pesquisa de Claudio Falcão
Damos início com
a equipe do Botafogo que em 21/02/2015 derrotou por 2 x 1 o Nova Iguaçu, pelo
Campeonato Estadual (Taça Guanabara), gols de Paulo Henrique (contra) e Jóbson:
Jefferson, Gilberto (Luís Ricardo), Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago
Carleto; Marcelo Mattos, William Arão, Fernandes (Gegê) e Tomas (Sassá); Jóbson
e Bill.
Da esquerda para a direita, em pé: Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho, Marcelo Mattos, Jefferson e Bill; agachados: Tomas, Thiago Carleto, William Arão, Jóbson e Fernandes |
A seguir temos a foto dos jogadores relacionados para a partida de 08/04/2015, na qual o Botafogo derrotou o Macaé por 1 x 0, gol de Élvis, resultado que deu ao Alvinegro o título da Taça Guanabara, e na qual formou assim: Renan, Luís Ricardo (Gilberto), Renan Fonseca, Alisson e Thiago Carleto; Diego Giaretta, William Arão, Fernandes e Élvis; Jóbson (Sassá) e Henrique (Bill).
Prosseguindo, temos os atletas relacionados para o jogo de 03/05/2015, no qual fomos derrotados por 2 x 1 pelo Vasco da Gama, na decisão do Campeonato Estadual, sendo o gol do Botafogo marcado por Diego Jardel, com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, William Arão (Fernandes), Luís Ricardo (Sassá) e Tomas (Diego Jardel); Rodrigo Pimpão e Bill.
Segue a equipe botafoguense que em 16/05/2015 derrotou por 4 x 1 o C.R.B., pelo Campeonato Brasileiro da Série B, marcando Bill, Lulinha, William Arão e Élvis para as nossas cores: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos (Guilherme Camacho), William Arão e Daniel Carvalho (Élvis); Rodrigo Pimpão, Sassá (Lulinha) e Bill.
Da esquerda para a direita, em pé: D. Giaretta, M. Mattos, Bill, Renan Fonseca, Jefferson e T. Carleto; agachados: Daniel Carvalho, Gilberto, R. Pimpão, Sassá e W. Arão |
Temos agora a formação do Botafogo que em 07/07/2015 empatou em 0 x 0 com o Ceará, também pelo Campeonato Brasileiro da Série B: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Diego Giaretta, William Arão, Daniel Carvalho (Gegê) e Tomas (Lulinha); Rodrigo Pimpão e Luís Henrique (Sassá).
Da esquerda para a direita: Jefferson (encoberto), W. Arão, Luís Ricardo, Daniel Carvalho, R. Fonseca, R. Pimpão, Roger Carvalho, T. Carleto, L. Henrique, Tomas e D. Giaretta |
Na sequência, os jogadores do Botafogo relacionados em 20/11/2015 na vitória por 2 x 1 sobre o ABC, gols de Roger Carvalho e William Arão, que nos garantiu antecipadamente o título do Campeonato Brasileiro da Série B, na qual formamos assim: Jefferson, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Rodrigo Lindoso, William Arão, Fernandes (Élvis) e Daniel Carvalho (Lulinha); Neílton e Navarro (Ronaldo).
E concluímos por hoje com a foto oficial do elenco botafoguense, campeão brasileiro da Série B em 2015.
Uma temporada especial, mesmo com todas as dificuldades, esta de 2015. Me enchi de esperança no mandato do CEP. Pensava, de verdade, que finalmente as coisas entrariam no eixo e, do ponto de vista estético e institucional, penso que foi uma das melhores gestões - a que, inclusive, fez o que há muito deveria ter sido feito: Personalizar o estádio. A coisa mudou da água pro vinho (e um vinho ruim, 'sangue de boi') após a eliminação na incrível Libertadores 2017 - competição que, aliás, foi a mais fantástica desde que passei a acompanhar este clube há décadas e décadas atrás. Acho até que, mesmo que algum dia o Botafogo ganhe a Libertadores de forma invicta, NADA vai igualar o que foi torcer para o time naquele ano em que, a meu ver, fomos a melhor equipe da competição a despeito de resultados (e polêmicas de arbitragem).
ResponderExcluirAliás, as temporadas naquela gestão foram verdadeiras montanhas russas de emoções. Como não lembrar, pra contrastar com a carruagem que virou (um doce de) abóbora em 2017, com o limão que virou uma saborosa caipirinha em 2016.
Por fim, o uniforme listrado de 2015, da Puma, foi o mais bonito do clube neste século. Só igualado, mas não superado, pelo de 2019 da Kappa.
Ainda sobre 2015 e números: Pode-se dizer que o jogo do título da Taça Guanabara foi justamente naquela vitória de 1 a 0 sobre o coisa ruim em pleno 1º de Março, um domingo no qual o Rio de Janeiro completava 450 anos. Este jogo foi o que gerou o tal processo contra aquele canal do YouTube. Por sinal, outro traço marcante da gestão CEP foi a retomada do acirramento da rivalidade contra o coisa ruim.
A respeito da beleza dos nossos uniformes, também me agrada bastante o atual p&b da Reebok.
ExcluirPS - A Série B 2015 foi o único título oficial do clube conquistado na capital do país.
ResponderExcluirInteressante a sua observação, com certeza.
ExcluirUm levantamento interessante, caso o editor tenha como fazer, seria a atualização dos recordes individuais de jogos e gols por jogador no Estádio Nilton Santos. Suspeito que os reinados de Jefferson e Loco Abreu, respectivamente, estejam ameaçados, rs.
ExcluirO grande pesquisador alvinegro Pedro Varanda já está preparando.
ExcluirMas acredito que primeiro saia a atualização relativa ao Maracanã.
E a seguir a do Estádio Nílton Santos.
Aguarde mais um pouco.
Desta vez foi uma overdose de imagens. Mais competições na temporada anual. Consequentemente mais jogos. Mais imagens.
ResponderExcluirÉ verdade, Vanilson.
ExcluirA oferta de imagens do time posado aumentou bastante da década passada para cá.
Saudações Botafoguenses campeãs!