pesquisa de Claudio Falcão
Temos a seguir a
formação do Botafogo que em 06/02/2011 derrotou por 3 a 2 o Fluminense, pelo
Campeonato Estadual, marcando Renato Cajá, ‘Loco’ Abreu e Herrera, assim
constituída: Jefferson, João Filipe (Arévalo Ríos), Antônio Carlos e Márcio
Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá (Everton) e Márcio
Azevedo (Somália); Herrera e ‘Loco’ Abreu.
Da esquerda para a direita, em pé: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Márcio Rosário; agachados: Bruno, Alessandro, Márcio Azevedo, Herrera, Renato Cajá e 'Loco' Abreu |
E concluímos com a equipe do Botafogo que a 29/09/2011 empatou em 1 a 1 com o Independiente Santa Fé (Colômbia), pela Copa Sul-Americana, gol de Caio, atuando assim: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Márcio Azevedo (Elkeson); Lucas Zen, Somália, Felipe Menezes (Caio) e Everton; Alex (Thiago Galhardo) e ‘Loco’ Abreu.
Esta temporada foi uma das mais irregulares deste século. O time ia do Céu ao Inferno e vice versa com coisa de 2 rodadas - vitórias por goleadas, derrotas por goleadas - e lá se iam todas as esperanças de uma vaga na Libertadores que, à época, já se fugia há 15 anos e completou mais um ano distante após o dissabor que foram os últimos 2 meses do ano. Realmente uma pena, pois o elenco tinha qualidade (Renato, Elkeson, Maicossuel, Jefferson, Herrera e Abreu) e o Caio Júnior - que faleceria 5 anos depois na tragédia da Chapecoense - era um dos poucos sujeitos honrados no meio do futebol.
ResponderExcluirA temporada foi marcada também por jogos "quentes" como aqueles contra o Avaí pela Copa do Brasil, no qual, como já é tradição, o Botafogo foi assaltado pela arbitragem tanto no então 'Engenhão' quanto no Estádio da Ressacada, numa partida em que terminou numa briga generalizada, após o gol do Loco Abreu.
Lembro que num jogo contra o Resende pelo Carioca daquele ano - no qual, inclusive, a equipe merecia melhor desfecho - houve algum marco histórico. Não recordo agora se foi o pelo gol marcado pelo Antônio Carlos ou pelo jogo em si, rs. "Acho" que foi o jogo ou o gol de número 10.000 do Botafogo.
Foi o primeiro daqueles dois anos em que o estádio do Botafogo era o 'epicentro' do futebol carioca, algo que foi muitíssimo mal aproveitado pela gestão do, também finado, Maurício Assumpção. Diria que 2011 foi uma temporada funesta.
PS - O amigo editor possui alguma informação acerca da lendária camisa azul que seria lançada naquele ano pela Fila em comemoração aos, então, 15 anos da conquista do Teresa Herrera (nosso 'Mundial' particular)? Não sei se ela foi comercializada efetivamente.
A respeito de duas situações aqui mencionadas:
Excluir1) Sobre os dez mil gols do Botafogo, temos aqui uma postagem, fruto de minuciosa pesquisa de Pedro Varanda:
https://datafogo.blogspot.com/2011/04/os-dez-mil-gols-do-botafogo.html
2) Com relação à camisa azul da Fila de 2011, colhi informações com pesquisadores dos uniformes alvinegros, entre os quais também me incluo, e obtive a resposta de que o mesmo não foi comercializado abertamente nas lojas, mas a camisa azul andou sendo vendida pelo site do 'Mercado Livre' a preços bem razoáveis.
Saudações Botafoguenses Campeãs!
O BFR tem uma memória do tamanho de uma estrela... (rsrs)
ResponderExcluirSim, para nossa sorte, Vanilson.
ExcluirQuando ele tem dúvida vc esclarece. Desse jeito mesmo para por os pontos no i!
ResponderExcluirAcho mesmo que essa troca de informações é muito importante aqui nos comentários.
Excluir