quarta-feira, 31 de julho de 2024

Algumas Formações do Botafogo em 2018

pesquisa de Claudio Falcão

Iniciamos com a foto da equipe do Botafogo, que em 20/01/2018 empatou em 0 a 0 com o Fluminense, em partida pelo Campeonato Estadual (Taça Guanabara): Jefferson, Arnaldo, Marcelo Benevenuto, Ígor Rabello e Gílson; Matheus Fernandes, João Paulo e Léo Valencia (Rodrigo Lindoso); Luiz Fernando (Leandro Carvalho), Rodrigo Pimpão (Ezequiel) e Brenner.

Da esquerda para a direita, em pé: Brenner, Gílson,
M. Fernandes, Ígor Rabello, M. Benevenuto e Jefferson;
agachados: Luiz Fernando, Arnaldo, Léo Valencia,
João Paulo e Rodrigo Pimpão
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

A seguir temos a formação do Botafogo que atuou contra o Flamengo, também pelo Campeonato Estadual (semifinal da Taça Guanabara), em 10/02/2018: Jefferson, Arnaldo, Marcelo Benevenuto, Ígor Rabello e Gílson; Matheus Fernandes, João Paulo e Léo Valencia (Renatinho); Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão (Ezequiel) e Brenner (Kieza).

Da esquerda para a direita, em pé: Brenner, M. Fernandes,
Ígor Rabello, M. Benevenuto e Jefferson; agachados:
Luiz Fernando, Léo Valencia, Arnaldo, Gílson,
Rodrigo Pimpão e João Paulo 

Segue agora a imagem da equipe do Botafogo, que em 25/02/2018 derrotou a Cabofriense por 1 x 0, pelo Campeonato Estadual (Taça Rio), gol de Kieza: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Ígor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Léo Valencia; Rodrigo Pimpão (Luís Ricardo), Kieza (Brenner) e Ezequiel (Luiz Fernando).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito, R. Lindoso,
Ígor Rabello, M. Benevenuto, Kieza e Moisés; agachados:
Léo Valencia, R. Pimpão, Ezequiel, João Paulo e Marcinho
 
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Na primeira partida pelas finais do Campeonato Estadual, o Botafogo foi derrotado por 3 x 2, em 01/04/2018, pelo Vasco da Gama, sendo os nossos gols marcados por Renatinho e Brenner, formando assim: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Ígor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Léo Valencia (Rodrigo Pimpão) e Renatinho (Marcos Vinícius); Luiz Fernando e Brenner (Kieza).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito, Ígor Rabello,
R. Lindoso, Marcelo, Moisés e Joel Carli; agachados:
L. Fernando, Léo Valencia, Renatinho, Marcinho e Brenner

Temos aqui a foto oficial do elenco botafoguense, relativa à conquista do Campeonato Estadual, que ocorreu em 08/04/2018, com a vitória sobre o Vasco da Gama no tempo regulamentar por 1 x 0, gol de Joel Carli, e na disputa de pênaltis por 4 x 3, quando levou a campo a seguinte equipe: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Ígor Rabello e Moisés (Gílson); Matheus Fernandes, Marcelo (Kieza), Leo Valencia e Renatinho; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Brenner.

Já em 16/08/2018, derrotamos por 2 x 0 o Nacional (PAR), pela Copa Sul-Americana, gols de Rodrigo Lindoso e Léo Valencia, formando assim: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Ígor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho (Rodrigo Pimpão) e Léo Valencia; Luiz Fernando (Gílson) e Aguirre (Brenner).

Da esquerda para a direita, em pé: I. Rabello, M. Fernandes,
Aguirre, R. Lindoso, Saulo e Joel Carli; agachados:
L. Fernando, Marcinho, Moisés, Renatinho e L. Valencia
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Concluímos por hoje com a foto dos jogadores relacionados para a partida de 26/11/2018, quando o Botafogo derrotou por 2 x 1 o Paraná Clube, pelo Campeonato Brasileiro e na despedida do goleiro Jefferson, com dois gols de Erik e a seguinte equipe: Jefferson, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Ígor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Gustavo ‘Bochecha’ (João Paulo) e Léo Valencia (Marcos Vinícius); Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão), Brenner e Erik.

Da esquerda para a direita, em pé: Gustavo 'Bochecha',
Yago, M. Benevenuto, Ígor Rabello, Rodrigo Lindoso,
Moisés, Jefferson, L. Ricardo, Dudu Cearense, M. Vinícius,
e Saulo; agachados: Brenner, L. Fernando, Erik, L. Valencia,
Marcinho, R. Pimpão, ?, ?, J. Paulo, Kieza, Renatinho e Gatito

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Várias Formações do Botafogo em 2017

pesquisa de Claudio Falcão

Ano de Libertadores: ano de muitas fotos!

Em sua estreia na pré-Libertadores, o Botafogo derrotou em 01/02/2017 o Colo-Colo por 2 a 1, gols de Aírton e Pavez (contra), com a seguinte formação: Gatito Fernández, Jonas, Marcelo Benevenuto, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton (João Paulo), Bruno Silva, Camilo (Matheus Fernandes) e Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger (Joel).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández, Jonas,
Marcelo, Victor Luís e Roger; agachados: Aírton, Montillo,
Rodrigo Pimpão, Camilo, Bruno Silva e Emerson Silva

No jogo de volta, em 08/02/2017, Botafogo e Colo-Colo ficaram em um empate de 1 a 1, com o gol do Glorioso marcado por Rodrigo Pimpão, e no qual atuou assim: Gatito Fernández, Jonas, Marcelo Benevenuto, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton (Guilherme), Rodrigo Lindoso (Roger), Bruno Silva e João Paulo (Dudu Cearense); Rodrigo Pimpão e Montillo.

(Foto: Twitter Botafogo oficial)

Pela segunda fase da pré-Libertadores, o Botafogo, em 22/02/2017, perdeu por 1 a 0 no tempo regulamentar para o Olimpia, mas conseguiu a classificação para a fase de grupos da competição, ao derrotar os paraguaios por 3 a 1 na cobrança de pênaltis. Nesta partida o Alvinegro carioca contou com a seguinte equipe: Hélton Leite (Gatito Fernández), Marcelo Benevenuto, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton (Guilherme), Matheus Fernandes (Gílson), Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão.

(Foto: Vítor Silva / Botafogo)

Já pela fase de grupos da Libertadores, o Botafogo derrotou o Estudiantes por 2 a 1, em 14/03/2017, gols de Roger e Rodrigo Pimpão, formando assim: Gatito Fernández, Marcelo Benevenuto, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton, Bruno Silva, Camilo (Rodrigo Lindoso) e Montillo (Sassá); Rodrigo Pimpão e Roger (Guilherme).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández, Marcelo,
Victor Luís, Roger, Emerson Silva e Joel Carli; agachados:
Bruno Silva, Camilo, Aírton, Montillo e Rodrigo Pimpão
(foto: Sátiro Sodré / Botafogo)

Uma ligeira interrupção na competição sul-americana, para mostrar a equipe do Botafogo que em 19/03/2017 empatou em 0 a 0 com o Vasco da Gama, pelo Campeonato Estadual: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Aírton (João Paulo), Bruno Silva, Camilo (Rodrigo Pimpão) e Montillo; Guilherme (Sassá) e Roger.

Da esquerda para a direita: Joel Carli, Emerson Silva,
Montillo, Roger, Bruno Silva, Camilo, Gatito Fernández,
Aírton, Victor Luís, Marcinho e Guilherme
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Voltando à Libertadores, segue a formação do Botafogo, que em 02/05/2017 perdeu por 2 a 0 para o Barcelona de Guayaquil: Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Emerson Silva (Marcelo) e Victor Luís; Aírton (Fernandes), João Paulo e Camilo (Roger); Rodrigo Pimpão, Sassá e Guilherme.

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Victor Luís, Emerson, Emerson Silva e Joel Carli;
agachados: Sassá, Bruno Silva, Guilherme, Camilo,
Rodrigo Pimpão e João Paulo
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Em confronto com o Atlético Nacional, em 18/05/2017, tivemos uma vitória do Botafogo por 1 a 0, gol de Rodrigo Pimpão, no qual atuou assim: Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Dudu Cearense); Rodrigo Pimpão (Gílson) e Roger (Guilherme).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Ígor Rabello, Victor Luís, Emerson, R. Lindoso e J. Carli;
agachados: Bruno Silva, Rodrigo Pimpão, Camilo,
João Paulo e Roger
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Em 25/05/2017 fomos derrotados pelo Estudiantes por 1 a 0, ainda pela Libertadores, com a seguinte formação: Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís (Fernandes); Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Bruno Silva, João Paulo (Joel) e Gílson; Guilherme e Roger.

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
R. Lindoso, V. Luís, Emerson, Ígor Rabello e J. Carli;
agachados: Gílson, Guilherme, B. Silva, Roger e J. Paulo
(foto: site oficial do Botafogo)

Pela Copa do Brasil, o Botafogo foi derrotado por 1 a 0, em 29/06/2017, pelo Atlético (MG), com esta equipe: Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso (Fernandes), Bruno Silva, João Paulo e Camilo (Guilherme); Rodrigo Pimpão e Roger (Vinícius Tanque).

Da esquerda para a direita: Roger, Victor Luís, João Paulo,
Emerson, Camilo, Gatito Fernández, B. Silva, R. Lindoso,
Rodrigo Pimpão, Emerson Silva e Joel Carli

De volta à Libertadores, em 06/07/2017 o Botafogo derrotou o Nacional de Montevidéu por 1 a 0, gol de João Paulo, atuando assim: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo (Camilo); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcos Vinícius).

Da esquerda para a direita: Roger, M. Fernandes, J. Paulo,
R. Lindoso, Arnaldo, Victor Luís, R. Pimpão, G. Fernández,
Emerson Silva, Bruno Silva e Joel Carli
(jogadores com agasalhos azuis; foto: site oficial do Botafogo)

No jogo de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, uma categórica vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Atlético (MG), em 26/07/2017, gols de Joel Carli, Roger e Gílson, no qual atuou com esta formação: Jefferson, Emerson, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, João Paulo (Leandrinho); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Gílson).

Da esquerda para a direita, em pé: Ígor Rabello, Emerson,
M. Fernandes, R. Lindoso, Joel Carli e Jefferson; agachados:
Victor Luís, João Paulo, Bruno Silva, R. Pimpão e Roger
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Em 10/08/2017 o Botafogo derrotou novamente o Nacional de Montevidéu, desta vez por 2 a 0, gols de Bruno Silva e Rodrigo Pimpão, formando assim: Gatito Fernández, Luís Ricardo, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Dudu Cearense), Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Gílson).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Ígor Rabello, V. Luís, R. Lindoso, Luís Ricardo e J. Carli;
agachados: M. Fernandes, B. Silva, R. Pimpão, J. Paulo e Roger
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Já em 16/08/2017, pela Copa do Brasil, um empate em 0 a 0 com o Flamengo, tendo o Botafogo assim jogado: Gatito Fernández, Luís Ricardo, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Gílson) e João Paulo; Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger (Marcelo Benevenuto).

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Ígor Rabello, V. Luís, R. Lindoso, Luís Ricardo e J. Carli;
agachados: M. Fernandes, B. Silva, R. Pimpão, J. Paulo e Roger
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

Concluindo, temos as formações das duas partidas contra o Grêmio, ambas pela Libertadores:

Em 13/09/2017 – empate em 0 a 0: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Ígor Rabello e Gílson; Bruno Silva, Matheus Fernandes, Léo Valencia (Marcos Vinícius) e João Paulo (Rodrigo Lindoso); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger.

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Ígor Rabello, M. Fernandes, Roger e J. Carli; agachados:
Gílson, Arnaldo, L. Valencia, B. Silva, R. Pimpão e J. Paulo
(foto: Vítor Silva / Botafogo)

E em 20/09/2017 – derrota por 1 a 0: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Ígor Rabello e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes (Léo Valencia) e João Paulo (Brenner); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger.

Da esquerda para a direita, em pé: Gatito Fernández,
Ígor Rabello, R. Lindoso, Roger, M. Fernandes e J. Carli;
agachados: Arnaldo, B. Silva, R. Pimpão, J. Paulo e V. Luís
(foto: Gazeta Press)

domingo, 21 de julho de 2024

Atletas Olímpicos do Botafogo nos Jogos de Paris-2024

pesquisa de Claudio Falcão

Da esquerda para a direita: Lucas Verthein, Ana Sátila,
Thiago Almada, Ygor Coelho,Gatito Fernández (atrás),
Javier Insfrán (à frente) e Beatriz Tavares

(arte: Botafogo Social & Olímpico)

Para os próximos XXXIII Jogos Olímpicos, cuja cerimônia de abertura ocorrerá em Paris (FRA) em 26 de julho, teremos os seguintes atletas vinculados ao Botafogo F.R. na delegação nacional:

Badminton

1) Ygor Coelho de Oliveira

Canoagem

2) Ana Sátila Vieira Vargas (slalom)

Remo

3) Beatriz Cunha Tavares Cardoso (single skiff)

4) Lucas Verthein Ferreira (single skiff)

Obs.: Além do técnico Paulo Vinícius Alves de Souza, o ‘Paulinho’.

E ainda estes dois atletas, integrantes da delegação do Paraguai:

Futebol

5) Roberto Júnior ‘GatitoFernández Torres (goleiro)

Remo

6) Javier Andrés Insfrán Torres (single skiff)

Também devemos incluir nesta relação o meia-atacante Thiago Almada, do selecionado de futebol da Argentina, que embora ainda não tenha estreado pelo Botafogo, já assinou contrato, foi apresentado em 09/07 e participou de treinamentos com seus novos companheiros de clube:

Futebol

7) Thiago Ezequiel Almada

Nota: Há de ser ressaltado que a ‘delegação botafoguense’ partiu de um atleta em Tóquio-2020 (o remador Lucas Verthein) para sete atletas em Paris-2024 (como vimos acima).

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Retrospecto Atualizado do Botafogo no Estádio Nílton Santos

pesquisa de Pedro Varanda

RETROSPECTO DO BOTAFOGO F. R. NO ESTÁDIO NÍLTON SANTOS (ENGENHÃO)

Jogos – 449

Vitórias – 242

Empates – 104

Derrotas – 103

Gols pró – 761

Gols contra – 438

Atualizado em 30-06-2024.

1° Jogo:

BOTAFOGO FR 2 x 1 FLUMINENSE FC

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Data / hora: 30/06/2007 – 18h10min (de Brasília)

Competição: Campeonato Brasileiro

Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)

Assistentes: Gílson Bento Coutinho (PR) e José Amílson Pontarolo (PR)

Renda / público: R$600.000,00 / 40.000 pagantes, 43.810 presentes

Cartões Amarelos: Arouca, Carlinhos e Carlos Alberto (Fluminense); Renato Silva, Luciano Almeida e Lúcio Flávio (Botafogo)

Cartões Vermelhos: Cícero (Flu), aos 29' e Joílson (Bota), aos 38' (ambos no 2° tempo)

Gols: Alex Dias, aos 27’ do 1° tempo; Dodô (2), aos 6’ e 33’ do 2° tempo

Botafogo: Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Renato Silva); Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lúcio Flávio e Ricardinho (André Lima); Zé Roberto e Dodô. Técnico: Cuca

Fluminense: Fernando Henrique, Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Júnior César; Romeu, Arouca (Cícero), Maurício e Carlos Alberto; Alex Dias (Rodrigo Tiuí) e Adriano Magrão (Somália). Técnico: Renato Gaúcho

Obs.: O Botafogo conquistou o Troféu João Havelange.

Último:

BOTAFOGO FR 2 x 1 RB BRAGANTINO

Data: 26/06/2024

Competição: Campeonato Brasileiro

Gols: Eduardo (2)

Maior goleada:

BOTAFOGO FR 7 x 0 MACAÉ ESPORTE FC

Data: 23/03/2008

Local: Stadium Rio (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Leandro Noel Laranja

Assistentes: Cláudio José de Oliveira Soares e João Luiz Coelho de Albuquerque

Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)

Gols: Wellington Paulista (4), Lúcio Flávio, Fábio e Triguinho

Botafogo: Castillo, Alessandro (Túlio Souza), Renato Silva, Ferrero (André Luís) e Triguinho; Túlio, Diguinho (Abedi), Lúcio Flávio e Adriano Felício; Fábio e Wellington Paulista. Técnico: Cuca

Macaé Esporte: Cássio, Otávio, André e Wallace; Mário César, Steve, Zada (Marcinho), Wallacer, Geraldo (Índio) e Bill (Dos Santos); Jones. Técnico: Tita

Obs.: Wallace foi expulso.

Maiores Artilheiros do BFR:

1°) Loco Abreu, 41 gols em 63 jogos.

2°) Herrera, 36 gols em 69 jogos.

Obs.: 1) Segundo a imprensa, Fred, do FFC, marcou 40 tentos no Engenhão; 2) Jefferson com 148 partidas e 143 gols sofridos foi quem mais disputou partidas pelo BFR no Engenhão; 3) Gatito Fernández com 118 partidas e 115 gols sofridos; Alessandro com 107 jogos e 11 gols.

Maiores Públicos:

Botafogo 2 x 1 Fluminense-RJ (Brasileiro de 2007) – 43.810 presentes e 40 mil pagantes.

Botafogo 4 x 1 Coritiba-PR (Brasileiro de 2023) – 43.071 presentes e 38.951 pagantes.

Botafogo 1 x 0 River Plate-ARG (Sul-Americana de 2007) – 42 mil presentes, 39.500 pagantes.

Botafogo 4 x 0 Ceará-CE (Brasileiro de 2011) – 42 mil presentes e 36.995 pagantes.

Botafogo 3 x 1 Vasco da Gama-RJ (Decisão da Taça Rio de 2012) – 41.387 presentes e 35.321 pagantes.

Botafogo 1 x 2 Flamengo-RJ (Brasileiro de 2023) – 40.769 presentes e 38.346 pagantes.

Botafogo 2 x 0 Nacional-URU (Libertadores de 2017) – 40.050 presentes; 36.133 pagantes.

Botafogo 2 x 1 Portuguesa de Desportos-SP (Copa do Brasil de 2008) – 40 mil pagantes.

Botafogo 1 x 0 Vasco da Gama-RJ (Decisão da Taça GB de 2013) – 40 mil presentes e 32.770 pagantes.

Botafogo 2 x 1 Palmeiras-SP (Brasileiro de 2009) – 40 mil presentes e 38.717 pagantes.

Botafogo 2 x 2 Avaí-SC (Brasileiro de 2009) – 40 mil presentes e 33.641 pagantes.

Botafogo 3 x 0 Bahia-BA (Brasileiro de 2023) – 39.610 presentes e 35.556 pagantes.

Botafogo 3 x 1 Internacional-RS (Brasileiro de 2023) – 39.598 presentes e 35.909 pagantes.

Botafogo 1 x 3 Jr. Barranquilla-COL (Libertadores 2024) – 39.039 presentes e 35.513 pagantes.

Botafogo 2 x 0 Vasco da Gama-RJ (Brasileiro de 2023) – 38.798 presentes e 35.110 pagantes

Botafogo 2 x 1 Colo Colo-CHI (Libertadores de 2017) – 38.357 presentes e 34.424 pagantes.

Botafogo 1 x 0 Athletico-PR (Copa do Brasil de 2023) – 37.682 presentes e 35.307 pagantes

Botafogo 2 x 0 Bragantino-SP (Brasileiro de 2023) – 37.036 presentes e 33.635 pagantes.

Botafogo 1 x 1 Athletico-PR (Brasileiro de 2023) – 36.908 presentes e 33.619 pagantes.

Botafogo 1 x 3 Corinthians-SP (Brasileiro de 2022) – 36.898 presentes e 34.355 pagantes.

Botafogo 0 x 0 Grêmio-RS (Libertadores de 2017) – 36.034 presentes e 33.235 pagantes.

Botafogo 2 x 1 Nacional-PAR (Sul-Americana de 2018) – 35.788 presentes e 33.891 pagantes.

Botafogo 1 x 1 Juventude-RS (Brasileiro de 2022) – 34.734 presentes e 31.512 pagantes.

Botafogo 1 x 1 Goiás-GO (Brasileiro de 2023) – 34.294 presentes e 31.285 pagantes.

Botafogo 2 x 2 Guarani-SP (Brasileiro – Série B de 2021) – 33.853 presentes e 31.594 pagantes

Botafogo 2 x 1 Bragantino-SP (Libertadores de 2024) 33.433 presentes e 31.021 pagantes.

Obs.: Em 16-09-2023, CRVG 4 x 2 FFC (Campeonato Brasileiro), público presente: 35.850.

Decisões por Pênaltis:

Ganhou 3 (três): SE River Plate (SE), Treze FC (PB) e Fluminense FC (RJ).

Perdeu 6 (seis): Americano FC (RJ), CR Flamengo (RJ) (2 vezes), Fluminense FC (RJ), EC Bahia (BA) e C. Athletico Paranaense.

Títulos:

Copa Peregrino (2008)

Taça Rio (2012)

Taça Guanabara (2013 e 2015)

Taça Rio (2024)

Nota: O Botafogo conquistou também os Troféus João Havelange (2007), 75 (Setenta e Cinco) Anos da Rádio Nacional (2011) e Movimento Por Um Futebol Melhor (2015).

Nota: Atualizado em 30-06-2024.

domingo, 14 de julho de 2024

Novo Recorde de Jogadores Estrangeiros no Botafogo

pesquisa de Claudio Falcão

(Arte: Caíque Lacerda)

Com a recente contratação e apresentação do meia-atacante argentino Thiago Almada, subiu para doze o número de jogadores estrangeiros no elenco principal de futebol do Botafogo: um novo recorde!

E todos sob o comando do treinador português Artur Jorge, que assinou com o Clube em abril/2024.

Vejam a seguir (ordem alfabética):

Alexander Barboza (Argentina) – zagueiro; chegou em janeiro/2024.

Bastos (Angola) – zagueiro; contratado em agosto/2023.

Damián Suárez  (Uruguai) – lateral-direito; desde fevereiro/2024.

Diego Hernández (Uruguai) – meia-atacante; veio em maio/2023.

Gatito Fernández (Paraguai) – goleiro; desde janeiro/2017 (o mais antigo).

Jacob Montes (Nicarágua) – meio-campo; contratado em agosto/2022.

Luis Segóvia (Equador) – zagueiro; veio inicialmente em janeiro/2023, sendo emprestado em julho do mesmo ano e retornado ao Botafogo em fevereiro/2024.

Mateo Ponte (Uruguai) – lateral-direito; desde agosto/2023.

Matías Segóvia, o ‘Segovinha’ (Paraguai) – meia-atacante; chegou em abril/2023, sendo emprestado em fevereiro/2024 e retornado ao Clube em julho/2024.

Óscar Romero (Paraguai) – meio-campo; contratado em março/2024.

Savarino (Venezuela) – atacante; desde janeiro/2024.

Thiago Almada (Argentina) – meia-atacante; contratado e apresentado em julho/2024.

Síntese:

Paraguai – 3

Uruguai – 3

Argentina – 2

Angola – 1

Equador – 1

Nicarágua – 1

Venezuela – 1

Nota: Somando-se a estes doze, temos ainda Darius Lewis (Trinidad-Tobago) – atacante e Esteban Espinosa (EUA) – zagueiro, ambos chegados em 2022, o primeiro em abril e o segundo em novembro, para a antiga equipe de Aspirantes (Sub-23), e que tiveram recentemente os seus contratos renovados.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Duas Formações do Botafogo em 2016

pesquisa de Claudio Falcão

Temos adiante a formação do Botafogo que em 23/01/2016 foi derrotada por 2 x 1 pela Desportiva Ferroviária (ES), em partida amistosa, tendo Gegê marcado o gol para o Alvinegro: Jefferson, Diego (Octávio), Renan Fonseca (Ígor Rabello), Emerson (Emerson Silva) e Diogo Barbosa (Jean); Bruno Silva (Lucas Zen) e Rodrigo Lindoso (Dierson); Luís Ricardo (Marcinho), Lízio (Leandrinho) e Gegê (Matheus Fernandes); Luís Henrique (Ribamar).

