quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Três Formações do Botafogo em 1998

pesquisa de Claudio Falcão

Iniciamos com a formação que em 28/02/1998 derrotou o São Paulo, na primeira partida das finais do Torneio Rio-São Paulo, marcando Zé Carlos, Sérgio Manoel e Jorge Luiz para o Glorioso: Wagner, Jorge Antônio, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Pingo (Tico Mineiro), França, Djair e Sérgio Manoel (Grotto); Túlio e Zé Carlos (Róbson).

Em pé, da esquerda para a direita: Jorge Luiz,
Jorge Antônio, Gonçalves, Jefferson e Pingo; agachados:
Djair, Zé Carlos, Túlio, França, Sérgio Manoel e Wagner
(Bebeto no detalhe, no alto à direita)
(imagem: revista 'Placar')

Seguimos com a foto dos jogadores relacionados para o segundo jogo pelas finais do Torneio Rio-São Paulo, realizado a 04/03/1998, que terminou em um empate de 2 a 2, confirmando o quarto título botafoguense na competição, gols de Jefferson e Zé Carlos para as nossas cores. Esta foi a formação do Alvinegro: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Pingo, França (Zé Carlos), Djair e Sérgio Manoel (Alemão); Túlio e Bebeto.


Concluímos hoje com a equipe do Botafogo que em 05/04/1998 empatou em 1 a 1 com o Fluminense, pelo Campeonato Estadual, gol de Bebeto: Wagner, Wilson Goiano, Jorge Luiz, Gonçalves e Jefferson; Pingo, Djair, Fábio Augusto (Zé Carlos) e Sérgio Manoel; Túlio e Bebeto.

Da esquerda para a direita, em pé: Jorge Luiz,
Wilson Goiano, Gonçalves, Pingo e Jefferson; agachados:
Djair, Bebeto, Túlio, Fábio Augusto, S. Manoel e Wagner

4 comentários:

  1. Ano de nosso último título em dimensão e expressão, maior ainda pelos adversários que enfrentamos (campeão do Brasileiro do ano anterior e da Libertadores naquele ano, Vasco; campeão da Copa do Brasil e da Copa Mercosul naquela temporada, Palmeiras; campeão da Copa CONMEBOL daquele ano, Santos; campeão Brasileiro no mesmo ano, Corinthians).

    Possivelmente a nossa melhor equipe dos anos 90 no papel, a despeito de não termos banco de reservas (problema que perdura até hoje). Não fosse a briga de egos interna, que nem os 3 treinadores (Gilson Nunes, Paulo Autuori e o saudoso Waldir Espinosa) foram capazes de sanar completamente, teríamos galgado outras conquistas em 1998 - como a própria Copa do Brasil, da qual saímos pelo campeão (Palmeiras) no esdrúxulo critério do gol fora num jogo de arbitragem pavorosa no antigo Palestra Itália.

    Salvo engano, este Botafogo foi o único carioca a ganhar daquele poderoso Vasco de 98, pelo Estadual, penso que dentro de São Januário inclusive. Já no Brasileirão teve vitórias expressivas contra Palmeiras e SPFC no Caio Martins, além daquele jogo louco que terminou num empate de 5 a 5 com o Atlético MG. Ainda ganhamos novamente do Santos na última rodada, já sem quaisquer riscos ou ambições na competição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentário com a síntese do que foi a temporada de 1998 do Botafogo.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vanilson, concordo inteiramente com você.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir