pesquisa de Claudio Falcão (publicação simultânea no blog Mundo Botafogo)
Após artigo postado em 02/03/2011, no qual dávamos notícia de que o então Botafogo F.C. era filiado, nos anos 1930 (com certeza a partir de 1935), à Federação Metropolitana de Ciclismo, tendo, por exemplo, contado com representantes na disputa dos II e IV Circuitos Ciclísticos do Distrito Federal (1935 e 1938), podemos agora informar que, após a fusão com o ‘Regatas’, o nosso Alvinegro também se fez presente em competições ciclísticas.
Em 10 de dezembro de 1944 tivemos a disputa do XII Circuito de Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro, promovido pelo Ciclo Suburbano Club. Era de 74 km a distância da prova, com partida e chegada na Praça Mauá. Alinharam 48 concorrentes, dos quais 33 completaram o percurso. Venceu José Antunes Neto, da A.A. Portuguesa (2h21’23”), seguido de Joaquim Peixoto e José Guarnieri, ambos do C.R. Vasco da Gama. Manuel José Gaspar, do Botafogo F.R. classificou-se em 17º lugar.
Em relação ao Campeonato Carioca de Velocidade, ocorrido a 21 de janeiro de 1945, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, assim se referiu o Jornal do Brasil aos ciclistas botafoguenses: “A turma do Botafogo F.R. que conta com elementos de real destaque nas lides do pedal carioca é também sério concorrente ao cobiçado título de campeão”. Ainda não logramos localizar o resultado da competição.
Para o Campeonato Carioca de Resistência, disputado no Campo de São Cristóvão, a 14 de outubro de 1945, estavam inscritos pelo Glorioso os seguintes ciclistas: Hervi Polo Villon, Antonio da Silva, Jorge da Silva, Arlindo Silva, Manuel José Gaspar e José Teixeira Dias. Nenhum deles chegou entre os nove primeiros colocados, segundo a classificação divulgada pelo JB.
E também contamos com representantes botafoguenses na Prova Ciclística "17 de Dezembro", realizada a 17 de dezembro de 1945, com patrocínio da A.A. Portuguesa e direção da Federação Metropolitana de Ciclismo. Seu vencedor foi Antônio Marques de Azevedo (A.A. Portuguesa), chegando em seguida José Antunes Neto (A.A. Portuguesa) e Joaquim Pereira (C.R. Vasco da Gama). Classificaram-se respectivamente em 6º, 7º e 10º lugares os ciclistas do Botafogo F.R. Alfredo Teixeira Dias, José Teixeira Dias e José da Silva.
Ainda não temos notícia de vitória de representante botafoguense em alguma prova ciclística, mas a participação de atletas alvinegros nessas disputas está sobejamente comprovada.
[Fontes: Jornal do Brasil, de 10 e 12/12/1944; 20/01/1945; 14 e 16/10/1945 e 18/12/1945.]
Antonio Marques Azevedo era meu tio. E com orgulho que guardo como recordacao todas as suas medalhas. :-) ate sempre.
ResponderExcluirOlá, Daniel.
ResponderExcluirMuito bom saber que você conserva as medalhas do seu tio, verdadeiras testemunhas das vitórias de Antônio Marques Azevedo nas pistas.
Que elas permaneçam sempre sob a guarda da família.
Lamento apenas ele não tê-las conquistado pelo Botafogo...
Saudações esportivas!
Jose Guarniere era meu pai.
ResponderExcluirEliane Guarniere
Olá, Eliane.
ExcluirMuito bom receber o seu contato, filha do afamado ciclista do C.R. Vasco da Gama.
Então a grafia correta do sobrenome é Guarniere, com "e", e não "i", no final, correto?
Saudações esportivas!
O nome correto é Guarnieri. Alguns documentos posteriores ficaram como Guarniere, mas tenho a certidão de nascimento.
ResponderExcluirTemos album dele na época de ciclista, fotos.
Eliane
Grato pelo esclarecimento, Eliane.
ExcluirE é muito bom saber que o acervo fotográfico está bem guardado com a família.
Saudações esportivas!