Da esquerda para a direita, em pé: R. Lindoso, Emerson,
Renan Fonseca, Luís Ricardo, Jefferson e Luís Henrique;
agachados: B. Silva, Diego, Diogo Barbosa, Lízio e Gegê

E a seguir mostramos a imagem dos jogadores relacionados para a partida de 08/05/2016, quando Botafogo e Vasco da Gama ficaram no empate por 1 x 1, com o gol marcado por Leandrinho para as nossas cores, resultado que deu o título estadual ao Cruzmaltino: Jefferson, Luís Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa (Diego); Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Leandrinho (Neílton), Salgueiro (Luís Henrique) e Gegê; Ribamar.

Da esquerda para a direita, em pé: Jefferson, L. Ricardo,
R. Lindoso, Emerson Silva, Hélton Leite, R. Fonseca,
Joel Carli, Luís Henrique e Ribamar; agachados:
Bruno Silva, Diogo Barbosa, Salgueiro, Lízio,
Neílton, Fernandes, Diego, Gegê e Leandrinho

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Retrospecto Atualizado do Botafogo no Maracanã

(Imagem: dreamstime.com)

RETROSPECTO DO BOTAFOGO F. R. NO ESTÁDIO MÁRIO FILHO (MARACANÃ)

pesquisa de Pedro Varanda

Jogos – 1.370

Vitórias – 571

Empates – 419

Derrotas – 380

Gols pró – 2.163

Gols contra – 1.614

Nota: Não estão computados os jogos do Torneio Início, pois eram partidas de 20 minutos; o Alvinegro foi campeão do Torneio Início no Maracanã em 1961, 1962, 1963, 1967 e 1977.

1º Jogo – 13/08/1950 – 2 x 4 America-RJ (Campeonato Carioca).

Gols do Botafogo: Zezinho (2).

Último – 28/04/2024 – 2 x 0 Flamengo-RJ (Campeonato Brasileiro).

Gols: Luiz Henrique e Savarino.

1ª Vitória – 08/10/1950 – 1 x 0 Vasco da Gama-RJ (Campeonato Carioca).

Gol: Zezinho.

Maiores goleadas:

29/10/1950 – 7 x 2 Olaria-RJ (Campeonato Carioca).

24/10/1953 – 6 x 0 Bangu-RJ (Campeonato Carioca).

29/09/1956 – 5 x 0 Flamengo-RJ (Campeonato Carioca).

22/12/1957 – 6 x 2 Fluminense-RJ (Campeonato Carioca – decisão).

Obs.: Paulinho Valentim marcou um gol de “bicicleta”.

15/05/1965 – 5 x 0 São Paulo-SP (Torneio Rio-São Paulo).

24/05/1969 – 6 x 0 Bangu-RJ (Campeonato Carioca).

15/11/1972 – 6 x 0 Flamengo-RJ (Campeonato Brasileiro).

Obs.: Jairzinho marcou um gol de “letra”; há quem diga que foi de calcanhar.

11/08/1976 – 7 x 1 Americano-RJ (Campeonato Carioca).

18/05/1977 – 8 x 0 Campo Grande-RJ (Campeonato Carioca).

25/05/1977 – 6 x 0 Olaria-RJ (Campeonato Carioca).

07/02/1979 – 7 x 0 Fluminense-NF (RJ) (Campeonato Carioca).

20/05/1979 – 6 x 1 America-RJ (Campeonato Carioca).

12/11/1995 – 5 x 0 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro).

24/01/1999 – 6 x 1 Corinthians-SP (Torneio Rio-São Paulo).

11/03/2007 – 7 x 0 Friburguense-RJ (Campeonato Carioca).

10/05/2014 – 6 x 0 Criciúma-SC (Campeonato Brasileiro).

Maiores goleadores:

Quarentinha, 93 gols em 141 jogos (1954 a 1964).

Jairzinho, 93 gols em 213 jogos (1962 a 1974 e 1981).

