segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

O Melhor Botafogo de Todos os Tempos

por Claudio Falcão

A conceituada revista esportiva ‘Placar’ lançou nos últimos dias, em sua edição de janeiro/2025, mais uma pesquisa relativa ao ‘time dos sonhos’ dos principais clubes de futebol do Brasil.

Aqui o ‘onze’ botafoguense ora escolhido:

Da esquerda para a direita, em pé: Manga, C. A. Torres,
Mauro Galvão, W. Gottardo, Nílton Santos e Gérson;
agachados: Didi, Garrincha, Jairzinho, Túlio e P. Cézar

Na mesma edição reportou-se às escolhas efetuadas em ocasiões anteriores, relativas aos anos de 1982, 1994 e 2006:

Sempre da esquerda para a direita:

1982 – Em pé: Carlos Alberto Torres, Manga, Basso, Sebastião Leônidas, Gérson e Nílton Santos; agachados: Garrincha, Didi, Heleno, Jairzinho e Zagallo.

1994 – Em pé: Carlos Alberto Torres, Manga, Basso, Nílton Santos, Sebastião Leônidas e Didi; agachados: Garrincha, Jairzinho, Heleno, Gérson e Amarildo.

2006 – Em pé: Nílton Santos, Manga, Mauro Galvão, Sebastião Leônidas, Carlos Alberto Torres e Didi; agachados: Túlio, Gérson, Garrincha, Jairzinho e Paulo Cézar.

No entanto ‘esqueceu-se’ de uma eleição efetuada em 1985, publicada em edições dedicadas às ‘maiores torcidas do Brasil’, cuja imagem adiante reproduzimos:

Da esquerda para a direita, em pé: C. A. Torres, Manga,
Basso, Sebastião Leônidas, Gérson e Nílton Santos;
agachados: Garrincha, Didi, Heleno, Jairzinho e Zagallo
(caricatura de Gepp e Maia)

Assim o leitor do DataFogo poderá comparar os times apontados por seus escolhidos torcedores, alguns deles jornalistas esportivos, nesse período abrangido pela revista ‘Placar’, de 1982 a 2025.

25 comentários:

  1. Antenado. O Ruy também "esqueceu", se não estou enganado. Kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vanilson.
      É que eu me lembrava perfeitamente deste pôster com as caricaturas dos jogadores, só faltava ver o ano da edição, o que não foi difícil, pois tenho a revista na minha coleção.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Gostei do resultado desta enquete de 2025. Acho que foi a mais justa na relação talento x conquistas, já que 2024 é recente demais pra ser considerado.

    Interessante que alguns aparecem e saem como Zagallo, Heleno e Amarildo. A única alteração que eu faria no resultado 2025 é o Paulo César por Ferretti. Assim como o Túlio, Ferretti tinha menos técnica que o "Cajú", mas trouxe mais resultados (conquistas) e, se não me engano, fez mais gols.

    Quanto a treinador, com certeza foi o Zagallo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho é o Marinho Chagas não ter entrado em nenhum dos 'times dos sonhos' até então apurados pela 'Placar' (Nílton Santos como quarto-zagueiro permitiria a sua escalação).
      Mas você, ao optar pelo Ferretti, porque não o Quarentinha, nosso maior goleador, e que muitas vezes foi escalado como um falso ponteiro-esquerdo, como na campanha do título carioca de 1957?
      Com relação ao treinador, também escolheria Zagallo, pela história que tem no Clube, com tantos títulos, como jogador e técnico.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Ferretti, além de ter sido quase o marcador exclusivo da Taça Brasil de 1968, também colaborou no Carioca do mesmo ano, além de ter sido fundamental na campanha do Brasileirão de 1972, que nos levou à Libertadores de 1973 e também na campanha dessa.

      Acho que a maioria da torcida se apega aos nomes mais midiáticos e/ou com maior número, como o próprio Jefferson que é o 3º jogador com mais jogos, e escanteia quem efetivamente nos deu taças - como o Ferretti e o Wagner.

      Claro que jogadores talentosos, com técnica e tudo mais ajudaram a fazer a fama do Botafogo, mas sozinhos não enchem galeria. E, ao final do dia, uma Taça Brasil - para fins 'oficiais' como gostam - tem muito mais valor do que o Rio São Paulo ou o Carioca, mesmo que nos anos 60.

      Excluir
    3. Respeitando, como sempre, a opinião do nobre 'comentarista', podemos citar um resumido currículo de Quarentinha pelo Botafogo:
      Três vezes consecutivas artilheiro máximo do Campeonato Carioca (1958-1959-1960) e artilheiro do Torneio Rio-São Paulo (1960) e possuidor dos seguintes títulos oficiais pelo Botafogo: campeão carioca (1957 e 1962) e campeão do Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964).
      Muitos méritos, dentre outros não mencionados, para o chamado "artilheiro que não sorria".

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    4. Não lhe tiro os números, e reconheço a importância do 'Quarenta', mas uma Taça Brasil vale mais do que dois RJxSP e dois Cariocas somados, fora, como falei, a importância na campanha de 1972 (BR) e 1973 (Libertadores - que tinha sido a mais longeva antes da conquista do ano passado).

      Mas é questão pessoal mesmo, talvez pela escassez e pelo longo período de jejum, dou uma importância maior a conquistas relevantes do que a números abundantes que levam à troféus menores.

      Se ainda ele tivesse vencido uma Copa do Mundo, como os demais, talvez até considerasse incluí-lo.

      Excluir
    5. Espaço democrático é isto: acolhendo todas as opiniões, muito embora não concordando com todas.
      Aproveito a oportunidade para sugerir que, caso queira ler um pouco sobre a passagem de Ferretti pelo Botafogo, acesse:
      https://datafogo.blogspot.com/2011/05/ferretti-o-reserva-que-decidia.html
      E apareça sempre, para proporcionar um saudável debate por aqui.

      Excluir
  3. Por isso é bom guardar todas ou quase todas as fontes possíveis.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Sem o maior artilheiro (Quarentinha) do Botafogo FR não dá!
    Ele marcou 316 gols e não 313, sendo 298 pelo time principal.

    Saudações Alvinegras Insulanas Campeãs!
    Pedro Varanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, o Botafogo é um Clube diferente mesmo.
      Seu maior goleador não entrou na escalação final de nenhum desses 'times dos sonhos' da 'Placar'...

      Saudações Botafoguenses, mais do que nunca, Campeãs!

      Excluir
  5. O "Melhor Botafogo De Todos Os Tempos", sem dúvida foi o publicado em 1982. Meu pai dizia que o argentino Basso foi o maior zagueiro que ele viu jogar e o Leônidas foi o melhor que eu vi. Paulo Cesar foi melhor do que Zagalo, mas a história do Zagallo no Botafogo como jogador foi maior. Outra dúvida minha seria entre Heleno de Freitas e Quarentinha, o maior artilheiro até hoje, mas Heleno era mais técnico, segundo meu pai. Incrível, como Carlos Alberto tendo jogado menos de 6 meses no Botafogo, jamais foi suplantado por outro lateral direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      No final do seu comentário você abordou um tema bem interessante.
      Até hoje não tivemos outro lateral-direito que pudesse 'barrar' Carlos Alberto Torres nessas escolhas do time ideal do Botafogo de todos os tempos, mesmo levando-se em conta os quatro meses apenas que ele defendeu, por empréstimo, as nossas cores.
      Essa curta passagem permanece na memória do torcedor alvinegro.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  6. Bom dia!

    O meu Botafogo de todos os tempos sem Certame de Aspirantes e Torneio Início (TI):
    1. Manga – 442 jogos e 396 gols sofridos.
    4. Marinho Chagas – 183 jogos e 40 gols.
    2. Mauro Galvão – 115 jogos e 1 gol.
    3. Leônidas – 246 jogos e 1 gol.
    6. Nílton Santos – 721 jogos e 11 gols.
    5. Gérson Canhotinha de Ouro – 247 jogos e 96 gols.
    8. Didi – 314 jogos e 116 gols.
    7. Garrincha – 610 jogos e 243 gols.
    9. Amarildo – 233 jogos e 134 gols.
    10. Jairzinho – 412 jogos e 189 gols.
    11. Quarentinha – 438 jogos e 298 gols.
    Técnico: Mário Jorge Lobo Zagallo – 370 jogos.

    Saudações Alvinegras Insulanas Campeãs!
    Pedro Varanda

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito ao Carlos Alberto Torres. Acho que entrou mais pela trajetória antes de chegar no Botafogo. Ficou no imaginário. Martelando. Realmente pouco tempo no clube. Mas tem um ponto a favor: o título da Conmebol (a Taça).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Vanilson, teve essa questão do título da Copa Conmebol, que o 'Capita' conquistou como técnico pelo Botafogo.
      De alguma forma isso pode estar influenciando também...

      Excluir
    2. O 'capita' acabou entrando na posição que deu embora tenha sido maior treinador que jogador em General Severiano. Quando falei no Ferretti também pensei no Sinval, ambos foram fundamentais para duas das maiores conquistas do clube, só que o Ferretti ficou mais tempo e, depois do ano passado, talvez fosse mais caso de colocar o Júnior Santos ou o Luis Henrique do que o Sinval, mas optei pelo que fosse mais à tradição - mesma razão pela qual optei pelo Zagallo ao invés do Artur Jorge.

      Excluir
  8. Carlos Alberto está nessa Seleção só pelo nome que teve no futebol.Jogou só um carioca(1971),e além disso esnobou os outros times,achando que o Campeonato já tava ganho.Deixar Heleno de Freitas fora,é a prova de quem votou não conhece a história do Botafogo.

    ResponderExcluir
  9. Sem desmerecer as diferentes selefogo, vou divulgar a minha: Manga; Carlos Alberto Torres, Sebastião Leônidas, Nilton Santos; Didi, Gerson; Garrincha, Heleno de Freitas, Jairzinho, Paulo Cesar. Alguns que, também poderiam ser titulares: Mauro Galvão,Mendonça, Amarildo, Quarentinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo envio da sua Selefogo.
      Só um detalhe: ela veio apenas com dez jogadores; teria faltado o Marinho Chagas?

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Com certeza, faltou o meu ídolo Marinho Chagas.

      Excluir
    3. Certo, agora fechou a escalação.
      Obrigado!

      Excluir