pesquisa de Claudio Falcão
Na primeira
foto, temos a formação do Botafogo que em 30/01/1994 goleou o América por 6 a
0, em partida pelo Campeonato Estadual, gols de Regílson, Roberto Cavalo, Túlio
(3) e Marcelo ‘Carioca’: Wagner, Eliomar, André, Márcio Borges e André Duarte;
Nélson, Roberto Cavalo (Bob), Dedé e Regílson; Róbson (Marcelo ‘Carioca’) e
Túlio. Foi a estreia de Túlio ‘Maravilha’ em partidas oficiais pelo Botafogo.
Da esquerda para a direita, em pé: André, Nélson, Eliomar, André Duarte, Márcio Borges e Wagner; agachados: Regílson, Túlio, Róbson, Roberto Cavalo e Dedé |
Adiante mostramos a equipe do Botafogo que em 20/02/1994 derrotou o Fluminense por 2 a 1, pelo Campeonato Estadual, sendo os nossos gols marcados por Túlio (2): Wagner, Perivaldo, André, Márcio Borges e Eduardo; Nélson, Roberto Cavalo, Grizzo (Marcelo ‘Carioca’) e Regílson; Róbson (Dedé) e Túlio.
Da esquerda para a direita, em pé: Wagner, Nélson, Perivaldo, Márcio Borges, André e Eduardo; agachados: Regílson, Túlio, Roberto Cavalo, Grizzo e Róbson (imagem: @ Juha Tamminen) |
A seguir, temos a formação do Alvinegro que em 07/08/1994 empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro (MG), em partida amistosa, marcando Douglas (contra) para as nossas cores: Carlão, Germano (Márcio Borges), Wilson Gottardo, Márcio Theodoro e Clei; Nélson (Robinho), Moisés, Juninho e Cláudio Freitas (Beto); Batata (Róbson) e Sérgio Manoel.
(Imagem: site 'Fútbol en América') |
Concluímos com a equipe botafoguense que em 01/12/1994 foi derrotada por 2 a 0 pelo Atlético (MG), pelo Campeonato Brasileiro: Carlão, Perivaldo (Beto), Wilson Gottardo, Rogério Pinheiro e Jefferson; Nélson, Bonamigo, Juninho e Sérgio Manoel; Mauricinho (Marcelo ‘Carioca’) e Túlio.
Da esquerda para a direita, em pé: W. Gottardo, Carlão, Rogério, Jefferson, Perivaldo e Bonamigo; agachados: Mauricinho, Nélson, Túlio, Juninho e Sérgio Manoel |
Nota: Agradecemos ao constante colaborador do DataFogo, Caíque Lacerda, pelo envio das imagens nºs 1 e 4 desta postagem, bem como ao ex-atleta André dos Santos Silva, pela identificação de jogadores na foto nº 1.
A gênese da equipe que sagraria-se campeã no ano seguinte. Fez, inclusive, algumas partidas superiores ao da campanha no ano posterior (cito Grêmio, Portuguesa, SPFC e Paysandu). Entretanto, a falta de elenco e de habilidade do treinador acabaram contribuindo pra morte na praia. Dava pra chegar na final mas fatalmente não passariam por aquele histórico Palmeiras - tanto que perdemos pra eles em 95.
ResponderExcluirA ironia é que tanto Túlio quanto Gottardo, desafetos em 95, foram justamente pioneiros nesta campanha que antecedeu.
E em breve teremos a postagem com as formações de 1995, o ano do título.
ExcluirSaudações Botafoguenses Campeãs!