quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O Atacante Cearense Mirandinha

pesquisa de Claudio Falcão

1981

O antigo atacante Francisco Ernandi Lima da Silva, conhecido no meio futebolístico como Mirandinha, nasceu em Chaval (CE) a 2 de julho de 1959 (ver https://datafogo.blogspot.com/2014/06/jogadores-cearenses-no-botafogo.html).

Veio do Palmeiras F.C., de São João da Boa Vista (SP), para o Botafogo, em outubro/1980. O Alvinegro carioca pagou Cr$3,5 milhões (moeda da época) pelo seu ‘passe’.

Estreia no Botafogo: 26/10/1980 – Botafogo 1 x 2 Serrano F.C. – Campeonato Estadual – Estádio Atílio Marotti (Petrópolis-RJ) – Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Zé Eduardo, Gaúcho e Carlos Alberto ‘Batata’; Rocha, Wecsley e Mendonça (Marcelo); Édson, Mirandinha e Jérson. Técnico: Paulo Emílio. Gol do Botafogo: Wecsley. Obs.: Zé Eduardo foi expulso.

Despedida: 12/12/1982 – Botafogo 6 x 0 Seleção de Foz do Iguaçu (PR) – Amistoso – Estádio Pedro Bessa (Foz do Iguaçu) – Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Abel, Eraldo e Wagner ‘Pepeta’; Alemão, Josimar e Mendonça; Geraldo, Té e César (Mirandinha). Técnico: Zé Mário. Gols: Té (3), Mirandinha (2) e Perivaldo. Obs.: Mirandinha assinalou nessa partida os gols de nº 200 e 201 de sua carreira profissional, segundo sua contagem.

Jogos e Gols pelo Botafogo (1980-1982): J – 111; G – 41 (pesquisa de Pedro Varanda).

Até que em janeiro/1983 os botafoguenses Mirandinha, Ademir Lobo (meio-campo) e Zé Eduardo (zagueiro) foram trocados com o Náutico (PE) pelo ponteiro-esquerdo paraense Lupercínio, de passagem ‘apagada’ por aqui. Absurdo!

Sequência da carreira:

Já em maio/1984, Mirandinha transferiu-se para a A. Portuguesa de Desportos (SP), sendo em maio/1985 emprestado ao Santos F.C. (SP), pelo qual foi campeão da Copa Kirin (JAP) no mês seguinte, porém em julho/1985 foi novamente emprestado, desta vez para o Cruzeiro E.C. (MG). Em janeiro/1986 foi negociado em definitivo pela Portuguesa com a S.E. Palmeiras (SP), clube que defendia quando competiu pelo Brasil na Copa América de 1987, até que em agosto do mesmo ano teve seu ‘passe’ vendido ao Newcastle U.F.C. (ING), tornando-se o primeiro futebolista brasileiro a atuar no futebol inglês.

Retornou ao futebol brasileiro em julho/1989, inicialmente emprestado pelo Newcastle ao Palmeiras, seu clube anterior, jogando por cerca de um ano e meio, até que voltou a atuar no futebol europeu em dezembro/1990, pelo Belenenses (POR), emprestado pelo ‘Verdão’. Sua passagem pelo futebol português durou muito pouco, pois no final de janeiro/1991 foi contratado em definitivo pelo S.C. Corinthians Paulista, sendo emprestado em junho/1991 ao Coritiba F.C., mas em agosto do mesmo ano já estava de volta ao Corinthians, até ser emprestado no mês seguinte ao Fortaleza E.C. (CE), onde foi campeão estadual (1991), para depois retornar ao ‘Timão’. E sua carreira não parava, pois após ter atuado pelos masters do Corinthians, partiu para uma ‘aventura’ japonesa, indo jogar pelo Shimizu S-Pulse em maio/1992. E de volta ao Brasil, ainda atuou pelo Fortaleza E.C., em 1995.

Atualmente o ex-jogador é treinador de Futebol.

[Fontes: Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Globo.]

8 comentários:

  1. Mirandinha foi um ótimo centro avante e artilheiro, dotado de incrível arranque e velocidade. Era tão veloz que por vezes saía com bola e tudo pela linha de fundo em seus primeiros jogos. Foi peça importante na ótima campanha do Brasileiro de 1981. Como bem lembrado acima, foi um verdadeiro absurdo a troca de três jogadores nossos pelo ponta esquerda Lupercínio, que tinha feito um bom campeonato Brasileiro de 1982 pelo Náutico, tendo tido passagem prá lá de apagada no Botafogo e pouco lembrado até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mauro.
    Outros dois exemplos de trocas que considerei absurdas:
    Em agosto/1979 - Cremílson, Nílson Andrade e Dodô (lateral-esquerdo) por Carlos Alberto 'Batata' (também lateral-esquerdo), com o E.C. São Bento, de Sorocaba.
    Em janeiro/1984 - Jérson, Wecsley e Édson Ferreira (ponteiro-direito) pelo atacante Bahia, com a A.A. Internacional, de Limeira. Esta foi demais!

    Saudações Botafoguenses Campeãs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cláudio, bem lembrado, esta troca de 1984 é de chorar!

      Excluir
    2. Pois é, foram para a Inter de Limeira três jogadores vindos da base do Botafogo: Wecsley (bicampeão juvenil em 1977-1978), Jérson e Édson Ferreira (campeões juvenis em 1978).
      E veio para o Botafogo o atacante Bahia, do qual poucos alvinegros devem se lembrar (jogou 11 partidas e não marcou gol).

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
  3. E Marinho Chagas por uma cambada do Fluminina não serviu de nada. Borer, se não me engano, caiu no "estelionato" de Horta. Choveu na horta tricô... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O troca-troca a que você se refere ocorreu em fevereiro/1977: Marinho Chagas e Miranda (lateral-direito) foram para o Fluminense, vindo Rodrigues Neto, 'Búfalo' Gil e Paulo Cézar 'Caju' para o Botafogo.

      Saudações Botafoguenses Campeãs!

      Excluir
    2. Essa troca de 1977 com o Fluminense não foi ruim, não!
      Gil e Rodrigues Neto disputaram a Copa do Mundo da Argentina como jogadores do Botafogo, elevando o número de convocados do Glorioso para a Seleção Brasileira, além de terem jogado muito bem.

      Excluir
    3. Sou da mesma opinião que você, Mauro.

      Excluir