pesquisa de Claudio Falcão
A primeira
imagem nos mostra a equipe do Botafogo que em 27/01/2002 derrotou o Palmeiras
por 2 a 1, pelo Torneio Rio-São Paulo, sendo os nossos gols marcados por
Alexandre e Dodô: Kléber, Júnior, Fabiano e Romeu; Cicinho, Carlos Alberto,
Almir, Alexandre (Márcio Gomes) e Leonardo Inácio (Leandro Eugênio); Taílson
(Ademílson) e Dodô.
Concluímos com a formação do Botafogo que em 12/09/2002 foi goleada por 4 x 0 pelo Juventude (RS), pelo Campeonato Brasileiro: Carlos Germano, Nenzão (Sandro), Romeu e Cléberson; Galeano, Almir, Camacho (Esquerdinha) e Rubens Júnior; Lúcio, Rodrigão (Taílson) e Ademílson.
(Imagem: facebook.com/zefogareiro) |
O ano da primeira queda se não falha minha memória "conturbada"...
ResponderExcluirÉ verdade, Vanilson.
ExcluirFoi mesmo a primeira queda.
O ano de 2002 foi de extremos: Um primeiro semestre avassalador (com um time muito bom!), mas com um desmanche no plantel, desfecho "a la 2023", e um segundo semestre que começou mal e terminou péssimo como lembrou o comentário acima. A primeira queda foi uma síntese do que fôra a gestão Mauro Ney Palmeiro, a meu ver, ao lado da gestão Mufarrej, as piores desde a nossa 'redemocratização' (retorno à General Severiano). Lembrando que o Botafogo iniciou 2002 com o Bebeto de Freitas num cargo de auditoria, do qual seria expulso poucas semanas depois, foi quando nasceu a famosa história do broche.
ResponderExcluirPor acaso estava no saudoso Maracanã nesta partida da primeira foto, sob um calor 'ensurdecedor'. O gol de Dodô foi o gol de falta mais bonito que já vi num estádio e bem na frente de onde eu estava.
Lembro de um jogo, o único do Brasileiro daquele ano em que estive, em que vencemos do Gama por 1 a 0 com um gol chorado do traidor Galeano - o mesmo que, rodadas depois, perdeu propositadamente um pênalti contra o Palmeiras no Palestra mas que de nada adiantou pois ambos caíram juntos.
A despeito dos uniformes amadores de várzea do início daquele ano, os oficiais da Finta eram bem bonitos e foram os últimos (até hoje) a ostentarem as estrelas acima do escudo - incluindo uma que só apareceu em 2002 referente ao Brasileirão de 1995.
Prova da grande mudança do time do primeiro para o segundo semestre pode ser verificada na comparação das escalações das equipes retratadas na postagem, onde só dois jogadores que iniciaram a partida em janeiro começaram no jogo de setembro (Romeu e Almir).
ExcluirIsso sem contar a sentida perda do artilheiro Dodô, que marcou 26 gols somente entre janeiro e junho daquele ano.
Aproveito para lembrar que a camisa com as cinco estrelas, acima do escudo com a estrela solitária, ainda foi utilizada no primeiro semestre de 2003 (veja aqui: https://datafogo.blogspot.com/2015/06/as-estrelas-nas-camisas-do-futebol.html).
Saudações Botafoguenses!
O time da segunda foto dá pena, com Nenzão (nem lembro), Galeano (fraquíssimo), Cleberson (ô beque ruim!), Romeu (nem lembro), Rodrigão (não lembro), Rubens Júnior (nem lembro) e Ademílson (péssimo atacante). Elogios apenas para Camacho e Ademir, que fizeram uma ótima série B pelo clube.
ResponderExcluirOlá, Mauro.
ExcluirCamacho e Almir, certo?
Acrescento também o zagueiro Sandro, que entrou durante a partida da segunda foto, e que foi fundamental em 2003.
Saudações Botafoguenses!
Sim, Almir, desculpe
ExcluirPor nada, Mauro.
ExcluirConseguir uma foto rara do Botafogo,com Airton Beleza no comando do ataque Botafoguense.Você tem essa foto? É a primeira vez que vejo uma foto do Airton Beleza no Botafogo,já que raramente ele entrava jogando.
ResponderExcluirOlá, José Marcos.
ExcluirConsegui uma aqui, do Torneio Início de 1967.
Acho que é do Jornal dos Sports.
Saudações Botafoguenses!
Também tem no blog do Milton Neves essa foto do Airton Beleza posado no time do Torneio Início de 1967. Aparecem 3 jogadores agachados e não identificados. Cláudio, vê se você consegue a identificação deles. Acredito que o último agachado seria o Humberto Redes.
ExcluirOlá, Mauro.
ExcluirTem a foto do time posado do Botafogo no Torneio Início de 1967 no Jornal dos Sports, 13/03/1977. É 1977 mesmo, pois fizeram uma reportagem a respeito de termos ficado 10 anos sem a disputa dessa competição.
Identificação dos jogadores, da esquerda para a direita, em pé: Moreira, Zé Carlos, Nei Conceição, Cao, Dimas e Waltencir; agachados: Paulinho, Carlos Roberto, Aírton Beleza, Rui Amoroso (irmão do Amoroso de 1961-1962) e Humberto Rêdes.
Saudações Botafoguenses!