariel e Atila foram os botafoguenses na Copa de 1934. Existe um quadro em General Severiano com a relação de todos o jogadores do Botafogo nas Copas, mas não tem a foto do Ariel e nem do Átila. Posso usar esta e pedir para colocarem no painel de General Severiano?
    Rodolfo Kramer
    kramerrodolfo@yahoo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rodolfo.
    Na realidade foram 09 (nove) os jogadores do Botafogo na Copa de 1934: Pedrosa, Germano, Martim, Canalli, Octacílio, Ariel, Waldyr, Carvalho Leite e Átila.
    Temos uma postagem no DataFogo dedicada aos jogadores do Alvinegro em copas do mundo ('Participação Recorde de Jogadores do Botafogo em Copas do Mundo').
    Quanto a utilizar a foto do Ariel, fique à vontade.
    E creio que eu tenha também uma imagem do Átila. Caso positivo, envio para o seu correio eletrônico.

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir