segunda-feira, 23 de junho de 2025

Botafogo foi derrotado pelo Atlético de Madrid, mas está nas Oitavas

por Claudio Falcão

(Foto: Vítor Silva / Botafogo)

Na tarde desta segunda-feira, o Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético de Madrid, mas conquistou sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, ao colocar-se em segundo lugar no grupo B.

A classificação ocorreu no desempate pelo saldo de gols, visto que PSG (saldo de 5 gols), Botafogo (saldo 1) e Atlético de Madrid (saldo de -1) terminaram esta fase com os mesmos 6 pontos ganhos.

A partida teve um equilibrado primeiro tempo, porém na etapa final o predomínio foi absoluto da equipe espanhola, que marcou o seu gol através de Griezmann, já nos minutos finais, porém o Alvinegro conseguiu segurar o resultado que lhe permitiu a passagem de fase.

O próximo compromisso do Glorioso será no sábado, 28 de junho, na Filadélfia, contra a equipe que se classificar em primeiro lugar no grupo A, muito provavelmente a S.E. Palmeiras.

Segue a ficha técnica do confronto de hoje:

C. ATLÉTICO DE MADRID (ESP) 1 x 0 BOTAFOGO

Data: 24/06/2025

Local: Rose Bowl Stadium, Pasadena (Califórnia – EUA)

Arbitragem: César Ramos (MÉX), auxiliado por Alberto Morín e Marco Bisguerra (MÉX)

Público: 22.992 presentes

Gol: Griezmann (Atlético de Madrid), aos 41’ (2º tempo)

Cartão amarelo: Gregore (Botafogo)

Atlético de Madrid: Oblak, Llorente, Le Normand, Lenglet e Javi Galán; De Paul (Koke), Barrios (Molina), Giuliano Simeone (Ángel Correa) e Gallagher (Griezmann); Julián Alvarez e Sørloth (Samuel Lino). Técnico: Diego Simeone.

Botafogo: John, Vitinho (Mateo Ponte), Jair, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore, Marlon Freitas (capitão) e Allan (Newton); Artur (Santiago Rodríguez), Ígor Jesus e Savarino (Álvaro Montoro). Técnico: Renato Paiva.

Obs.: Com dois cartões amarelos na fase de grupos, Gregore está automaticamente suspenso do próximo jogo.

[Fontes: fogaonet.com e SporTV.]

2 comentários:

  1. Com relação ao próximo jogo, pode-se dizer que será contra o maior rival do Botafogo em termos de confrontos.

    O Palmeiras é o único clube que o Botafogo enfrentou em praticamente todas as competições que disputou (com exceção das 'supercopas' e 'recopas', que são disputas de 1 ou 2 jogos no máximo):

    - Mundial de Clubes (2025*)
    - Copa Libertadores (1973* e 2024)
    - Copa CONMEBOL / Copa Sul-Americana (2012*)
    - Brasileirão Série A (1972*)
    - Brasileirão Série B (2003*)
    - Copa do Brasil (1998* e 1999*)
    - Torneio Rio-São Paulo (1962* e 2000*)

    Marquei com * apenas as ocasiões em que os confrontos foram eliminatórios/mata-mata, pois no Brasileirão (séries A e B) e Torneio Rio-SP o Botafogo enfrentou o Palmeiras diversas vezes em fases classificatórias ou de turno e returno. Em 1973, na Libertadores, além do confronto da fase de grupos, houve também um jogo extra para decidir a classificação para a fase final já que era o que dizia o regulamento se ambos terminassem empatados.

    O Santos e os três do Rio são rivais tradicionais, sem dúvidas, mas em termos estatísticos - e talvez até mesmo em rivalidade recente do Botafogo - acredito que nenhum seja mais digno de ser assim chamado do que o Palmeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que os palmeirenses também nos respeitam, e nos consideram como um dos seus maiores rivais no momento.
      Conquistamos isso!

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir