sexta-feira, 14 de maio de 2010

Remo, juntamente com o Futebol, os Esportes mais Tradicionais do Botafogo

pesquisa de Claudio Falcão

O Botafogo de Futebol e Regatas, tendo sua origem na fusão, ocorrida a 8 de dezembro de 1942, do Club de Regatas Botafogo, o 'vovô' dos esportes náuticos, fundado a 1º de julho de 1894, com o Botafogo Football Club, fundado a 12 de agosto de 1904, tem nesses dois esportes o verdadeiro alicerce de sua existência. Sendo o 'Regatas' mais antigo, foi com o remo que obtivemos o nosso primeiro título de campeão da cidade, ainda no século XIX, o que nos torna de fato o 'clube campeão em três séculos'.

O campeonato carioca de remo foi conquistado a 4 de junho de 1899, com a vitória na prova de canoa a quatro remos, na qual a guarnição da Estrela Solitária, formada pelos atletas Paulo Azevedo (patrão), Armando Leite Bastos (voga), Francisco do Rego Macedo (sota-voga), Antônio Mendes de Oliveira Castro Filho (sota-proa) e Carlos Freire (proa) triunfou, a bordo da invencível 'Diva', a embarcação "que contava por triunfos os páreos em que se inscrevia".

Mais adiante, a 12 de outubro de 1902, conquistava o Botafogo outro título bastante significativo, que foi o do Campeonato Brasileiro de Remo (ou do Remador), o mais antigo título de campeão brasileiro em qualquer esporte, com a vitória de Antônio Mendes de Oliveira Castro Filho (na foto), sempre ele, a bordo do canoé a um remo, também denominado 'Diva', derrotando dois valorosos competidores, o alemão Hans Binder (campeão europeu), que competiu pelo 'Natação' e o inglês Eduardo May, defendendo o 'Icaraí'. Seu tempo, para a distância de mil metros, foi de 3'57''3/10. Também cognominado 'Almirante', Oliveira Castro, brasileiro, filho e também neto de brasileiros, recebeu a 15 de abril de 1948 a láurea de Grande Benemérito do Botafogo.


O Botafogo, já agora o Botafogo de Futebol e Regatas, só voltaria a conquistar o campeonato carioca de remo em mais três ocasiões, 1960, 1962 e 1964, encontrando-se, portanto, afastado a quarenta e cinco anos do título máximo desse esporte em nosso estado.

No corrente ano, após a realização de duas regatas, estamos colocados em terceiro lugar na tábua de classificação do campeonato estadual de remo do Rio de Janeiro.

[Fontes: 'História do Sport Náutico no Brazil (1566 a 1908)'; 'O Futebol no Botafogo (1904-1950)', de Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951); Revista 'Botafogo', boletim interno do Botafogo de Futebol e Regatas, nº 97, de outubro/1952; Revista 'Grandes Clubes Brasileiros' - Botafogo (1972) e 'Botafogo o Glorioso - Uma História em Preto e Branco', de Braz Pepe, Luiz Felipe Miranda e Ney Oscar Carvalho (1996).]

Nenhum comentário:

Postar um comentário