quarta-feira, 10 de maio de 2023

Algumas Formações do Botafogo em 1981

pesquisa de Claudio Falcão

Iniciamos com a equipe do Botafogo que em 31/01/1981 foi derrotada por 1 a 0 pela Portuguesa de Desportos, pelo Campeonato Brasileiro: Paulo Sérgio, Perivaldo, Zé Eduardo, Gaúcho Lima e Serginho; Rocha, Mendonça e Marcelo (Almir); Édson (Jérson), Mirandinha e Ziza.

Da esquerda para a direita, em pé: Gaúcho Lima, Zé Eduardo,
Rocha, Serginho, Paulo Sérgio e Perivaldo; agachados:
Édson, Mendonça, Mirandinha, Marcelo e Ziza

A seguir temos uma formação botafoguense que atuou no mês de abril/1981, também em partida pelo Campeonato Brasileiro: Paulo Sérgio, Perivaldo, Zé Eduardo, Gaúcho e Gaúcho Lima; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça; Ziza, Marcelo e Jérson.

Da esquerda para a direita, em pé: Perivaldo, Gaúcho Lima,
Gaúcho, Rocha, Paulo Sérgio e Zé Eduardo; agachados:
Ziza, Marcelo, Mendonça, Ademir Lobo e Jérson
(foto: gazetaesportiva.com)

Aqui está a equipe que iniciou o jogo contra o Flamengo, em 08/11/1981, pelo Campeonato Estadual: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Oswaldo e Jorge Luiz; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça; Édson Carpegiani (Jairzinho), Mirandinha e Ziza.

(Imagem: By Zuzarte - edição Marcelão)

Concluímos com o elenco do Botafogo que derrotou por 2 a 1 o Potyguar, de Currais Novos (RN), em amistoso realizado em 06/12/1981, gols de Mendonça e Jérson. Estiveram em ação: Paulo Sérgio (Luiz Carlos), Perivaldo, Gaúcho, Gaúcho Lima e Gilmar; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça; Édson, Jairzinho e Jérson (fonte: Jornal do Brasil; no Jornal dos Sports também consta Gilmar na lateral esquerda, mas em O Globo está Oswaldo, ao invés de Gilmar). Nota: Vejam que na imagem a seguir o zagueiro Oswaldo encontra-se em pé, de camisa de treino (amarela), entre Sebastião Leônidas e o goleiro Luiz Carlos, mostrando que não deve ter sido ele que atuou na partida.

(Imagem: Torcida Jovem do Botafogo)

13 comentários:

  1. Ao lado, entre outros, da equipe campeã sulamericana em 1993, este é um dos honrados times que o Botafogo já teve. Sobretudo dadas as circunstâncias completamente adversas (Charles Bohrer/Rivadávia, Marechal Hermes, Flapress de Walter Clark e Kleber Leite, Bráulio Zanotto). Interessante também é que, salvo erro, é a primeira aparição das famosas quatro estrelinhas sobre o escudo. Outro destaque é a adoção das meias pretas após, penso eu, mais de 10 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação às quatro estrelinhas acima do nosso escudo, de fato foram implantadas em 1981.
      Veja em: https://datafogo.blogspot.com/2015/06/as-estrelas-nas-camisas-do-futebol.html

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  2. Esse time de 1981 sempre será lembrado com carinho pela nossa torcida. Fomos garfados no Morumbi e se não fosse isto, faríamos a final contra o Grêmio, com chances reais de título. Mendonça estava "comendo" a bola" e o time, apesar de não ser brilhante era muito eficiente e bem equilibrado.
    Não gosto dessas estrelinhas acima do escudo, por conta do tetracampeonato carioca de 1932/33/34/35, quando, à época, haviam duas ligas no futebol metropolitano. Em uma liga Botafogo e Vasco e na outra a dupla Fla Flu. Assim sendo, por conta de não termos enfrentado todos os oponentes de peso, foi um tetracampeonato meio mandrake. Em minha avaliação, um clube só poderia adotar estrela acima do escudo, se conquistar um título mundial interclubes FIFA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro.
      Com certeza nos tiraram a grande oportunidade de decidirmos o título nacional de 1981 com o Grêmio.
      Grande injustiça!
      E grato por expressar sua opinião.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. So lembrando ao amigo aí de cima. Na época do tetra houve a cisao entre amadores e profissionais. E os campeonatos são legais e reconhecidos. Portanto as estrelinhas estão valendo. (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legais e reconhecidos, com certeza.
      Inclusive a AMEA, que patrocinava os campeonatos naquele período (até 1934) e a FMD (em 1935), eram as ligas/federações reconhecidas pela CBD, a outra não.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Embora não seja incorreto considerar o tetracampeonato, não dá pra negar que as circunstâncias geradas pelo imbróglio entre federações, amadores e profissionais o diminui. Seria mais interessante, no caso de retomar estrelas acima do escudo, considerar o Brasileirão de 1995 ou os que os antecederam (Torneio Roberto Gomes Pedrosa mesmo antes de 1967, sendo este a gênese do Brasileirão e tendo o Glorioso sagrado-se campeão em 1962 e 1964, nesta última por desistência do Santos num segundo jogo), nosso título Sul-Americano de 1993 ou mesmo uma das nossas Copas do Brasil (1931, sucessora da então Copa dos Campeões Estaduais e 1968, no caso a Taça Brasil).

