quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Algumas Formações e Elenco do Botafogo em 1993

pesquisa de Claudio Falcão

Damos início com a equipe do Botafogo que derrotou em 05/06/1993 o Volta Redonda por 2 a 1, pelo Campeonato Estadual, sendo os nossos gols marcados por Rogerinho e Marcelo ‘Carioca’: Eduardo Niño, China, Toninho, Cláudio e Clei; Moisés, Perivaldo (Reginaldo), Rogerinho e Eraldo (Eliomar); Sandro e Marcelo ‘Carioca’.

Da esquerda para a a direita, em pé: Toninho, China,
Cláudio, Niño, Rogerinho (?) e Perivaldo; agachados:
Clei, Sandro, Marcelo, Eraldo (?) e Moisés

Na sequência, temos a formação botafoguense que em 24/07/1993 empatou em 2 a 2 com o Corinthians, em jogo pelo Torneio Rio-São Paulo, marcando Eliel (2) para o Alvinegro carioca: Carlão, China (Eliomar), Márcio Borges, Rogério Pinheiro e Alexandre ‘Agulha’; Nélson e Perivaldo; Aléssio (Sandro), Eliel, Marcelo ‘Carioca’ e Marcos Paulo.

Da esquerda para a direita, em pé: Carlão, China, Nélson,
Rogério Pinheiro, Márcio Borges e Alexandre; agachados:
Aléssio, Marcos Paulo, Eliel, Marcelo e Perivaldo
(foto: revista 'Placar')

Segue a imagem da equipe do Botafogo que em 28/07/1993 derrotou por 2 a 0 a Portuguesa de Desportos, ainda pelo Torneio Rio-São Paulo, gols de Márcio Borges e Aléssio: Carlão, Eliomar, Márcio Borges, André (Fabiano) e Alexandre ‘Agulha’; Nélson, Perivaldo e Rocha; Aléssio, Marcelo ‘Carioca’ e Luciano (Bob).

Da esquerda para a direita, em pé: Nélson, Carlão,
André, Eliomar, Márcio Borges e Alexandre; agachados:
Aléssio, Luciano, Marcelo, Rocha e Perivaldo

Adiante temos a formação do Glorioso que em 30/09/1993 empatou em 2 a 2 no tempo regulamentar com o Peñarol (URU), gols de Eliel e Sinval, para na sequência derrotar os uruguaios nos pênaltis por 3 a 1, conquistando assim o título da Copa Conmebol: William ‘Bacana’, Perivaldo, André, Cláudio e Clei (Eliomar); Nélson e Suélio; Aléssio (Marcos Paulo), Marcelo ‘Carioca’, Sinval e Eliel.

Da esquerda para a direita, em pé: Nélson, André,
Perivaldo, Clei, Cláudio e William; agachados:
Aléssio, Suélio, Eliel, Sinval e Marcelo
(foto: Divulgação / Botafogo)

Por hoje encerramos com a imagem do quadro retratando o elenco do Botafogo por ocasião da conquista da Copa Conmebol de 1993.

13 comentários:

  1. Vitórias, fora da CONMEBOL/Sul-Americana, em 1993 foram raridades bem como estes registros. Interessante notar que o uniforme das listras finas da Pro Onze, salvo engano, ainda resquício da temporada anterior, sobreviveram mais ao tempo que os da nossa campanha campeã continental, tendo ainda vestido o fardamento até o mês de Julho, sendo que a CONMEBOL foi disputada em Agosto e Setembro. Que o caro editor corrija se estou em erro mas parece-me que este uniforme campeão teve pouca longevidade, uma vez que já na apresentação do Túlio Maravilha e Sérgio Manoel, no ano seguinte, o uniforme já era outro.

    Esta foi a melhor postagem da série das Formações, sem dúvida! O que dizer desta última imagem? Para mim, inédita! O único registro do troféu antes de seu fatídico 'desaparecimento', rsrs. Além da figura constante do folclórico Perivaldo II - único em todas as fotografias.

