pesquisa de Claudio Falcão
Damos início com
a equipe do Botafogo que derrotou em 05/06/1993 o Volta Redonda por 2 a 1, pelo
Campeonato Estadual, sendo os nossos gols marcados por Rogerinho e Marcelo
‘Carioca’: Eduardo Niño, China, Toninho, Cláudio e Clei; Moisés, Perivaldo
(Reginaldo), Rogerinho e Eraldo (Eliomar); Sandro e Marcelo ‘Carioca’.
Da esquerda para a a direita, em pé: Toninho, China, Cláudio, Niño, Rogerinho (?) e Perivaldo; agachados: Clei, Sandro, Marcelo, Eraldo (?) e Moisés |
Na sequência, temos a formação botafoguense que em 24/07/1993 empatou em 2 a 2 com o Corinthians, em jogo pelo Torneio Rio-São Paulo, marcando Eliel (2) para o Alvinegro carioca: Carlão, China (Eliomar), Márcio Borges, Rogério Pinheiro e Alexandre ‘Agulha’; Nélson e Perivaldo; Aléssio (Sandro), Eliel, Marcelo ‘Carioca’ e Marcos Paulo.
Da esquerda para a direita, em pé: Carlão, China, Nélson, Rogério Pinheiro, Márcio Borges e Alexandre; agachados: Aléssio, Marcos Paulo, Eliel, Marcelo e Perivaldo (foto: revista 'Placar') |
Segue a imagem da equipe do Botafogo que em 28/07/1993 derrotou por 2 a 0 a Portuguesa de Desportos, ainda pelo Torneio Rio-São Paulo, gols de Márcio Borges e Aléssio: Carlão, Eliomar, Márcio Borges, André (Fabiano) e Alexandre ‘Agulha’; Nélson, Perivaldo e Rocha; Aléssio, Marcelo ‘Carioca’ e Luciano (Bob).
Da esquerda para a direita, em pé: Nélson, Carlão, André, Eliomar, Márcio Borges e Alexandre; agachados: Aléssio, Luciano, Marcelo, Rocha e Perivaldo |
Adiante temos a formação do Glorioso que em 30/09/1993 empatou em 2 a 2 no tempo regulamentar com o Peñarol (URU), gols de Eliel e Sinval, para na sequência derrotar os uruguaios nos pênaltis por 3 a 1, conquistando assim o título da Copa Conmebol: William ‘Bacana’, Perivaldo, André, Cláudio e Clei (Eliomar); Nélson e Suélio; Aléssio (Marcos Paulo), Marcelo ‘Carioca’, Sinval e Eliel.
Da esquerda para a direita, em pé: Nélson, André, Perivaldo, Clei, Cláudio e William; agachados: Aléssio, Suélio, Eliel, Sinval e Marcelo (foto: Divulgação / Botafogo) |
Por hoje encerramos com a imagem do quadro retratando o elenco do Botafogo por ocasião da conquista da Copa Conmebol de 1993.
Vitórias, fora da CONMEBOL/Sul-Americana, em 1993 foram raridades bem como estes registros. Interessante notar que o uniforme das listras finas da Pro Onze, salvo engano, ainda resquício da temporada anterior, sobreviveram mais ao tempo que os da nossa campanha campeã continental, tendo ainda vestido o fardamento até o mês de Julho, sendo que a CONMEBOL foi disputada em Agosto e Setembro. Que o caro editor corrija se estou em erro mas parece-me que este uniforme campeão teve pouca longevidade, uma vez que já na apresentação do Túlio Maravilha e Sérgio Manoel, no ano seguinte, o uniforme já era outro.
ResponderExcluirEsta foi a melhor postagem da série das Formações, sem dúvida! O que dizer desta última imagem? Para mim, inédita! O único registro do troféu antes de seu fatídico 'desaparecimento', rsrs. Além da figura constante do folclórico Perivaldo II - único em todas as fotografias.
Em tempo: É incrível como o Botafogo e o Pacaembu se assemelhavam esteticamente. Certamente não foi obra do acaso ter sido lá a nossa maior conquista nacional (até aqui). Sinto a mesma sinergia no 'repaginado' Nilton Santos, aliás, um dos poucos célebres legados da gestão CEP. E ainda no âmbito da sinergia time-estádio, dou cada vez mais razão àqueles que diziam que o Caio Martins apequenava o Botafogo - na época, talvez pelo fulgor das vitórias e o ímpeto juvenil não enxergava desta maneira, mas vendo imagens do time com aquela inconfundível arquibancada das enormes torres de iluminação ao fundo, dá-me a impressão de uma foto de uma antiga formação de uma equipe de divisões inferiores. Obrigado, Bebeto de Freitas por sua visão além do tempo!
PS - Gostaria muito de ver registros da primeira partida da final de 1993, no mítico Estádio Centenário. Aproveitando o ensejo dos 30 anos do título no próximo dia 30, fica aqui a sugestão ao caro editor para uma eventual postagem destas jóias (se as tiver). Já estou ansioso para a continuação das Formações da minha década favorita.
Saudações Botafoguenses!
Olá, ‘BFR Números’.
ExcluirSugiro que acesse estes dois links:
https://datafogo.blogspot.com/2019/07/dois-modelos-de-camisas-botafoguenses.html e https://datafogo.blogspot.com/2018/12/como-tulio-maravilha-chegou-e.html
Vemos na segunda postagem, que em sua apresentação em janeiro/1994, Túlio ainda vestiu a camisa da Proonze, da temporada anterior, que logo foi substituída pelo uniforme da Rhumel para o ano de 1994.
Nota: nosso uniforme em 1992 era fornecido pela Umbro.
A respeito de fotos do confronto de ida das finais da Copa Conmebol, no Estádio Centenário, tenho algumas aqui no meu arquivo. Caso queira recebê-las, é só retornar aos ‘comentários’, deixando nome e endereço eletrônico, que posso enviá-las.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Um adendo: Penso que esta emblemática foto ao final seja o único registro do ídolo Wagner junto ao troféu da CONMEBOL. Que momento!
ResponderExcluirO goleiro Wagner, embora não tenha atuado em qualquer das partidas da Copa Conmebol de 1993, ficou no banco de reservas justamente nos jogos finais contra o Peñarol.
ExcluirSaudações Botafoguenses Campeãs!
Lá no blog Jornal da Natal tem um texto informando que são seis os potiguares que jogaram no Botafogo. Acrescento mais um a partir de um material desde conceituado blog!
ResponderExcluirOlá, Vanilson.
ExcluirFui lá no seu blog para ler o texto publicado sobre os potiguares no Botafogo.
Aproveito para agradecer a menção ao DataFogo e para deixar aqui registrado o link para a sua postagem:
https://jornaldagrandenatal.blogspot.com/2023/09/os-potiguares-no-botafogo-de-futebol-e.html
Então Raul Barreto de Albuquerque Maranhão foi mais um potiguar a atuar com a camisa botafoguense (1905, antes da disputa do primeiro Campeonato Carioca).
E após a postagem do DataFogo, tivemos mais um potiguar a atuar pelo Clube da Estrela Solitária: José Welison da Silva, nascido em São Pedro a 11/03/1995, que veio do Atlético (MG) para o Botafogo em outubro de 2020.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
O município desse ZE WELISON completo: São Pedro do Potengi. Ele passou muito rápido na base do ABC. Por isso é pouco lembra do por aqui. Acho que nessa passei batido... (rsrs)
ResponderExcluirObrigado, Vanilson, pelas informações enviadas.
ExcluirFiz um artigo corrigindo e expliquei tudo. Assim acho. Rsrs
ResponderExcluirExcelente, Vanilson!
ExcluirAproveitando, teria como confirmar se o antigo jogador Demósthenes nasceu mesmo em Natal?
Tenho essa dúvida...
Saudações Botafoguenses Campeãs!
Nasceu sim!
ResponderExcluirEntão retirei a interrogação que estava na postagem.
ExcluirObrigado!
Ótimo. Agora está precisa a ficha dele.
ResponderExcluirOlá, Datafogo. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se existem mais informações sobre o jogador Sandro que atuou em 1993. Principalmente data de nascimento e altura. É para um patch clássico de video game sobre essa época, pra recriar os jogadores no jogo.
ResponderExcluirObrigado, Victor.
ExcluirSobre o Sandro de 1993, temos aqui o nome completo (Sandro Luiz dos Santos Silva) e a data de nascimento (06/02/1971).
A foto dele aparece na postagem adiante, do álbum de figurinhas da Copa Conmebol 93:
https://almanakdobotafogo.blogspot.com/2022/11/figurinhas-do-album-botafogo-copa.html
Ele está na terceira imagem, última figurinha da página.
Sucesso e Saudações Botafoguenses Campeãs!