      Sei que abri uma 'Caixa de Pandora' com esta polêmica, mas não estou sozinho - vide links abaixo, rsrs.

      Saudações Botafoguenses

      https://www.youtube.com/watch?v=8Nfb9aNh-1o

      https://www.youtube.com/watch?v=6s2IhmK7SQw

      Excluir
    3. O amigo que não entendeu. Não disse que os campeonatos são ilegais ou não reconhecidos, falo que títulos regionais conquistados sem enfrentar a dupla Fla Flu, em minha avaliação não têm brilho. Ou você acha que, fora o Vasco da Gama, São Cristóvão, Andarahy e Bangu eram rivais de peso?

      Excluir
    4. Concordo que os títulos de 1933, 1934 e 1935 não tiveram o mesmo brilho, com as ausências de Vasco (nos dois primeiros), Fla e Flu, porém de fato a AMEA e a FMD, pelas quais competimos, eram as entidades oficiais, e quanto a isso não há o que polemizar.
      Sobre as estrelas, bem que poderia haver uma padronização internacional, por exemplo, douradas, para títulos mundiais e prateadas, para títulos continentais.
      Talvez até mesmo brancas, para títulos nacionais, quem sabe?

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    5. Concordo com o editor no que tange a uma padronização. Alguns clubes como o Atlético MG, América MG, Fortaleza, Sport, Juventude e mesmo o Grêmio já tentaram emplacar esta diferenciação ou similar.

      Por falar em federações, já ouviu falar numa tal FBF (Federação Brasileira de Futebol) que existira, ou melhor, coexistira com a então CBD até meados do século passado. Esta FBF organizou as Copas dos Campeões Estaduais (uma versão ampliada da Taça dos Campeões Estaduais Rio x SP e precursora da Taça Brasil) em 1920, 1931 e 1937. A edição de 1931, vencida pelo Botafogo, foi desmembrada após desistência do Corinthians em jogar com o Pelotas (Campeão Gaúcho de 1930), no que acabou por se dividir entre a taça entre os campeões de RJ e SP e a tal Taça Rio Sul - ambas vencidas pelo Glorioso em 1931.

      O Atlético MG, que venceu o torneio em 1937, vem se articulando junto a CBF para o reconhecimento deste título como um título oficial nacional. Penso que o Botafogo deveria fazer o mesmo, além do próprio SPFC - que, através de um dos clubes que o originou (o Paulistano), foi o vencedor da edição inaugural, em 1920, disputada no Estádio das Laranjeiras com o Fluminense e o Brasil de Pelotas.

      Excluir
    6. Sobre a FBF, li que houve duas entidades com esse nome, uma que 'desapareceu' em 1917, com o advento da CBD, e outra que surgiu em 1933, com as primeiras gestões para a implantação do profissionalismo, durando até 1941, quando a supremacia da então CBD foi consolidada.
      Com relação à mencionada Taça Rio-Sul de 1931, veja que nem o livro de Alceu Mendes de Oliveira Castro, 'O Futebol no Botafogo - 1904-1950', faz referência a ela, apenas que ocorreu uma partida amistosa entre Botafogo e Pelotas (08/07/1931, Botafogo 3 a 2), que encerrou uma excursão do Glorioso ao Rio Grande do Sul, com 6 jogos, sendo 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  4. Perfeitamente. Posteriormente com a adesão de Botafogo e demais clubes aconteceu a pacificação.

    ResponderExcluir