Nílson Dias, 68 gols em 160 jogos (1970 a 1978).

Roberto Miranda, 68 gols em 180 jogos (1962 a 1973).

Garrincha, 61 gols em 224 jogos (1953 a 1965).

Quem mais atuou no Maracanã:

Carlos Roberto, 250 jogos e 10 gols (1967 a 1976).

Nílton Santos com 246 jogos e 2 gols (1950 a 1964).

Waltencir, 228 jogos e 4 gols (1967 a 1976).

Garrincha, 224 jogos e 61 gols (1953 a 1965).

Jairzinho, 213 jogos e 93 gols (1962 a 1974 e 1981).

Títulos:

Campeonato Carioca / Estadual – 11 (1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, invicto, 1990, 1997, 2006, 2010 e 2018).

Torneio Rio-São Paulo – 4 (1962, 1964, 1966 e 1998).

Taça Guanabara – 6 (1967, 1968, invicto, 1997, invicto, 2006, 2009 e 2010).

Taça Rio – 5 (1989, invicto, 1997, invicto, 2007, 2008 e 2010).

Campeonato Brasileiro / Taça Brasil – 1 (1968).

Copa Sul-Americana (CONMEBOL) – 1 (1993).

Taça Cidade Maravilhosa – 1 (1996, invicto).

Taça Augusto Pereira da Motta – 1 (1975, invicto).

Torneio Quadrangular Interestadual – 1 (1954, invicto).

TOTAL = 31 TÍTULOS.

Notas: 1) O Torneio Municipal de 1951 foi conquistado nas Laranjeiras, a Taça José Wander Rodrigues Mendes de 1976, em Campos dos Goytacazes, o Campeonato Brasileiro de l995, no Pacaembu, a Taça Guanabara de 2013 foi no Nílton Santos, a Taça Rio e o Campeonato Carioca (Estadual) de 2013, em Volta Redonda e a Taça Rio de 2015 foi no Nílton Santos; 2) O maior placar de empate do Botafogo foi 4 a 4 por 3 (três) ocasiões, 11-03-1967 (CAM), 28-01-1999 (CRF) e 11-04-2007 (CRVG).

PRIMEIRA PARTIDA DO BOTAFOGO DE 90 MINUTOS NO MARACANÃ (*)

BOTAFOGO F. R. 2 x 4 AMERICA F. C.

Data: 13/08/1950

Local: Maracanã, Rio de Janeiro

Renda: Cr$ 167.204,00

Público: (?)

Árbitro: Alberto Gama Malcher

Competição: Campeonato Carioca

Gols: Zezinho, aos 12’, Dimas, aos 34’, Maneco, aos 40’, Osvaldinho (de pênalti), aos 54’, Maneco, aos 60’, Zezinho, aos 83’

Botafogo: Oswaldo Baliza, Índio e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Richarde; Braguinha, Souza, Ariosto, Zezinho e Jayme. Técnico: Carvalho Leite

America: Osni do Amparo, Joel e Osmar; Rubens, Osvaldinho e Godofredo; Natalino, Maneco, Dimas, Ranulfo e Jorginho. Técnico: Délio Neves

Obs.: Osmar e Zezinho foram expulsos

PRIMEIRA VITÓRIA DO GLORIOSO NO MARACANÃ:

BOTAFOGO F. R. 1 x 0 C. R. VASCO DA GAMA

Data: 08/10/1950

Local: Estádio Jornalista Mário Filho

Árbitro: Alberto da Gama Malcher

Competição: Campeonato Carioca

Renda: Cr$ 357.992,00

Público: 28.323

Botafogo: Oswaldo Baliza, Basso e Nílton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Zezinho, Neca, Ariosto, César e Braguinha. Técnico: Carvalho Leite

Vasco da Gama: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca, Ipojucan, Lima e Chico. Técnico: Flávio Costa

Gol: Zezinho (no 2º tempo)

(*) Anteriormente ao Campeonato Carioca de 1950, o Botafogo disputou o Torneio Início com partidas com duração de 20 minutos.

Nota: Pesquisa atualizada em 25/05/2024.