quarta-feira, 28 de junho de 2017

Algumas Formações do Botafogo em 1938

pesquisa de Claudio Falcão

Inicialmente apresentamos a formação do Alvinegro que conquistou o Torneio Início a 10/04/1938, derrotando na final o São Cristóvão por 3 a 2, gols de Carvalho Leite (2) e Paschoal para as nossas cores: Aymoré, Lino (Zarcy) e Bibi; Zezé Moreira, Del Popolo (Luciano) e Canalli; Paschoal, Lara, Carvalho Leite, Nélson e Otto.

(Imagem: O Radical)

Adiante temos a equipe do Botafogo que enfrentou o Fluminense F.C., em São Januário, a 24/04/1938, pelo Torneio Municipal: Aymoré, Lino e Bibi; Affonso (Zarcy), Luciano (Del Popolo) e Canalli; Paschoal, Lara, Carvalho Leite, Nélson e Otto.

(Imagem: Sport Illustrado)

Novamente contra o Fluminense, agora pelo returno do Torneio Municipal, o Glorioso obteve a 26/06/1938 uma vitória por 3 a 1, gols de Otto (2) e Chemp, com a seguinte equipe: Aymoré, Lino e Bibi; Zezé Moreira, Del Popolo e Canalli; Álvaro, Carvalho Leite, Chemp, Nélson e Otto.

(Imagem: Sport Illustrado)

Agora temos nova formação do Botafogo em 1938, a qual não consegui identificar em que partida interveio, porém chegando à conclusão que foi após a copa do mundo daquele ano, pois verifiquei na imagem a presença de Nariz, o terceiro; Martim, o quarto; Perácio, o sexto e Patesko, o décimo (sempre da esquerda para a direita), que estavam a serviço do selecionado brasileiro.

(Imagem: Diário Carioca)

No campo do América F.C., a 27/11/1938, o Botafogo empatou em 1 a 1 com a equipe rubra, gol de Carvalho Leite, atuando assim: Aymoré, Lino e Nariz; Zezé Procópio (Zezé Moreira), Martim e Canalli; Paschoal, Carvalho Leite, Chemp, Perácio e Patesko.

(Imagem: O Globo Sportivo)

Temos a seguir a formação do Glorioso que a 11/12/1938 derrotou por 2 a 1 o C.R. Vasco da Gama, no estádio deste, sendo os nossos gols assinalados por Perácio e Patesko: Aymoré, Lino e Nariz; Zezé Moreira (Zarcy), Martim e Canalli (Affonso); Álvaro, Carvalho Leite, Paschoal, Perácio e Patesko.

Da esquerda para a direita, em pé: Zezé Moreira, Martim, Canalli, Aymoré,
Nariz e Lino; agachados: Álvaro, Carvalho Leite, Paschoal, Perácio e Patesko

E concluindo, mais uma formação do Botafogo de 1938 que não pude identificar em que partida interveio.

(Imagem: O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário