quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Algumas Formações do Botafogo entre 1907 e 1912

pesquisa de Claudio Falcão

Na postagem desta quarta-feira procuramos cobrir as lacunas que ficaram na nossa série das ‘formações botafoguenses’, que havíamos iniciado pelo ano de 1913, ano após ano, sem falhas, até 2022.

Portanto, teremos a seguir algumas formações do período de 1907 a 1912, período este no qual conquistamos três títulos cariocas: 1907, 1910 e 1912.

1907 – Temos na foto a tradicional formação do time campeão carioca: Álvaro Werneck, Raul Rodrigues e Octávio Werneck; Norman Hime, Antônio Luiz e Lulu Rocha; Ataliba Sampaio, Flávio Ramos, Canto, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré.

Da esquerda para a direita, em pé: Raul, Álvaro e Octávio;
no meio: Norman, Antônio Luiz e Lulu Rocha; sentados:
Ataliba, Flávio, Canto, Gilbert Hime e Emmanuel

1908 – Aqui temos a equipe do Botafogo que foi derrotada por 5 x 1 pela Associação Atlética das Palmeiras (SP), em partida amistosa realizada em 12/10/1908, sendo o gol alvinegro marcado por Flávio Ramos: Coggin, Dinorah e Octávio; Rolando, Viveiros e Ataliba; Norman, Flávio Ramos, Pullen, Mimi Sodré e Emmanuel.

Da esquerda para a direita, em pé: Dinorah, Coggin e Octávio;
no meio: Norman, Flávio Ramos, Pullen, Mimi Sodré e
Emmanuel; no chão: Rolando, Viveiros e Ataliba

1909 – Em amistoso realizado em 18/07/1909 contra o C. A. Paulistano (SP), o Botafogo sofreu uma derrota por 3 x 1, novamente com gol de Flávio Ramos, formando assim: Coggin, Raul e Octávio; Pullen, Lulu Rocha e Rolando; Millar, Flávio Ramos, Abelardo, Mimi Sodré e Emmanuel.

Da esquerda para a direita, em pé: Raul, Coggin e Octávio;
ajoelhados: Pullen, Lulu Rocha e Rolando; sentados:
Millar, Flávio, Abelardo, Mimi Sodré e Emmanuel

1910 – Aqui a tradicional foto da equipe campeã carioca, com a sua formação básica: Coggin, Pullen e Dinorah; Rolando, Lulu Rocha e Lefèvre; Emmanuel, Abelardo, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro.

Da esquerda para a direita, em pé: Pullen, Coggin e Dinorah;
no meio: Rolando, Lulu Rocha e Lefèvre; sentados:
Emmanuel, Abelardo, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro
(foto: revista Selecta)

1911 (1) – Temos adiante a imagem da formação botafoguense que em 07/05/1911 foi derrotada por 2 x 1 pelo São Paulo Athletic, em jogo amistoso, sendo o nosso gol assinalado por Abelardo: Coggin, Dinorah e Villaça; Rolando, Lulu Rocha e Dutra; Emmanuel, Abelardo, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro.

Da esquerda para a direita, em pé: Villaça, Coggin e Dinorah;
no meio: Rolando, Lulu Rocha e Dutra; em baixo:
Emmanuel, Abelardo, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro

1911 (2) – Numa sensacional goleada de 6 x 1 sobre a Associação Atlética das Palmeiras (SP), em partida amistosa realizada em 20/08/1911, com os gols alvinegros marcados por Abelardo (4), Mário Fontenelle e Mimi Sodré, formamos assim: Baby, Villaça e Dutra; Rolando, Lulu Rocha e Couto; Fontenelle, Abelardo, Carlos Hasche, Mimi Sodré e Lauro.

Da esquerda para a direita, em cima: Fontenelle, Rolando,
Lulu Rocha, Mimi Sodré, Lauro e Couto; sentados: Dutra,
Abelardo, Villaça, Baby e Carlos Hasche

1912 – Concluindo, mostramos a seguir a foto da formação do Botafogo que foi derrotada por 3 x 0, em 06/10/1912, pelo S. C. Americano (SP), em jogo amistoso: Álvaro Werneck, Edgard Dutra e Edgar Pullen; Rolando, Lulu Rocha e Juca Couto; Carlos Villaça, Abelardo, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro.

Da esquerda para a direita, em pé: Dutra, Couto, Álvaro,
Lulu Rocha e Rolando; sentados: Villaça, Abelardo,
Décio Viccari, Edgar Pullen, Mimi Sodré e Lauro

6 comentários:

  1. O homem foi rápido no gatilho. Prometeu e cumpriu. Postagem histórica por reunir em um só lugar os primeiros "Onze". Assim o torcedor não fica "andando" a esmo. Imagens para ver e rever. Muita gente para relembrar as façanhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanilson.
      Obrigado pelo incentivo de sempre.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Concorre esta para ser minha publicação favorita de sempre neste blog! Incrível a coloração realizada nas formações de 1907 e 1909! Preservou e deu vida à estas imagens. Quando eu tinha um site em homenagem ao Botafogo - já lá vão ao menos 20 anos, rs - esta foto de 1907 e um texto em homenagem à ela servia de cartão de visitas ou release do próprio site.

    Saberia dizer onde foram tiradas estas fotografias? Não parecem ser todas no mesmo lugar, mas algumas (como as que referi acima) sim. Seria o campo da Voluntários da Pátria, onde hoje é a Cobal?

    A segunda imagem de 1911 e a imagem de 1912 são precisamente dos jogos que serviram de precursores da Copa do Brasil, no âmbito de troféus disputados entre campeões de diferentes Unidades Federativas. Embora a primeira prova do gênero tenha sido o polêmico e misterioso Troféu Interestadual em 1910, consta já como o oficial - e também edição inaugural da chamada Taça dos Campeões Estaduais Rio x São Paulo - a Taça Ioduran, em 1911, disputada entre o Botafogo FC e a AA das Palmeiras, vencida por esta segunda que, apesar do nome, é um dos precursores do atual São Paulo FC (juntamente com o Germânia e o CA Paulistano). A mesma AA das Palmeiras foi derrotada pelo Botafogo FC na edição inaugural, digamos, 'oficiosa', da prova, em 1910. Já em 1912 a disputa não teve o mesmo apelo comercial e publicitário do ano anterior, tendo sido mais ostracizada. Melhor assim, pois nesta o Botafogo também não foi bem, rs.

    Estas disputas vira e mexe são frutos de longas discussões entre historiadores do futebol sob a 'genealogia das competições'. Oficiais ou não, fato é que o conceito e os critérios adotados para o apontamento dos competidores segue uma coerência e evolução desde estas mais que centenárias, passando pela Copa dos Campeões Estaduais (1920, 1931 e 1937) e chegando na Taça Brasil (1959 à 1968). Já o Rio x São Paulo enquanto campeonato, sem a necessidade de classificação para o mesmo através dos estaduais, inicia em 1933, retorna em 1950 após uma edição inacabada em 1940, e, ainda na década de 1950 é batizado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa. É este mesmo campeonato que, a partir de 1967, passa a se chamar Taça de Prata ou "Robertão" quando clubes fora do eixo RJ-SP passam a disputá-lo. A despeito do interim 1969-1974, quando a Taça Brasil é abolida e disputa-se somente o "Campeonato Nacional de Clubes", sem qualquer critério para classificação ao mesmo, em 1975 os métodos da Taça Brasil são usados para este, que passa a se chamar Copa Brasil e, depois, Taça de Ouro, o que duraria até o famoso imbróglio de 1986 que gerou a polêmica Copa União.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação ao local onde foram tiradas as fotos, posso dizer que a 2ª foto da postagem, de 12/10/1908, está no livro 'O Futebol no Botafogo - 1904-1950', de Alceu Mendes de Oliveira Castro, e a partida foi disputada no campo do Fluminense.
      A foto de 18/07/1909 também está no mencionado livro (não colorizada, claro), e foi de fato tirada no nosso campo da Voluntários da Pátria.
      A de 07/05/1911 foi da partida contra o São Paulo Athletic, disputada no Velódromo (São Paulo) e a de 20/08/1911, no campo da Voluntários, ambas do mesmo livro.
      E a de 06/10/1912, ainda do mesmo livro, foi da partida disputada no "campo público de São Cristóvão", pois o Botafogo estava "sem cancha".

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Excelente as observações de BFR. Essa foto colonizada, a primeira, foi usada, preto e branco, numa reportagem da Placar. Uma série sobre grandes clubes. Quanto a Roberto Gomes Pedrosa, com origem no RN - Ramiro o pai - sugiro reportagens inéditas no meu blog para BFR, antenado botafoguense, se inteirar ainda mais do personagem histórico. Os tios trouxeram a primeira bola para o RN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanilson.
      Está aí o seu recado.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir