quarta-feira, 26 de junho de 2024

Várias Formações do Botafogo em 2015

pesquisa de Claudio Falcão

Damos início com a equipe do Botafogo que em 21/02/2015 derrotou por 2 x 1 o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Estadual (Taça Guanabara), gols de Paulo Henrique (contra) e Jóbson: Jefferson, Gilberto (Luís Ricardo), Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, William Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas (Sassá); Jóbson e Bill.

Da esquerda para a direita, em pé: Gilberto, Renan Fonseca,
Roger Carvalho, Marcelo Mattos, Jefferson e Bill; agachados:
Tomas, Thiago Carleto, William Arão, Jóbson e Fernandes

A seguir temos a foto dos jogadores relacionados para a partida de 08/04/2015, na qual o Botafogo derrotou o Macaé por 1 x 0, gol de Élvis, resultado que deu ao Alvinegro o título da Taça Guanabara, e na qual formou assim: Renan, Luís Ricardo (Gilberto), Renan Fonseca, Alisson e Thiago Carleto; Diego Giaretta, William Arão, Fernandes e Élvis; Jóbson (Sassá) e Henrique (Bill).

Da esquerda para a direita, em pé: Hélton Leite, Alisson (?),
Diego Giaretta, Renan Fonseca, Luís Ricardo, Bill, Renan e
Aírton; agachados: Tomas, Élvis, Gilberto, Sassá, Jóbson,
William Arão, Fernandes, Henrique, Thiago Carleto e (?)

Prosseguindo, temos os atletas relacionados para o jogo de 03/05/2015, no qual fomos derrotados por 2 x 1 pelo Vasco da Gama, na decisão do Campeonato Estadual, sendo o gol do Botafogo marcado por Diego Jardel, com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, William Arão (Fernandes), Luís Ricardo (Sassá) e Tomas (Diego Jardel); Rodrigo Pimpão e Bill.

Da esquerda para a direita, em pé: Bill, Diego Giaretta,
L. Ricardo, Alisson (?), R. Fonseca, Renan, Hélton Leite,
Gilberto e Diego Jardel; agachados: Tomas, R. Pimpão,
Thiago Carleto, William Arão, Marcelo Mattos,
Sassá, Henrique, Fernandes e Gegê

Segue a equipe botafoguense que em 16/05/2015 derrotou por 4 x 1 o C.R.B., pelo Campeonato Brasileiro da Série B, marcando Bill, Lulinha, William Arão e Élvis para as nossas cores: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos (Guilherme Camacho), William Arão e Daniel Carvalho (Élvis); Rodrigo Pimpão, Sassá (Lulinha) e Bill.

Da esquerda para a direita, em pé: D. Giaretta, M. Mattos,
Bill, Renan Fonseca, Jefferson e T. Carleto; agachados:
Daniel Carvalho, Gilberto, R. Pimpão, Sassá e W. Arão

Temos agora a formação do Botafogo que em 07/07/2015 empatou em 0 x 0 com o Ceará, também pelo Campeonato Brasileiro da Série B: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Diego Giaretta, William Arão, Daniel Carvalho (Gegê) e Tomas (Lulinha); Rodrigo Pimpão e Luís Henrique (Sassá).

Da esquerda para a direita: Jefferson (encoberto), W. Arão,
Luís Ricardo, Daniel Carvalho, R. Fonseca, R. Pimpão,
Roger Carvalho, T. Carleto, L. Henrique, Tomas e D. Giaretta

Na sequência, os jogadores do Botafogo relacionados em 20/11/2015 na vitória por 2 x 1 sobre o ABC, gols de Roger Carvalho e William Arão, que nos garantiu antecipadamente o título do Campeonato Brasileiro da Série B, na qual formamos assim: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, William Arão, Fernandes (Élvis) e Daniel Carvalho (Lulinha); Neílton e Navarro (Ronaldo).

E concluímos por hoje com a foto oficial do elenco botafoguense, campeão brasileiro da Série B em 2015.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Algumas Formações do Botafogo em 2014

pesquisa de Claudio Falcão

De início mostramos a formação do Botafogo que em 09/04/2014 perdeu por 3 a 0 para o San Lorenzo (ARG), pela Copa Libertadores: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César; Aírton (Bolatti), Gabriel (Henrique), Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson (Fabiano) e ‘Tanque’ Ferreyra.

Da esquerda para a direita, em pé: Dória, Bolívar, Ferreyra,
Jefferson e Jorge Wagner; agachados: Aírton, Lodeiro,
Gabriel, Lucas, Júlio César e Wallyson

Segue a equipe do Botafogo que em 20/10/2014 foi derrotada por 3 x 0 pelo São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro: Jefferson, Edílson (Lucas), Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner (Zeballos) e Lodeiro; Wallyson (Bolatti) e ‘Tanque’ Ferreyra.

Da esquerda para a direita, em pé: Dória, Bolívar, Ferreyra,
Jefferson, Jorge Wagner e Júlio César; agachados:
Edílson, Wallyson, Marcelo Mattos, Gabriel e Lodeiro
(foto: Gazeta Press)

Uma semana depois, ainda pelo Campeonato Brasileiro, Botafogo e Internacional (RS) empataram em 2 a 2, em 27/04/2014, gols de Emerson ‘Sheik’ e Zeballos para o Alvinegro, o qual formou assim: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César (Júnior César); Aírton (Edílson), Gabriel, Jorge Wagner (Daniel) e Lodeiro; Zeballos e Emerson ‘Sheik’.

Da esquerda para a direita: Jorge Wagner, Aírton, Lucas,
Zeballos, Bolívar, Júlio César, Dória, Gabriel,
Lodeiro, Jefferson e Emerson 'Sheik'
(camisa com a listra central branca)

Concluímos com a equipe botafoguense que em 01/10/2014 sofreu uma derrota por 3 x 2 para o Santos, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tendo marcado Gabriel e Zaballos para as nossas cores: Jefferson (Andrey), Dankler, Bolívar, André Bahia e Júnior César; Aírton (Bolatti), Gabriel, ‘Cachito’ Ramírez e Wallyson; Rogério e Emerson ‘Sheik’ (Zaballos).

Da esquerda apara a direita, em pé: Bolívar, André Bahia,
Dankler, Jefferson e Ramírez; agachados: Aírton, Rogério,
Gabriel, Wallyson, Emerson 'Sheik' e Júnior César

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Três Formações do Botafogo em 2013

pesquisa de Claudio Falcão

Iniciamos com a foto dos jogadores relacionados para a partida decisiva do Campeonato Estadual, quando em 05/05/2013 o Botafogo derrotou por 1 a 0 o Fluminense, gol de Rafael Marques, conquistando o bicampeonato da Taça Rio, bem como o Campeonato Estadual, visto que em 10/03 já havia sido campeão da Taça Guanabara. Esta foi a formação que derrotou o Tricolor: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf (Lucas Zen), Lodeiro e Fellype Gabriel; Rafael Marques (Vitinho).

Da esquerda para a direita, em pé: Renan, Dória, Bolívar,
M. Mattos, R. Marques, A. Carlos, Bruno Mendes, Jefferson
e Seedorf; agachados: Gabriel, Lodeiro, Fellype Gabriel,
J. César, Vitinho, Henrique, Lucas Zen, Lucas e Andrezinho

(foto: Daniel Ramalho / Terra)

A seguir temos a equipe do Botafogo que em 25/05/2013 empatou em 1 a 1 com o Corinthians, em partida pelo Campeonato Brasileiro, também marcando Rafael Marques: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Bolívar e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro (Andrezinho) e Fellype Gabriel (Vitinho); Rafael Marques.

(Foto: Gazeta Press / legendas: 'By Marcelão')

Concluímos com a formação do Botafogo que enfrentou o Flamengo em 23/10/2013, pela Copa do Brasil: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos (Sassá), Renato (Lucas Zen), Gegê, Lodeiro e Seedorf (Dankler); Rafael Marques.

Da esquerda para a direita, em pé: Dória, Bolívar,
Rafael Marques, Jefferson, Gilberto e Seedorf; agachados:
Renato, Lodeiro, Marcelo Mattos, Júlio César e Gegê

quarta-feira, 5 de junho de 2024

O Antigo Atacante Botafoguense Petiot

pesquisa de Pedro Varanda

Augusto Maia de Bittencourt Menezes (‘Petiot’), nasceu em Salvador (BA) a 19 de setembro de 1899, tendo falecido no Rio de Janeiro (RJ) a 21 de novembro de 1982 [Fonte para datas de nascimento e falecimento: pesquisa de Eduardo Santos no site ‘Family Search’].

Era irmão de outro grande atacante do Botafogo, Luiz Maia de Bittencourt Menezes (leiam em https://datafogo.blogspot.com/2014/08/jogadores-baianos-no-botafogo.html).

Atuando pelo BFC (1918 a 1922 e 1926), Petiot fez 87 partidas, marcando 76 gols. Pelo Torneio Início, mais 8 jogos e 1 gol.

Ele ainda foi o artilheiro absoluto do BFC por duas temporadas: 1919, com 37 gols em 29 jogos; 1921, com 11 gols em 13 partidas. Números estes já incluídos no total de jogos e gols dele pelo Clube.

Troféus conquistados com Petiot em campo pelo Botafogo:

Taça Inauguração do Estádio [do Sport C. Recife] em 26-01-1919;

Taças Cervejaria Pernambucana e Prefeitura de Recife em 02-02-1919;

Bronze Sport Club Recife em 06-02-1919; 

Taça Liga Bahiana em 17-02-1919; 

Taça Gargeol em 06-04-1919;

Taça Curato Santa Theresa em 21-04-1919; 

Taça Comandante Armando Burlamaqui em 11-10-1919;

Taça Centro Mineiro em 15-11-1919; 

Taça Alfredo Ewbanck em 24-04-1920.