    Em tempo: É incrível como o Botafogo e o Pacaembu se assemelhavam esteticamente. Certamente não foi obra do acaso ter sido lá a nossa maior conquista nacional (até aqui). Sinto a mesma sinergia no 'repaginado' Nilton Santos, aliás, um dos poucos célebres legados da gestão CEP. E ainda no âmbito da sinergia time-estádio, dou cada vez mais razão àqueles que diziam que o Caio Martins apequenava o Botafogo - na época, talvez pelo fulgor das vitórias e o ímpeto juvenil não enxergava desta maneira, mas vendo imagens do time com aquela inconfundível arquibancada das enormes torres de iluminação ao fundo, dá-me a impressão de uma foto de uma antiga formação de uma equipe de divisões inferiores. Obrigado, Bebeto de Freitas por sua visão além do tempo!

    PS - Gostaria muito de ver registros da primeira partida da final de 1993, no mítico Estádio Centenário. Aproveitando o ensejo dos 30 anos do título no próximo dia 30, fica aqui a sugestão ao caro editor para uma eventual postagem destas jóias (se as tiver). Já estou ansioso para a continuação das Formações da minha década favorita.

    Saudações Botafoguenses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ‘BFR Números’.
      Sugiro que acesse estes dois links:
      https://datafogo.blogspot.com/2019/07/dois-modelos-de-camisas-botafoguenses.html e https://datafogo.blogspot.com/2018/12/como-tulio-maravilha-chegou-e.html
      Vemos na segunda postagem, que em sua apresentação em janeiro/1994, Túlio ainda vestiu a camisa da Proonze, da temporada anterior, que logo foi substituída pelo uniforme da Rhumel para o ano de 1994.
      Nota: nosso uniforme em 1992 era fornecido pela Umbro.
      A respeito de fotos do confronto de ida das finais da Copa Conmebol, no Estádio Centenário, tenho algumas aqui no meu arquivo. Caso queira recebê-las, é só retornar aos ‘comentários’, deixando nome e endereço eletrônico, que posso enviá-las.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Um adendo: Penso que esta emblemática foto ao final seja o único registro do ídolo Wagner junto ao troféu da CONMEBOL. Que momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O goleiro Wagner, embora não tenha atuado em qualquer das partidas da Copa Conmebol de 1993, ficou no banco de reservas justamente nos jogos finais contra o Peñarol.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. Lá no blog Jornal da Natal tem um texto informando que são seis os potiguares que jogaram no Botafogo. Acrescento mais um a partir de um material desde conceituado blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanilson.
      Fui lá no seu blog para ler o texto publicado sobre os potiguares no Botafogo.
      Aproveito para agradecer a menção ao DataFogo e para deixar aqui registrado o link para a sua postagem:
      https://jornaldagrandenatal.blogspot.com/2023/09/os-potiguares-no-botafogo-de-futebol-e.html
      Então Raul Barreto de Albuquerque Maranhão foi mais um potiguar a atuar com a camisa botafoguense (1905, antes da disputa do primeiro Campeonato Carioca).
      E após a postagem do DataFogo, tivemos mais um potiguar a atuar pelo Clube da Estrela Solitária: José Welison da Silva, nascido em São Pedro a 11/03/1995, que veio do Atlético (MG) para o Botafogo em outubro de 2020.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. O município desse ZE WELISON completo: São Pedro do Potengi. Ele passou muito rápido na base do ABC. Por isso é pouco lembra do por aqui. Acho que nessa passei batido... (rsrs)

    ResponderExcluir
  5. Fiz um artigo corrigindo e expliquei tudo. Assim acho. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, Vanilson!
      Aproveitando, teria como confirmar se o antigo jogador Demósthenes nasceu mesmo em Natal?
      Tenho essa dúvida...

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Então retirei a interrogação que estava na postagem.
      Obrigado!

      Excluir